Conheça a arquitetura sustentável e como ela vem se tornando uma tendência

Projeto de arquitetura leva sofisticação, luminosidade e energia solar para Chapada Diamantina
17 de agosto de 2021
Turismo Gastronômico no Deville Curitiba Batel
17 de agosto de 2021

A arquitetura sustentável cada vez mais está presente em diversas obras, pois vão muito mais além do que usar apenas recursos naturais de forma consciente.

A prática da arquitetura sustentável não é recente, porém a cada dia ela tem se destacado e ganhado mais força, principalmente em projetos internacionais. Esses projetos seguem alguns pilares de sustentabilidade como a valorização social, viabilidade econômica e o uso racional dos recursos naturais. O termo começou a ser usado a partir da década de 1980, e depois disso diversas construções tem buscado aliar as necessidades urbanas e técnicas, a processos que possam garantir a preservação do meio ambiente.

Tanto os escritórios pequenos quanto as grandes construções, os princípios da arquitetura sustentável vão além do uso de materiais reciclados ou da busca por fontes de energia. Sendo assim, o conceito de sustentabilidade está ligado a viabilidade financeira e a valorização dos trabalhadores. E sendo assim, são consideradas sustentáveis as construções que minimizem os impactos negativos no meio ambiente, social e econômico. Existem diversos edifícios, internacionais e nacionais que se destacam por serem sustentáveis, como por exemplo a sede do The New York Times, o famoso jornal da cidade.

A arquitetura sustentável se destaca por suas características como o uso racional de matérias primas naturais, investimento financeiro consciente e equilibrado, adoção de novas tecnologias que otimizam o consumo de energia, adequação à norma de descarte de materiais e resíduos e mais saúde humana. Portanto, fazer o uso da arquitetura sustentável se tem muito a ganhar, além de ajudar a preservar o meio ambiente.

Com o passar dos anos, o mundo está cada vez mais em alerta sobre os impactos causados pelo próprio ser humano, e infelizmente as consequências são terríveis. Desta forma, a arquitetura sustentável se destacou e ganhou espaço, sobretudo em apresentar alguns métodos simples de aplicação, além de se mostrar também uma forma mais econômica. Conforme a tecnologia avançou, a tendência é que mecanismos sustentáveis continuem tendo os valores diminuídos e que possa se tornar cada vez mais popular e acessível às pessoas. Além disso, ainda pode-se se deparar com sobrado pequeno que foi elaborado com arquitetura sustentável.

Portanto, mais do que apenas um modismo ou tendência, a arquitetura sustentável pode ser classificada como uma megatendência. Pois ela é uma transformação de grande proporção que pode envolver questões como culturais ou sociais. Em conformidade com as pautas ambientais que estão cada vez mais sendo debatidas, as questões como a situação climática, do esgotamento de recursos naturais e o problema referente às fontes de energias tem colocado, de certa forma, a arquiteta sustentável em destaque.

Desta forma, com os elementos da arquitetura sustentável é improvável deixar de levar em consideração a adoção de alternativas que consigam unir as particularidades humanas e as inquietações com o meio ambiente. Sendo assim, reaproveitar a água da chuva, usar painéis fotovoltaicos e implantar telhados verdes são práticas que foram adotadas nos projetos sustentáveis. Diante disso, pode-se ressaltar que o objetivo da arquitetura sustentável é poder proporcionar melhorias na qualidade de vida, além de conseguir trazer a necessidade de uma postura mais consciente diante aos desafios ambientais.

Além do mais, a arquitetura sustentável pode trazer benefícios, não apenas para o meio ambiente, mas também para as pessoas. O bem-estar é uma delas, já que produz menos poluente ao ambiente e pode ocasionar bem-estar nas pessoas que moram na região. A eficiência também é outro benefício, pois utiliza de outros meios de energia elétrica, e assim se tem economia. Além do mais, esses edifícios são mais eficientes já que houve uma redução devido ao desperdício de materiais durante a construção da obra.

E ainda também se pode contar com os incentivos fiscais, pois o governo busca reduzir os impactos ambientais promovido pela construção civil no país. E para convencer as empresas a aderirem a esse método mais sustentável, foram criados alguns incentivos, como o IPTU Verde. Esse tipo de IPTU consiste na instituição de desconto do valor do IPTU cobrado, para aqueles imóveis que estão voltados à utilização sustentável dos recursos naturais. Portanto, ao utilizar a arquitetura sustentável, o proprietário do imóvel pode-se encontrar diversas vantagens.

Sendo assim, conhecer a arquitetura sustentável e colocá-la em prática pode contribuir para o bem do meio ambiente, além de ser bastante viável. Vale ressaltar também que os princípios da arquitetura sustentável não precisam necessariamente fazer parte apenas de projetos novos, pois podem ser incluídos gradativamente em qualquer tipo de construção, como as kitinets, por exemplo. No entanto, não deve-se preocupar apenas com os princípios da arquitetura no projeto, é preciso pensar também sobre o bem-estar dos colaboradores. Desta forma, será preciso pensar na qualidade que o dono do imóvel busca, se será adequado e se irá atender a todas as necessidades.

freepik