Condomínios de casas maiores viram tendência de mercado nos últimos dois anos

Booking.com compartilha 6 acomodações dos sonhos com piscinas privativas no quarto
18 de fevereiro de 2022
Conheça 5 tendências da indústria da moda no varejo digital em 2022
21 de fevereiro de 2022

Adequação ao home office e busca por natureza e piscina privativa, por exemplo, aceleraram os projetos e vendas de condomínios horizontais da incorporadora Ekko Group

Essa tendência já coloca em destaque quem se adaptar rapidamente ao novo desejo dos clientes, como fez a Ekko Group, incorporadora de empreendimentos de alto padrão que já é líder em Osasco e Granja Viana e, recentemente, chegou a Alphaville. Ao desenvolver o Ekko Live Granja Viana, complexo de casas horizontais, totalmente adaptados à nova rotina, teve seu primeiro condomínio, o Ekko Live Granja Viana 1, com 50% de vendas em apenas 4 horas e 65% das casas comercializadas somente no primeiro final de semana de abertura, em novembro de 2020. Depois disso, o Ekko Live Granja Viana 2 foi lançado em julho de 2021, e, em novembro, os condomínios 3 e 4, com unidades à disposição do público dentro do complexo.
O setor imobiliário já convive com uma das principais mudanças geradas pela pandemia da Covid-19. O home office, que se tornou padrão no país em 2020 e deve seguir como opção e legado desse período, despertou uma nova forma de viver e se relacionar com a própria casa. Há uma busca maior por residências com mais espaço para se ter mais conforto ao trabalhar e viver as experiências com a família, com mais opções de lazer, sem a necessidade de estar em grandes centros urbanos.

Casas horizontais em alta

Se antes as pessoas focavam em grandes centros, com localização mais próxima ao trabalho, o momento agora é de priorizar o conforto de metragens maiores, mesmo que em regiões mais afastadas, desde que possuam mais contato com a natureza e boa infraestrutura.

Localizado em Cotia, na Grande São Paulo, o Ekko Live Granja Viana 1, por exemplo, conta com 156 unidades, com casas que possuem metragem que variam de 119 a 168 m², com três opções de tipologias (Duplex, Triplex Gourmet e Triplex Garden), incluindo duas alternativas de acabamentos de fachada. Há piscinas individuais em todas as unidades e variações de plantas à escolha do cliente, sendo uma delas com área de home office plenamente integrada, substituindo os espaços improvisados utilizados em moradias menores. Já o Ekko Live Granja Viana 2 conta com casas de 169 a 172m² e apartamentos com 114 a 135 m², enquanto o Ekko Live 3 e 4 oferecerá charmosas e amplas casas com metragens de 151 m², com 3 suítes, piscina privativa, churrasqueira e 3 vagas de garagem.

O casal Monick e Ricardo decidiu trocar um apartamento na Vila Mascote, zona sul da capital paulistana, por um Triplex Garden, com dois quartos e uma suíte no segundo andar, no Ekko Live Granja Viana 1. O casal conta que escolheu a Granja Viana como seu novo bairro pela infraestrutura, além de ter mais espaço e contato com a natureza e clima charmoso.

“Percebemos que usufruiríamos muito dos benefícios de morar em uma casa, com muito mais espaço, e de ter uma piscina sem precisar sair de casa. Embora aproveitássemos muito as comodidades do nosso condomínio anterior, elas estiveram fechadas durante um bom tempo. Hoje, já estão abertas, mas com restrições e lista de espera. E a necessidade maior foi precisarmos de dois escritórios. Com os dois trabalhando em casa desde março de 2020 e as aulas do Bernardo (filho de 5 anos de idade), precisei usar uma área comum da casa para essa finalidade. A piscina privativa também pesou na escolha”, explicou Monick Miranda Ribeiro, de 42 anos, especialista de sistemas em TI.

“Gostamos muito do condomínio, do lugar e, principalmente, do cronograma que se adapta à nossa logística para fazer a mudança de casa, de escola e de como imaginamos que ficará a nossa rotina de trabalho daqui em diante”, completou Ricardo Luiz Miranda Ribeiro, de 39 anos, gerente de TI.

Granja Viana: o bairro preferido de quem busca qualidade de vida

Ar puro, área verde e clima agradável fazem da Granja Viana, localizada na zona oeste de São Paulo, um bairro nobre querido por quem quer viver melhor, combinando um estilo de vida mais calmo, espaços maiores e confortáveis. Outra característica que faz da região um sonho de moradia é disponibilizar tudo o que a capital paulista oferece, com recursos para suprir as necessidades diárias dos moradores, além de facilidades como opções de compra, trabalho e lazer.

Conceito Ekko Live Granja Viana

O Ekko Live Granja Viana foi pensado para atender a todas as demandas do público, cumprindo a proposta do bairro: condomínios com amplas casas, onde há mais espaço e qualidade de vida, próximo à natureza e, ao mesmo tempo, é vizinho dos centros urbanos, escolas e principais serviços, sem abrir mão de segurança, estruturas compartilhadas de lazer, opções de alta tecnologia e crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental. O empreendimento se encontra em uma localização privilegiada, com acesso a importantes vias, como o Rodoanel Mário Covas e a Rodovia Raposo Tavares.

“Somos protagonistas de um mercado movido por sonhos, e o sonho de viver em uma casa fora dos grandes centros ganhou novos contornos com a pandemia e o home office como um legado desse período. A residência precisa cumprir novas funções, oferecer funcionalidade, bem-estar, espaços amplos, home office estruturado, espaço para prática de atividades físicas e contato com a natureza. Entendemos esse desejo do público dentro do nosso objetivo de criar experiências transformadoras de vidas. Sabemos que temos um papel fundamental de transformação positiva, deixando marcas que definirão a sociedade atual e futura”, afirma Diego Dias, CEO da Ekko Group.

“Ao adquirirmos o terreno do Ekko Live Granja Viana, pensamos, primeiramente, em um condomínio com casas e apartamentos, mas esse projeto foi totalmente modificado para se manter 100% horizontal. Ao detectarmos a oportunidade de mercado, antecipamos o lançamento dos dois primeiros condomínios, que seria em meados de 2021, para novembro de 2020, e já fizemos o lançamento de outros dois condomínios do complexo em novembro do ano passado. Mesmo com a mudança da data, tivemos o cuidado, que consideramos fundamental, de preservar cada detalhe, para atender a esse novo jeito de viver e morar. Até mesmo um espaço com lockers inteligentes para acolher compras feitas online está entre as inovações que desenvolvemos. Além disso, por ser desejada por mais de 90% dos clientes, a piscina privativa inaugurada pelo Ekko Live Granja Viana passa a ser item de linha para os nossos condomínios horizontais”, continuou Diego Dias.

Expertise da Ekko Group

Para atender a um público que busca empreendimentos de alto padrão que ofereçam qualidade de vida aliada ao conforto e segurança, a Ekko Group desenvolveu o conceito Ekko Live, uma linha especial de condomínios horizontais, com moradias com 2 a 3 pavimentos, jardim privativo e 2 vagas de estacionamento. O objetivo é permitir ao cliente desfrutar de plantas exclusivas e funcionais, em um ambiente seguro, vivendo ao lado da natureza, com excelente infraestrutura de comércios e serviços, mas também muito próximo das comodidades dos grandes centros.

Atualmente, a incorporadora já conta com dez outros empreendimentos programados, totalizando cerca de 1200 unidades para o próximo ano, sendo o Ekko Live Granja Viana seu primeiro lançamento, em novembro de 2022. Os condomínios horizontais no conceito Ekko Live representaram mais de 50% dos lançamentos da companhia em 2021, quando a empresa totalizou R$ 1 bilhão em VGV (Valor Geral de Vendas, que é resultado da soma do valor potencial de venda de todas as unidades dos empreendimentos lançados pela empresa), divididos em proporções bem similares entre Granja Viana, Alphaville e Osasco. A Ekko Group projeta um valor ainda mais alto em 2022, com dez lançamentos previstos.

Desde o início de suas operações em 1999, com a construção de casas, a Ekko Group já havia percebido esse movimento dos condomínios, o que fez com que se tornasse líder de vendas e referência nesse segmento em Osasco e Granja Viana. Só na Granja Viana, já são oito condomínios lançados (Authentiq, Modern Townhouse, Maderá, Raritá e os Ekko Live Granja Viana 1, 2, 3 e 4), somando 488 casas horizontais — sem contar os apartamentos.
São ações de uma empresa com 22 anos de atuação, marcada por uma gestão familiar de sucesso, começando com casas pontuais em Osasco, Alphaville e Granja Viana e que evoluiu para uma holding com governança corporativa e atuação em toda a cadeia produtiva, vivendo um momento de afirmação para ser protagonista em um período de profunda readequação do setor imobiliário. Promovendo sua expertise de oferecer experiências únicas de moradias de alto padrão, a Ekko Group já conta com 30 projetos lançados e mais de 40 em desenvolvimento.

Sobre a Ekko Group

Empresa familiar fundada em 1999 pelos pais do CEO Diego Dias, construindo casas pontuais em Osasco, Alphaville e Granja Viana, a Ekko Group tornou-se uma incorporadora no início de 2010 e, em 11 anos, tornou-se referência no mercado e líder regional, desenvolvendo projetos de alto padrão, modernos e inovadores, sejam eles verticais ou horizontais, sempre adequados ao perfil de cliente de cada região. Já são 30 projetos lançados e mais de 40 em desenvolvimento. A Ekko Group conta com mais de 3.000 clientes ativos e mais de 400 corretores cadastrados, com o objetivo de, até 2025, estar entre as cinco maiores e mais rentáveis empresas do setor imobiliário brasileiro, atuando com políticas sólidas e bem definidas, como o trabalho sustentável e a constante preocupação ambiental.