Com gastronomia e artesanato típicos, 3ª edição da Feira de Poltava recria mercado popular ucraniano em Curitiba

Teatro Fernanda Montenegro recebe a peça “O Pai”
30 de agosto de 2018
Suelen Parizotto surpreende na Mostra Artefacto 2018
30 de agosto de 2018

Apresentações de grupos folclóricos completam o evento durante o final de semana mais ucraniano do Brasil

Nos dias 1 e 2 de setembro, Curitiba abrigará o “final de semana mais ucraniano do Brasil’. É o que promete a Feira de Poltava, iniciativa do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava para incentivar a difusão da cultura no Paraná, que abriga a maior quantidade de representantes da etnia fora da Europa.

Cerca de 30 expositores estarão no evento, apresentando produtos típicos da gastronomia e do artesanato do país. Também chamada de Poltavskyi Yarmarok (pronúncia: “Poutálskei Iármarók”), a feira recria o ambiente dos mercados populares da Ucrânia, permitindo que os visitantes façam compras enquanto degustam delícias culinárias e assistem a apresentações artísticas. Para completar a explosão de cores e sons da experiência, oito grupos folclóricos farão mini shows gratuitos durante os dois dias de evento.

As expressões culturais são a melhor maneira dos povos manterem suas tradições e contarem sua história. “A Ucrânia ainda passa por momentos de fragilidade política. Com este projeto, estamos escrevendo nossa história e nos posicionando contra a intolerância e a xenofobia. No grupo folclórico, todos somos irmãos por um mesmo propósito: o amor à etnia” afirma a presidente do grupo, Simone Gondro.

Tradição e significado

Cerâmicas, pinturas, decorações, vestimentas, acessórios e bordados – além das tradicionais Pêssankas (amuletos em forma de ovos, pintados à mão), que já se tornaram símbolo da cultura paranaense.

Rico em detalhes, o artesanato eslavo possui distintos significados desde sua confecção. Cada desenho e forma empregados na execução dos objetos possui um valor místico, que é repassado aos que os adquirem ou são presenteados com eles.

“É como se cada utensílio fosse um amuleto. As tradições ucranianas foram formadas em cima de muita crença e superstição e isso é repassado aos objetos, desde as louças da casa até as roupas de uso diário”, explica a diretora do departamento de Artesanato do grupo, Cristina Scrobot.

Receitas de gerações

A culinária típica também é destaque do evento. Há pratos quentes, como vareneke (lê-se: “varêneque” – pastel cozido com recheio de batata e requeijão), holubtsi (lê-se: “roluptchi” – charuto de folhas de repolho com recheio de arroz) e borsch (lê-se: bórstch – sopa de beterraba com carne); sobremesas e doces, como o kutiá (lê-se: cutiá – doce gelado com trigo, mel e castanhas); e também lanches leves, adaptados com ingredientes tradicionais da cozinha ucraniana.

O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava

Criado em 1981, o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava promove atividades socioeducativas e culturais em suas dependências, no bairro Água Verde, em Curitiba. Com o objetivo de difundir a cultura e receber a todos os interessados em seus departamentos de artesanato, canto, dança e música, são mais de 330 componentes ativos envolvidos em ações de aprendizado e preservação das tradições ucranianas.

Serviço

3ª Poltavskyi Yarmarok – Feira de Poltava

Datas: Dias 1 e 2 de setembro – sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h

Local: Clube Poltava – Rua Pará, 1035, Água Verde

Entrada franca