Como as cores podem transformar um ambiente

NEU apresenta água marinha para o mês de março
8 de março de 2019
Cirurgia oferece qualidade de vida e autoestima a pessoas com problemas na maxila e mandíbula
8 de março de 2019

Por Géssica Lourenço

A cromoterapia acredita que as cores influenciam no equilíbrio da casa, bem como a técnica milenar Feng Shui. Para os sábios orientais, as cores têm cargas energéticas e podem atrair diferentes vibrações para o nosso lar.

Mas, independentemente da crença de cada um, uma coisa é fato. As cores não são colocadas nos ambientes apenas porque agradam aos olhos ou combinam com a decoração. Vários estudos sugerem que elas interferem mesmo nas nossas sensações e é mais inquestionável ainda os efeitos que elas causam ao primeiro olhar.

A pintura, por exemplo, tem o poder de interferir na sensação de amplitude ou redução de um ambiente. Tudo depende da forma como foi aplicada. Se quer ampliar um ambiente visualmente, é preciso lançar mão de tons claros e neutros em todas as paredes. Mas se a ideia é encurtar um espaço, vale destacar a parede do fundo com uma cor diferente. Essa técnica é muito usada em escritórios, por exemplo, com a função de aproximar as pessoas.

Em geral, é difícil rotular uma única finalidade para a cor. É preciso contar com o bom senso na hora de destacá-la ou misturá-la com outros tons. Para evitar erros e retrabalho, recomenda-se ter o apoio de um profissional de arquitetura ou designer de interiores. Ele saberá definir qual nuance tem mais a ver com o seu estilo e como deixar os cômodos mais bonitos e harmoniosos.

7 dicas indispensáveis para criar um ambiente equilibrado através das cores

  • Caso pinte uma parede com uma cor vibrante, como vermelho ou laranja, aplique tons neutros nas demais paredes;

2- Mesclar tonalidades diferentes de uma só cor – tons mais claros e escuros – é uma boa escolha;

3- Prefira um tom para servir de base e um mais “vivo” para a parede de destaque, levando em conta a cor dos objetos e do mobiliário;

4- Se quiser ousar com uma cor mais vibrante, procure destacá-la na parede principal do ambiente, como a que fica de frente para a porta. As demais devem ser pintadas de tons claros;

5- Para ampliar ambientes pequenos aposte sempre em cores claras;

6- No teto, use uma cor mais escura para “diminuir” visualmente o pé-direito. Se o espaço for pequeno demais, opte pelo branco para “ampliar”

7- Lembre-se que cores quentes podem aumentar o apetite, portanto, caso esteja de dieta, prefira cores mais calmas para a cozinha.

Perfil da arquiteta:

Géssica Lourenço é arquiteta e acumula mais de onze anos de experiência na área, com passagens por diversas mostras de decoração. Iniciou sua carreira no Paraná e, hoje, representa o escritório Casafera em São Paulo. A arquiteta tem como missão desenvolver projetos com personalidade, atendendo às expectativas de seus clientes, seja do segmento residencial ou corporativo.