Compartilhamento de aeronaves de luxo impulsiona segmento, aponta estudo da Bain

Turkish Airlines, a companhia aérea que voa para mais países do que qualquer outra, está incorporando Melbourne, Austrália, em sua rede de voos
23 de janeiro de 2024
Saiba como iniciar 2024 com uma alimentação mais equilibrada e manter o hábito ao longo do ano
23 de janeiro de 2024

A Bain & Company acaba de lançar um estudo inédito sobre o mercado de luxo brasileiro que investigou nove segmentos que, juntos, movimentaram aproximadamente R$ 74 bilhões em 2022 e podem atingir R$ 130 bilhões até 2030

Desde 2018, o consumo de luxo tem crescido de forma constante, uma média de 18% ao ano, impulsionado em grande parte pela pandemia, que intensificou o consumo de itens e serviços de luxo pela população de alto poder aquisitivo no mercado nacional.

Só o mercado de aeronaves privadas movimentou R$ 4 bilhões em 2022, com uma expressiva taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 22% ‒ e a possibilidade de ampliar o índice em mais 7% até 2030. Uma das razões para esse crescimento é a expansão da oferta da venda de bens para compartilhamento, que duplicou de 2019 a 2022. Isso tem ocorrido devido a uma mudança de mindset dos consumidores, que passaram a entender as vantagens de partilhar bens de luxo, como aeronaves e iates.

No que se refere aos desafios, o segmento é um dos que mais avança em relação às iniciativas de ESG. Os investimentos nesses projetos são motivados tanto pela busca por redução de custos quanto pela pressão regulatória para a transição energética.

Com a ampliação do interesse por soluções em tecnologia e do comprometimento com iniciativas de sustentabilidade, as empresas que desejam desbravar o futuro do luxo devem buscar agilidade para identificar novos modelos de negócio de sucesso e ousadia para se posicionar como o elemento vital desses modelos alternativos.

Sobre a Bain & Company

Somos uma consultoria global que auxilia empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias. A Bain atua há 25 anos na América do Sul, trabalhando fortemente em conjunto com as maiores companhias, líderes de seus segmentos. Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital, a fim de entregar os melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade.

Com o compromisso de investir mais de US$ 1 bilhão em serviços pro bono em dez anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social.

Recebemos a classificação de platinum da EcoVadis, plataforma líder em classificações de desempenho ambiental, social e ético para cadeias de suprimentos globais, o que nos posiciona entre o 1% de todas as melhores empresas. Em 2023, passamos a integrar a lista do Linkedin Top Companies Brasil, que reúne as 25 melhores empresas para desenvolver carreiras no país.

Desde nossa fundação, em 1973, medimos nosso sucesso pelo êxito de nossos clientes e temos o orgulho de manter o mais alto nível de satisfação em nossa indústria. Saiba mais em nosso site e em nosso LinkedIn Bain & Company Brasil.