Como o otimismo e o sorriso no rosto podem aumentar as vendas em até 56%

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Especialistas em vendas e psicologia positiva explicam como vendedores podem se destacar adotando a positividade e a felicidade no cotidiano profissional

A alegria e a positividade são tratadas, na maioria das vezes, como simples aspectos da personalidade humana, que varia de individuo para indivíduo. O fato, porém, é que estas características trazem benefícios práticos para as pessoas que são cientificamente comprovados.

Um estudo publicado na revista Psychosomatic Medicine e produzido por acadêmicos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia concluiu que o senso de humor está altamente associado com a longevidade em mulheres que possuem doenças cardiovasculares, por exemplo.

Em homens, o bom humor aumenta a longevidade de quem enfrenta doenças infecciosas. A pesquisa conclui que “o senso de humor é um recurso de enfrentamento cognitivo que protege a saúde”.

E além de melhorar nossa condição física, demonstrar alegria e um sorriso no rosto é um diferencial no mundo corporativo, principalmente no setor de vendas, onde o contato com o cliente é bastante próximo.

Maucir Nascimento, especialista em Growth, Marketing e Vendas e cofundador da Speedio, uma plataforma de Big Data para geração de leads B2B, cita um estudo da Universidade da Pennsylvania que aponta que vendedores otimistas vendem 56% mais do que profissionais pessimistas.

“Lidar com pessoas que estão com um semblante fechado e que não dão um sorriso é bastante complicado não só na vida pessoal, mas também no mundo corporativo. Por isso, nós precisamos saber quem queremos ser, independente das dificuldades do mundo”, defende.

Benefícios e como se tornar uma pessoa feliz

Maucir explica que os manuais de venda, que utilizam a abordagem psicoterapêutica da chamada Programação Neurolinguística (PNL), indicam como um vendedor busca impressionar todos os sentidos de um possível cliente. Segundo esta técnica, além de estar atento às necessidades do comprador, o profissional das vendas precisa se apresentar de uma maneira amigável para atingir seus objetivos.

O especialista diz que além do sorriso, uma postura confiante e receptiva, é preciso verbalizar essa vontade a preocupação com as “dores” do cliente, já que ele normalmente realiza uma compra para preencher algum tipo de necessidade, seja de um produto ou serviço.

“Na pré-venda, venda ou pós-venda, esses comportamentos são essenciais. O otimismo é contagiante e demonstra que você, enquanto vendedor, está realmente interessado e feliz em tentar resolver o problema do seu possível cliente”.

A partir disso, Maucir elenca 3 atitudes que podem funcionar como um catalisador na confiança, melhorando o humor e a felicidade:

  • Posturas: a psicóloga social Amy Cuddy estuda a linguagem corporal e inventou o conceito de “pose de poder”. De acordo com ela, simular a postura de heróis como o Super-Homem e Mulher Maravilha (de pé com os punhos fechados ou a mão aberta na cintura) pode aumentar nossa segurança, autoconfiança e consequentemente felicidade.
  • Ouvir músicas: além de ser relaxante, as músicas certas podem literalmente nos ajudar a ficar mais felizes e diminuir nosso grau de tristeza. Uma das constatações neste sentido foi feita pelo projeto Music as Medicine (Música como Remédio, em português), que é conduzido pela Academia Britânica de Terapia do Som. Ouvir músicas também é uma medida utilizada para tratar a dor e reduzir o estresse, de acordo com o psicólogo Daniel J. Levitin, da Universidade MCGill de Montreal. Aplicativos e plataformas de músicas possuem listas de reprodução com dezenas de músicas felizes, que podem melhorar nosso estado mental.
  • Fazer exercícios físicos: outra atitude que serve para aumentar o nível de satisfação pessoal é realizar exercícios físicos. Além de ser essencial para prevenir doenças e manter nosso metabolismo em dia, as atividades físicas contribuem com o bem-estar psicológico, aumenta a disposição, diminui o estresse e combate a ansiedade.

Outras vantagens da postura otimista

Essa postura bem-humorada quando aliada a uma visão otimista e positiva traz ainda mais resultados para a vida cotidiana. Gaya Machado, especialista em Psicologia Positiva e professora de MBA na área, reitera as falas de Maucir e lembra que a persistência é um dos segredos para o sucesso.

“Ser otimista, mesmo nas situações mais difíceis, que todos nós passamos, é um diferencial que pode nos trazer mais sucesso e vitórias não somente na vida profissional, mas pessoal também. Uma postura positiva pode nos ajudar tanto nas dificuldades cotidianas quanto em momentos de grandes derrotas, já que ela nos estimula a persistir para encontrar a vitória”, argumenta.

De acordo com a especialista, esses conceitos são trabalhados algumas das bases da Psicologia positiva, que aponta 3 características essenciais que um profissional em uma área desafiadora, como a de vendas, precisa ter: aptidão, motivação e otimismo.

Gaya afirma que no mundo corporativo atual, onde a competição é muito alta, pessoas que encaram os problemas com mais positividade estão sendo escolhidas nos processos seletivos, já que as empresas consideram que essa é uma habilidade importante. Ela salienta que esses profissionais são importantes para idealizar e pensar em inovações que ainda não existem, ajudando a companhia a quebrar barreiras.

Sobre isso, a especialista em Psicologia Positiva elenca ainda alguns números sobre pessoas otimistas:

  • 90% conseguem economizar melhor o dinheiro e realizar investimentos para emergência, em comparação com 70% dos pessimistas (Pesquisa Life Orientation Test);
  • Têm 40% maior de chance de serem promovidos (Broadcasting Happiness, livro de Michelle Gielan);
  • São 5 vezes menos propensos a sentirem sintomas da síndrome de Burnout (Broadcasting Happiness, livro de Michelle Gielan).

“O psicólogo Martin Seligman, fundador da Psicologia Positiva, lembra, porém, que é muito importante que as companhias tenham um presidente que saiba equilibrar as visões otimistas de pessoas que são idealizadoras otimistas e as reclamações dos pessimistas”.

Por último, Maucir cita que o balanço é fundamental, mas que o bom humor é uma característica que deveria estar no DNA de todos os vendedores.

“Ser uma pessoa positiva ajuda não somente em vendas, mas também faz toda a diferença para a nossa felicidade geral. Pessoalmente e profissionalmente não vale a pena ser uma pessoa negativa. Precisamos entender que uma postura extremamente sisuda e carrancuda não é sinônimo de profissionalismo”, finaliza. “Durante muito tempo essas duas características andaram de mãos dadas (seriedade e competência). No ambiente competitivo que vivemos, bons profissionais precisam ser agradáveis, felizes, leves, além de serem competentes”, complementa.

Sobre a Speedio

A Speedio é uma plataforma de Big Data para geração de leads B2B que tem como missão facilitar o trabalho de prospecção ativa/marketing outbound. A empresa utiliza ferramentas como Big Data, Inteligência Artificial e robôs (crawlers) para captar, analisar e validar as informações.

O banco de dados da Speedio possui informações de milhões de empresas instaladas no Brasil. Ao todo, são mais de 70 filtros, com informações como atividade, localização, porte, número de colaboradores, faturamento real e estimado, telefones, e-mails e mais.

Através do sistema de Inteligência Comercial fornecido pela Speedio os departamentos de vendas das empresas podem encontrar mais rapidamente os decisores e focar em vender.

Acesse: https://www.speedio.com.br/

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https://www.instagram.com/speediobr/

https://www.linkedin.com/company/speed-io/

Sobre Maucir Nascimento

Maucir Nascimento é cofundador da Speedio, responsável pelas áreas de growth, comercial e marketing. Se formou em Marketing pela UNIFACS e logo tornou-se empreendedor serial tendo atuado em diversas áreas e especializando-se na área de tecnologia.

Sobre Gaya Machado

É Doutoranda em Psicologia, Pós-Graduada em Neurociências e Comportamento e Mestre em Comunicação. Coautora de seis livros, é palestrante em congressos nacionais e internacionais e professora em cursos de Pós-Graduação e MBA.

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