Como saber o momento de reformar ou trocar os móveis

Audi transforma carro em plataforma de experiência de realidade virtual na CES
9 de janeiro de 2019
Obrigatoriedade do uso do cinto de segurança completa 21 anos e conscientização ainda é um desafio
9 de janeiro de 2019

Arquitetas dão dicas para quem precisa dar um UP nos mobiliários da casa e do escritório

Por mais que criemos apego a alguns móveis e objetos decorativos, muitas peças acabam atrasadas nos quesitos funcionalidade e design, afinal, o tempo passa e novas soluções surgem para otimizar nosso cotidiano e embelezar os ambientes. Em alguns casos é preciso trocar o mobiliário; em outros, basta recorrer a um bom marceneiro para repaginar a estrutura e instalar novos acessórios utilitários.

Cada vez mais a mobília precisa acompanhar a evolução da vida do usuário. Isso se reflete tanto na funcionalidade quanto nos aspectos decorativos. Além disso, avaliar a relação custo-benefício entre comprar novo ou reformar implica também em aspectos emocionais. Móveis com valor sentimental, como aqueles herdados e que carregam uma história, são bons candidatos a uma reforma – devendo ser descartados somente em casos muito específicos (mas cabe lembrar que, normalmente, esse trabalho é mais caro e deve ser feito por um profissional experiente). Já nos móveis contemporâneos, é importante avaliar se o custo, o tempo de execução, a vida útil e a funcionalidade ainda atendem ao usuário para tomar a decisão de trocar ou reformar. Vale ressaltar, ainda, que com a tendência mundial do Upcycle (reutilização criativa), podemos modificar o uso de algumas peças ou utilizarmos apenas partes dela, transformando forma e função.

Conheça dicas das arquitetas Simone Afonso, do Espírito Santo, e Adriana Coradini, do Rio Grande do Sul, para aproveitar o clima de Ano-Novo e dar um UP nos móveis da casa e do escritório:

SALA DE ESTAR

Em muitos imóveis, a sala de estar também serve como sala de visitas, então o cômodo deve equilibrar atenção ao décor e ao conforto. Com a orientação de um arquiteto ou designer de interiores, harmonize as cores que compõem a sala – principalmente nas paredes, no piso e nos móveis. Uma alternativa bastante eficiente para dar uma nova cara ao ambiente é apostar em estantes com prateleiras componíveis, em especial os modelos de ferro e madeira, que conseguem se adaptar a diversos estilos de decoração. Além de unir funcionalidade e design, esse tipo de mobília pode ser montado pelos moradores, bem ao estilo Faça-Você-Mesmo. Outro complemento é banqueta regulável, que pode servir tanto como assento quanto como mesa de apoio – como o modelo Fluy, da Masutti Copat.

COZINHA

“O momento de cozinhar tem se tornado cada vez mais coletivo e agregador. Uma dica para repaginar esse ambiente é apostar em acessórios de fácil instalação, que tragam praticidade, simplifiquem as tarefas e mantenham a alegria e elegância. Um bom exemplo são os aéreos compactos e acessórios suspensos da Masutti Copat, pois reúnem funcionalidade, estética e cores que propiciam liberdade criativa”, comenta Simone.

Para turbinar a estrutura do mobiliário, busque uma marca como a Masutti Copat, referência no segmento de aramados, para escolher acessórios como escorredor de louças com bandeja para armário (ele fica oculto dentro do móvel, liberando espaço sobre a bancada), cantos mágicos (organizam os itens nos cantinhos dos armários) e organizadores de tampas (facilitam o armazenamento desse item).

A arquiteta Adriana Coradini reforça a necessidade de praticidade na cozinha: “sempre sugiro que se organize o layout em linha de forma que a cuba fique entre a geladeira e o fogão ou formando um triângulo entre os três. Gosto de usar gavetões nos armários baixos, pois facilitam o acesso. Neste caso, os divisores internos facilitam muito, assim como tapetes antiderrapantes”, pontua.

Pensando em acessórios soltos, vale investir em porta-tampas e talheres (evita sujeiras na bancada durante o preparo das refeições), suporte para tábuas de corte (oferece mais organização e higiene) e fruteiras (armazenam alimentos e decoram o ambiente). “Além disso, as lixeiras embutidas são excelentes opções. Assim como os porta-temperos aramados, que podem ser instalados em pequenos módulos dos armários. Nos armários aéreos, os acessórios como escorredores de louça embutidos ou ganchinhos para pendurar xícaras também facilitam muito a organização interna das louças nos armários”, ensina a gaúcha.

DORMITÓRIO

Conforto é palavra de ordem no dormitório – e não basta comprar um bom colchão, é preciso pensar na usabilidade diária de todos os elementos no cômodo. No clima de renovação, avalie a necessidade de retocar a pintura, trocar luminárias, comprar novas roupas de cama e desapegar de roupas que não utiliza mais.

Com os espaços projetados cada vez mais compactos, é imprescindível ter cada coisa em seu lugar para manter a organização sem abrir mão do conforto. Assim, organizadores de gavetas, suportes e porta objetos têm seu lugar garantido na decoração. “Alguns devem ser incluídos ainda na fase de projeto, mas também existem aqueles que podem ser fixados em closets e armários já existentes – não necessitam instalação, possuem custo acessível e possibilitam reorganização total”, destaca a arquiteta Simone Afonso.

Importante dar uma atenção aos armários do closet, pois cada item deve ser armazenado em um local apropriado. Por exemplo: calçados em sapateiras, bolsas e acessórios em setores específicos (cabides porta-bolsas e para acessórios), cintos e gravatas em ganchos específicos e roupas íntimas em gavetas separadas. “No closet, é importante que todas as peças tenham seu lugar de armazenamento adequado e de fácil visualização. Os organizadores como porta-cintos e porta-gravatas podem ser instalados nos mesmos módulos onde estão os varões para cabides, portanto, não ocupam muito espaço e permitem que esses acessórios fiquem bem organizados”, completa Adriana.

BANHEIRO

No banheiro, o segredo é categorizar os itens usados de acordo com a escala de importância. Para isso, escolha utensílios para organizar o que precisa ficar em cima da bancada (somente o necessário). No interior do móvel, a solução pode ser a instalação de uma coluna organizadora para manter itens de higiene e beleza nos locais certos. Quem faz uso do secador de cabelos pode recorrer a um suporte fixado ao móvel ou à parede – um jeito econômico e eficiente de organizar o eletrodoméstico.

ÁREA DE SERVIÇO

Cômodo muitas vezes esquecido, a área de serviço também merece ser repaginada para otimizar tarefas como lavar, secar e passar roupas, além de exigir uma estrutura capaz de abrigar eletrodomésticos e utensílios relacionados à higiene da casa.

Se sua tábua de passar não está em boas condições e você precisa troca-la, opte por um modelo articulado, que ajuda a economizar espaço na circulação da área de serviço. Os cestos e tulhas da Masutti Copat também são aliados na organização desse ambiente, ajudando a separar roupas limpas e sujas. No interior do armário, instale um suporte porta-vassouras e um porta-duto para aspirador de pó, assim evitará fios enrolados e utensílios fora do lugar.

ESCRITÓRIO

O agito da rotina de trabalho no escritório pode nos deixar desatentos à necessidade de renovar o mobiliário desse ambiente também. Por isso, reserve uma hora para fazer uma vistoria em todos os cômodos e listar o que precisa ser trocado – desde a recepção até a sala de atendimento e o toalete.

Na sala de espera, talvez seja o momento de adquirir um novo revisteiro ou cesto porta-objetos – agregando um toque a mais na decoração. Dentro do escritório, invista em uma bela prateleira para guardar livros e objetos decorativos – novamente vale o modelo de prateleiras componíveis ou um elegante suporte para prateleiras avulsas. Se o cômodo for amplo e contar com uma grande prateleira, dê um charme especial com escada deslizante regulável.

Sobre a Masutti Copat

Apaixonada por praticidade, organização, design e inovação, a Masutti Copat oferece utilitários que levam praticidade e beleza a todos os cômodos da casa. Com mais de 35 anos, a marca gaúcha aposta em qualidade e tecnologia, desenvolvendo peças de forma artesanal e única para tornar o mobiliário ainda mais funcional. Conheça o portfólio completo em www.masutticopat.com.br.

crédito fotos: Guilherme Jordani/Divulgação