Como o marketing de diferenciação pode ajudar pequenos negócios

Como reiniciar os negócios pode aumentar competitividade das empresas
23 de outubro de 2019
Softys lança nova marca na feira tissue world
24 de outubro de 2019

Para o especialista Pedro Superti, estratégias de posicionamento são fundamentais para PMEs sobreviverem na era da experiência

Fazer uma pequena empresa crescer e ter relevância no mercado parece tarefa impossível diante da concorrência imposta por diversos outros negócios semelhantes. São as pequenas empresas, principalmente elas, que brigam diariamente com a concorrência para se diferenciar e aumentar seu volume de vendas.

Essa briga constante acaba sendo nivelada por um único fator: o preço. Nessa lógica de mercado, quem vende mais barato vende mais – o que pode custar muito caro para pequenos empreendimentos. Afinal, de que forma as pequenas empresas podem se sobressair nesse cenário? Quem tem a resposta é Pedro Superti, principal referência de marketing de diferenciação do Brasil: segundo ele, estratégias de posicionamento de marca são fundamentais para fazer toda a diferença para o pequeno empreendedor.

“O que mais temos no mercado hoje é opção e isso vale para qualquer segmento: vestuário, calçados, alimentação, eletrônicos, serviços… seja o que for que o cliente precise, é possível encontrar uma quantidade enorme de empresas desesperadas para vender para ele”, afirma. É justamente por esse motivo que os pequenos negócios não conseguem sair dessa competição desenfreada: quando a única diferença é o preço, pouco importa para o cliente de qual marca ele está comprando.

A solução para o problema é justamente a diferenciação: ao invés de vender apenas um produto ou serviço, é preciso criar uma experiência que vai muito além da compra. “Existe essa ideia de que o marketing de diferenciação é voltado apenas para grandes empresas, como as multinacionais, por exemplo, o que não é verdade. Essas estratégias podem e devem ser usadas por qualquer tipo de negócio: pequeno, médio ou grande. Inclusive, é sintomático o que a falta de diferenciação faz especialmente com os pequenos negócios: a maioria não sobrevive”, alerta Superti.

A principal estratégia do marketing de diferenciação é “emprestar” a própria personalidade para o negócio e fazer com que a empresa tenha um propósito – estratégias como essa descartam a possibilidade de iniciar qualquer empreendimento visando apenas o lucro. Assim, quando o empreendedor coloca sua essência e sua visão de mundo no negócio ele automaticamente se diferencia dos concorrentes, pois insere no mercado algo impossível de copiar.

“Isso é diferenciação: fazer o que faz sentido para você e para o público que você definiu como cliente da sua empresa. Proporcionar uma experiência memorável para o cliente é o grande desafio das empresas que querem sobreviver no mercado atual. É algo muito maior do que trocar produtos ou serviços por dinheiro”, diz o especialista. Segundo ele, existem quatro principais áreas onde a experiência ou a memória em relação a marca podem ser geradas: através da emoção, sensações físicas, mentais e espirituais.

Como o próprio nome já diz, a experiência ou memória emocional é aquela que mexe com a emoção dos clientes, enquanto a física age nos sentidos. Atingir o lado mental do cliente é proporcionar uma experiência mais pessoal que acontece apenas em sua mente, e a experiência espiritual acontece ao interagir e comprar determinado produto ou serviço que a marca oferece – algo parecido com comprar uma bolsa de luxo, por exemplo, poucas pessoas têm esse privilégio e isso, por si só, já é uma experiência espiritual. “Quando uma marca consegue proporcionar qualquer um desses quatro níveis (ou os quatro juntos, de preferência), ela se torna incomparável com qualquer outro concorrente”, garante.

O marketing de diferenciação é a chance para que pequenas empresas consigam se livrar da guerra de preços com a concorrência e, com isso, se posicionar como líderes em seus mercados de atuação. Com o posicionamento correto, não é mais necessário se preocupar com a lealdade dos clientes, pois isso já foi conquistado. “Nesse estágio, é impossível trocar sua marca por outra que cobra menos: a experiência é única e, por causa dela, os clientes entendem seu preço e sabem que não existe nada comparado com o que você oferece”, finaliza Superti.

Sobre Pedro Superti
Pedro Superti é especialista em Marketing de Diferenciação e criador do Fator X, melhor e mais avançado método de diferenciação do Brasil. Fundador e CEO da Para o Alto e Avante, em quase 20 anos de experiência já ajudou mais de dez mil clientes a dominarem o mercado usando técnicas de diferenciação e posicionamento que geraram mais de R$700 milhões em acréscimo de vendas diretas. Desenvolveu diversos cursos e palestras que são sucessos de bilheteria, como Fator X Live, Magic, Imersão Magic nos Estados Unidos, Clientes Infinitos, Mentoria Freedom e Hey Heey Heeey Experience. Ao ensinar os clientes a venderem não apenas um produto ou serviço, mas sim um propósito, Superti ensina como tornar a concorrência irrelevante. Ele acredita que através do empreendedorismo é possível mudar a vida das pessoas e fazer do mundo um lugar melhor.

Site: https://pedrosuperti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/pedrosupertioficial/
Instagram: https://www.instagram.com/pedrosuperti/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCFsWuKSvaK3IG1fcoxpVLCw
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/pedrosuperti/?originalSubdomain=br