Como criar a acústica perfeita para o seu Home Studio

Mythos Masterpiece a inovação em cubas, misturadores e acessórios com cores metalizadas e duradouras
27 de outubro de 2022
9º Prêmio Arquitetura Tomie Ohtake AkzoNobel abre inscrições
27 de outubro de 2022

O avanço tecnológico fez com que muitos músicos, profissionais e amadores, passassem a compor e gravar dentro das suas casas

Além de interfaces, softwares de gravação e bons monitores, a acústica do ambiente do Home Studio é parte fundamental para garantir a qualidade desejada. A boa notícia é que a evolução dos materiais de construção tornou viável para os amantes de música criar um projeto com espaço de boa qualidade e investimento acessível. Este tipo de ambiente caseiro se torna prático e ideal e pode ser personalizado para diferentes tipos de produções musicais. De acordo com as atividades que serão desenvolvidas no estúdio, o projeto acústico definirá quais os materiais ideais para cada tipo de atuação, por exemplo, a gravação de voz exige uma sala que tenha ótimo condicionamento acústico e o uso de instrumentos musicais exige um isolamento acústico maior.

“Para a construção de um Home Studio, é importante definir o uso e formato do espaço que será utilizado, para que você possa desenhar o estúdio de maneira que não tenha interferência das reflexões das paredes da sala entre a percepção de direito e esquerdo.” afirma Lineu Passeri, arquiteto e doutor em acústica.

Um dos principais itens para a construção de um Home Studio eficaz é o isolamento acústico, por aumentar a qualidade do som e impedir que ele vaze para o ambiente externo, sendo um fator que possibilita a criação de um Home Studio até em apartamentos.

O isolamento acústico possui a capacidade de bloquear o som de um ambiente para outro, portanto, ao criar um projeto de Home Studio que proteja o ambiente tanto contra ruídos aéreos quanto contra ruídos de impacto, é importante atuar nos aspectos estruturais do ambiente, como paredes, janelas, portas, forros, lajes, entre outros. “O ideal é investir no isolamento sonoro antes dos demais fatores que irão compor o Home Studio, sendo a primeira providência, pois caso falte algum detalhe de isolamento, haverá desperdício no investimento dos materiais.” comenta Passeri.

Ainda, complementando a acústica adequada para o ambiente, o condicionamento acústico também leva grande importância, com a distribuição de materiais entre as paredes, torna-se possível escutar o áudio com maior nível de clareza. A falta de condicionamento acústico ocasiona a reverberação e o eco, fenômenos que comprometem a qualidade sonora e dificultam a compreensão do som emitido.

“Uma forma muito eficiente para a distribuição de materiais para o condicionamento acústico é utilizar todas as superfícies que estão à frente do ponto de escuta absorventes, pois toda a energia sonora que sai dos monitores, serão absorvidos e não chegarão de forma distorcida, haverá apenas a percepção do que está saindo do monitor.” completa Passeri.

Principal procedimento para equalizar e adequar a distribuição das ondas sonoras pelo ambiente, a reverberação pode ser controlada com o uso de materiais que possuem a capacidade de absorção sonora, o que resulta na redução do nível de ruído interno, maior clareza, audibilidade e inteligibilidade. A absorção sonora deve ser feita com a necessidade de redução de ruído, em ambientes que requerem maior qualidade de som com garantia de equilíbrio acústico.

Opções para tratamento acústico

A troca de sons é evitada quando criamos barreiras acústicas, por isso, as superfícies internas e externas, como paredes, devem ser reforçadas com materiais isolantes. Por exemplo, uma parede em bloco de concreto de 18cm retém sons de 41 decibéis. Somado à implementação de um feltro de lã de vidro IsoverOptima Parede, o desempenho chega a 55 decibéis, ou seja, uma melhora perceptível de mais de 75%. Ainda, o Feltro Wallfelt e o Painel Lã de Vidro da Isover trazem conforto acústico e térmico ao ambiente. Com isso, os ruídos ganham uma barreira potente que bloqueia ruídos externos e impede que o som transite de um cômodo a outro.

O uso de placas sonoras permite um ótimo tratamento acústico, aumentando a clareza e qualidade do som. O painel de fibra de madeira mineralizada Fiberwood da Sonex, oferece ótima performance acústica. Disponível em diversas modulações para aplicação em teto e paredes, possui ação bacteriostática e fungistática, resistência à umidade e elevada durabilidade, além de promover redução de ruído e conforto acústico.

Com a estética perfeita para Home Studios, o Ecophon Sombra é um forro preto com excelente acústica e qualidade. Possui baixa refletância de luz e possibilita um conforto acústico ideal para estúdios. Fabricado com lã de vidro, é facilmente removível e possui perfil aparente.

Além desses produtos, o mobiliário, como sofás, tapetes e cortinas, podem ser usados a seu favor, por ajudarem na absorção de algumas frequências.

Sobre a Saint-Gobain

Fundada na França em 1665, a Saint-Gobain é líder mundial em soluções para obras de construção civil, desde a fundação até as telhas. No Brasil, a divisão Saint-Gobain Produtos Para Construção reúne em seu portfólio seis marcas — Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover, Ecophon e Sonex — que fornecem soluções completas para todas as necessidades construtivas, da fundação ao telhado, com a missão de seguir inovando e oferecendo produtos completos e integrados em um dos mercados de maior relevância do país.