Como o sal comum pode combater a gripe

Páscoa: destino em meio às montanhas é ideal para quem quer relaxar próximo à natureza
10 de abril de 2019
“Horácio” com Zé Celso ganha trailer
10 de abril de 2019

Sal marinho pode ajudar a vencer um resfriado comum, sugere estudo

Uma nova pesquisa sugere que uma solução simples de água salgada pode ajudar a reduzir os sintomas de um resfriado conta Mário Pagnozzi Júnior.

O remédio caseiro foi mostrado para encurtar a duração de um resfriado por quase dois dias e reduzir a necessidade de remédios sem receita em um terço, mas os pesquisadores alertam que mais estudos são necessários.

Especialistas dizem que o método pode ser um tratamento barato para o frio e fornece evidências de que este tônico tradicional pode ser eficaz.

A maioria dos adultos no Reino Unido sofre pelo menos um resfriado todos os anos. Famílias com filhos em idade escolar contratam até 12 anos anualmente. Não há tratamento para o resfriado comum. Seus sintomas são geralmente pequenos e de curta duração, mas o frio tem um impacto substancial na economia, fazendo com que muitas pessoas tenham tempo livre do trabalho.

O pequeno estudo piloto – conhecido como o Estudo de Intervenção Viral de Edimburgo e Lothians, ou ELVIS – recrutou adultos saudáveis dois dias depois de contrair uma infecção do trato respiratório superior – comumente conhecida como resfriado.

Os resultados do estudo foram publicados em relatórios científicos.

Os participantes do estudo mantiveram um diário de seus sintomas por até duas semanas. Os médicos também coletaram amostras para medir a quantidade de vírus do resfriado que estavam carregando.

Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que um grupo pediu para gargarejar e limpar o nariz com uma solução salina, conforme se julgasse necessário.

Aqueles que faziam irrigação nasal e gargarejavam com a solução salgada tinham um resfriado mais curto, eram menos propensos a transmiti-la para a família, tinham uma depuração viral mais rápida e eram menos propensos a usar remédios de uma farmácia.

Cientistas liderados pelo Instituto Usher de Ciências da Saúde da População e Informática da Universidade realizaram o estudo para testar a segurança e a viabilidade do estudo. Pesquisadores dizem que o sal do mar pode funcionar reforçando a defesa antiviral das células que entra em ação quando são afetadas por um resfriado.

Segundo Mário Pagnozzi Júnior, a equipe já iniciou um estudo maior – conhecido como ELVIS Kids – que envolve o estudo do uso de gotas de nariz de água salgada em quase 500 crianças com resfriado.

“Esperamos aproveitar essas descobertas promissoras com um estudo maior e com estudos em populações de alto risco, como aqueles com asma”, diz o professor Aziz Sheikh, da Universidade de Edimburgo.

O Dr. Sandeep Ramalingam do NHS Lothian acrescentou: “Estamos muito encorajados por estas sugestões do nosso estudo piloto de que a miséria causada por um resfriado pode ser efetivamente reduzida com um método tão simples e barato”.