Como criar as melhores campanhas de e-mail marketing

ZEGNA apresenta suas sugestões para o Dia dos Pais
4 de agosto de 2022
Festival de Joinville oferta 3 novos cursos de pós-graduação em dança no Brasil
4 de agosto de 2022

A plataforma líder de e-mail marketing que fornece acesso a relatórios detalhados, Sendinblue, analisou os dados de 691 empresas em todo o mundo ao longo de um ano e constatou que o e-mail marketing tem um ROI médio quatro vezes maior do que qualquer outro canal existente

Ano após ano, os resultados do e-mail marketing confirmam que este canal veio para ficar. O e-mail marketing tem um ROI médio quatro vezes maior do que qualquer outro canal existente. Todos os tipos de empresas em todo o mundo se beneficiam de sua eficiência, principalmente e-commerce e negócios nativos digitais que nunca deixam de incluí-la em seu mix de marketing.

Avaliar o desempenho do e-mail marketing como canal é crucial para todos os tipos de organizações. Seja você uma empresa local, uma grande corporação ou uma organização sem fins lucrativos, entender o impacto das campanhas de e-mail ajuda a obter insights sobre o tipo de informação de valor dos clientes e de como alcançá-los da maneira mais eficaz.

Além de ter uma compreensão de nosso próprio desempenho, comparar nossos resultados com organizações semelhantes e com os melhores desempenhos do setor traz um ângulo adicional para melhorar nossa estratégia. Em última análise, a pergunta que os profissionais de marketing devem tentar responder para acelerar seu crescimento é: O que os melhores desempenhos do marketing por e-mail estão fazendo para alcançar o sucesso?

“Como uma plataforma líder de marketing que fornece acesso a relatórios detalhados, fomos e obtivemos essas respostas. Nós nos propusemos a analisar os dados de 691 empresas em todo o mundo ao longo de um ano e publicamos os resultados em nosso Benchmark do E-mail marketing 2021” explica Laura Parra, Brand Manager para o Brasil na Sendinblue.

Principais constatações da pesquisa e números-chave

  • “Marketing/Publicidade” tem a maior taxa de abertura com 38,10%. Isso pode ser explicado pela alta diversidade do setor, uma vez que as campanhas tendem a ser altamente criativas e variam consideravelmente em conteúdo, gerando sempre interesse do destinatário. Está entre as 5 indústrias com a menor taxa de cancelamento de assinatura.
  • “Seguros” tem a taxa de cliques mais alta e está no Top 5 dos setores com as taxas de abertura mais altas. Com uma taxa de cliques de 2,72%, e como uma indústria muito objetiva, podemos inferir que temas como seguros e política atraem uma grande massa, mas ao mesmo tempo têm grupos-alvo muito individuais.
  • “Mídia/Publicação” está no Top 5 entre os setores com a maior taxa de cliques e, também, é um dos cinco setores com a menor taxa de cancelamento de assinatura.
  • “Jogos on-line (não jogos de azar)” vem em segundo lugar entre os setores com a menor taxa de rejeição e, também, está no Top 5 dos setores com as maiores taxas de abertura.
  • “Pesquisa de carreira/ emprego” tem a terceira menor taxa de rejeição de todos os setores e está no Top 5 entre os setores com a maior taxa de cliques.

Como ser bem-sucedido? Estas são as práticas de teste que os melhores desempenhos em cada setor aplicam:

  • Planejar suas campanhas com antecedência e usar um planejamento inteligente para se destacar da concorrência.
  • Manter a lista de contatos limpa com um formulário de registro em conformidade com a privacidade dos dados. A taxa de rejeição diminuirá e a taxa de entrega aumentará.
  • Construir uma relação de confiança e duradoura com o cliente por meio de uma segmentação ideal do grupo-alvo.
  • Personalizar o remetente e linha de assunto. As fórmulas vencedoras certas farão com que os e-mails sejam abertos.
  • Incentivar os destinatários com call-to-actions bem formulados, uma estrutura clara e valor agregado.
  • Aumentar a taxa de conversão criando uma jornada do cliente personalizada e nunca deixando de ser responsivo a dispositivos móveis.
  • Entender o melhor tempo de envio para o público-alvo, para aumentar a taxa de abertura.
  • Dar aos destinatários uma escolha individual de frequência para diminuir a taxa de cancelamento de assinatura.
  • Aproveitar a automação para alcançar o máximo de sucesso com o mínimo de esforço.

“Compilamos essas informações anônimas, destacando as melhores práticas e fórmulas vencedoras dos melhores desempenhos em cada setor, para fornecer informações úteis que ajudarão a criar melhores campanhas de marketing por e-mail”, explica a Brand Manager “As orientações apresentadas aqui vão direcionar as empresas e ajudá-las a ter mais retorno em suas campanhas, com o uso correto de um canal que já tem comprovada sua eficácia, como o e-mail marketing”, completa Laura.

Sobre a Sendinblue

Sendinblue é a única plataforma de marketing digital que capacita empresas B2B e B2C, vendedores de e-commerce e agências para construir relacionamentos com clientes por meio de campanhas de marketing digital de ponta a ponta, mensagens transacionais e automação de marketing. Ao contrário de outras soluções de marketing construídas para orçamentos e conhecimentos em nível corporativo, a Sendinblue adapta sua plataforma integral para atender às necessidades de marketing de PMEs crescentes em mercados difíceis. A Sendinblue foi fundada em 2012 por Armand Thiberge com a missão de tornar os canais de marketing mais eficazes e acessíveis a todas as empresas. A Sendinblue suporta mais de 300.000 usuários ativos em 160 países.