Como as cores podem transformar um ambiente

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Géssica Lourenço

A cromoterapia acredita que as cores influenciam no equilíbrio da casa, bem como a técnica milenar Feng Shui. Para os sábios orientais, as cores têm cargas energéticas e podem atrair diferentes vibrações para o nosso lar.

Mas, independentemente da crença de cada um, uma coisa é fato. As cores não são colocadas nos ambientes apenas porque agradam aos olhos ou combinam com a decoração. Vários estudos sugerem que elas interferem mesmo nas nossas sensações e é mais inquestionável ainda os efeitos que elas causam ao primeiro olhar.

A pintura, por exemplo, tem o poder de interferir na sensação de amplitude ou redução de um ambiente. Tudo depende da forma como foi aplicada. Se quer ampliar um ambiente visualmente, é preciso lançar mão de tons claros e neutros em todas as paredes. Mas se a ideia é encurtar um espaço, vale destacar a parede do fundo com uma cor diferente. Essa técnica é muito usada em escritórios, por exemplo, com a função de aproximar as pessoas.

Em geral, é difícil rotular uma única finalidade para a cor. É preciso contar com o bom senso na hora de destacá-la ou misturá-la com outros tons. Para evitar erros e retrabalho, recomenda-se ter o apoio de um profissional de arquitetura ou designer de interiores. Ele saberá definir qual nuance tem mais a ver com o seu estilo e como deixar os cômodos mais bonitos e harmoniosos.

7 dicas indispensáveis para criar um ambiente equilibrado através das cores

  • Caso pinte uma parede com uma cor vibrante, como vermelho ou laranja, aplique tons neutros nas demais paredes;

2- Mesclar tonalidades diferentes de uma só cor – tons mais claros e escuros – é uma boa escolha;

3- Prefira um tom para servir de base e um mais “vivo” para a parede de destaque, levando em conta a cor dos objetos e do mobiliário;

4- Se quiser ousar com uma cor mais vibrante, procure destacá-la na parede principal do ambiente, como a que fica de frente para a porta. As demais devem ser pintadas de tons claros;

5- Para ampliar ambientes pequenos aposte sempre em cores claras;

6- No teto, use uma cor mais escura para “diminuir” visualmente o pé-direito. Se o espaço for pequeno demais, opte pelo branco para “ampliar”

7- Lembre-se que cores quentes podem aumentar o apetite, portanto, caso esteja de dieta, prefira cores mais calmas para a cozinha.

Perfil da arquiteta:

Géssica Lourenço é arquiteta e acumula mais de onze anos de experiência na área, com passagens por diversas mostras de decoração. Iniciou sua carreira no Paraná e, hoje, representa o escritório Casafera em São Paulo. A arquiteta tem como missão desenvolver projetos com personalidade, atendendo às expectativas de seus clientes, seja do segmento residencial ou corporativo.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.