Como se estivesse em casa

GNV pode gerar economia de até 52% na hora de abastecer o carro
29 de janeiro de 2018
Teatro para crianças
29 de janeiro de 2018

Apartamento decorado para oferecer aos hóspedes conforto e praticidade durante a viagem se destaca entre as várias opções oferecidas pelo serviço Airbnb

O perfil do turista mudou. Agora, a palavra “experiência” já não fica mais de fora da bagagem. E isso significa, muitas vezes, trocar o hotel por casas no destino escolhido, a fim de se vivenciar a cidade como alguém que ali pertence. Não por um acaso, serviços com o Airbnb, por meio do qual se pode alugar quartos, casas ou apartamentos no mundo todo, estão tão em alta.

De olho neste filão, proprietários de imóveis tem investido na arquitetura de interiores com o intuito de atrair turistas que buscam aconchego e funcionalidade. Recentemente, o escritório Laura Santos Projetos se encarregou de uma reforma com este propósito.

O apartamento em questão, de 60 metros quadrados, fica localizado num daqueles charmosos e antigos prédios do Leblon, mais precisamente, na praça Antero de Quental. “Por ser um projeto pensado para o turista, criamos algo moderno e estiloso, mas que fosse muito prático e de fácil manutenção”, explicou a designer de interiores Laura Santos sobre uma característica fundamental para este tipo de projeto. Quem está de férias, afinal, não quer ter trabalho.

De acordo com a designer, as principais alterações feitas no apartamento original foram elétricas e hidráulicas, uma vez que se trata de um imóvel antigo. Muitos dos revestimentos também foram trocados para dar lugar a materiais mais contemporâneos, como o piso vinílico da sala e os revestimentos do banheiro principal que estão super em alta – o porcelanato azul que imita pedra natural e o azulejo metrô branco. “Outros elementos, no entanto, foram mantidos para dar o charme retrô que tem tudo a ver com o Leblon. O piso de taco dos quartos e as louças do banheiro são originais”, observa Laura Santos.

A estrutura do apartamento também é a mesma de quando o imóvel foi adquirido. Mas o projeto contemplou um melhor aproveitamento dos espaços. A cozinha americana, por exemplo, é muito reduzida, mas Laura Santos desenhou um armário coringa, que comporta tanto os utensílios quanto produtos de limpeza. A prateleira com uma moderna iluminação de LED também dá suporte na organização do espaço. Outro truque da cozinha é a tábua de madeira que tampa a pia nos momentos em que é necessário um aproveitamento total da bancada.

Outro ponto de relevância no projeto é o uso de cores fortes, como o laranja no armário da cozinha e o azul na parede do quarto de casal. “Quando as pessoas viajam, elas querem desfrutar de um ambiente alegre e divertido. O uso de cores variadas tem esse propósito. E mais que isso, servem como referência até mesmo na hora de escolher um imóvel no Airbnb. Entre as tantas opções, fica fácil se lembrar do apartamento com o armário laranja”, avalia a designer.

Como estratégia de reconhecimento do produto em meio a concorrência, a designer Laura Santos optou por usar no apartamento cores fortes. Foto: Edson Ferreira

​Coroando o projeto, fotos do Rio de Janeiro espalhadas por todo o imóvel para lembrar aos visitantes, antes mesmo que eles saiam para passear que, sim, continua lindo.

 
​ Quadros com fotos do Rio coroam o projeto. Foto: Edson Ferreira