Conheça 5 benefícios de exercitar-se nos dias frios

Com tecnologia, pacientes não precisam mais sair de casa para conseguir prescrições médicas
18 de julho de 2019
Desafio Sou de Algodão apresenta coleções de estudantes da moda de diferentes regiões do Brasil
18 de julho de 2019

Especialista explica como deve ser uma rotina de treinos saudáveis durante o inverno

Dias frios costumam combinar com aquela preguiça, bebidas quentinhas e o aconchego das cobertas. Mas, por mais difícil que possa parecer, especialistas recomendam que a prática diária de exercícios físicos seja mantida mesmo no inverno, uma vez que pode potencializar os resultados dos treinos e até ajudar a evitar problemas cardíacos, quando feita da forma correta.

De acordo com o cirurgião cardiovascular, Dr. Marcelo Sobral, quando nos exercitamos, o coração trabalha com mais eficiência, o sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que pode ser potencializado nos dias frios. Mas para quem já tem histórico de problemas cardiovasculares, o cirurgião recomenda que durante a atividade a frequência cardíaca e a pressão arterial sejam sempre monitorados e a intensidade dos exercícios seja alternada, para evitar o risco de AVC e infarto.

“Nos dias frios ou ao exercitar-se pela manhã, é importante alongar-se e aquecer-se antes da atividade, proteger a cabeça, mãos e pés, utilizando sempre roupas apropriadas e que ajudam manter a temperatura do corpo quente. Além disso, deve-se fazer o controle da respiração durante toda a prática e não esquecer de alimentar-se corretamente antes e depois dos exercícios”, explica.

O especialista ainda indica cinco dos principais benefícios da prática de atividades físicas no inverno. Confira:

1) Potencializa resultados dos treinos – o gasto calórico durante a prática de exercícios no frio é ainda maior do que em outras estações, já que o organismo além de queimar naturalmente as calorias, também as usa para manter o corpo aquecido.

2) Evita doenças cardíacas – A prática diária de exercícios ajuda no combate direto a alguns dos principais fatores de risco cardiovascular, como sedentarismo, obesidade e até diabetes, já que diminui a ansiedade, que motiva, principalmente no inverno, o consumo de guloseimas.

2) Deixa seu corpo pronto para o verão – com o controle do peso e condicionamento físico adquirido durante os treinos no inverno, seu projeto verão está garantido!

3) Evita dores nas articulações – As dores no corpo, muito comuns em temperaturas frias podem ser evitadas com a pratica de exercícios que fortalecerem os músculos, os exercícios físicos ajudam a diminuir e até eliminar o desconforto.

5) traz bem estar físico e emocional – os hormônios que liberamos durante a atividade física nos proporcionam sensação de bem estar, melhoram o humor e ajudam a manter o corpo aquecido e ativo, sempre disposto.

Sobre o Dr. Marcelo Sobral

O Dr. Marcelo Luiz Peixoto Sobral é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), com Título de Especialista em Cirurgia Cardiovascular pela Associação Médica Brasileira (AMB), Membro Habilitado e Especialista do Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA). MBA Executivo em Saúde pela FGV. Cirurgião Cardiovascular da Beneficência Portuguesa de São Paulo, com mais de 4 mil cirurgias realizadas.

Facebook.com/dr.marcelosobral