COLADO.Art traz para o mercado novas opções de lambe-lambe com artes originais, onde a cultura brasileira e a expressão urbana são protagonistas

Empresas alinhadas com a agenda ESG e iniciativas inovadoras ganham cada vez mais espaço no cenário nacional
27 de setembro de 2023
Dia Mundial do Turismo: movimento do primeiro semestre de 2023 surpreende setor hoteleiro em Curitiba
27 de setembro de 2023

A marca funciona em formato de e-commerce, onde o público escolhe as artes de sua preferência na plataforma digital, de maneira prática e fácil, e recebem os lambes em casa

Quando o assunto é decoração de ambientes, o lambe-lambe veio para ficar, como nova alternativa aos papéis de parede e texturas e reforçando o DIY (Do it Yourself, ou Faça você mesmo, em português). Os cartazes com frases ou imagens, que tiveram origem na arte urbana em postes de rua, agora ganham destaque na decoração de casas e escritórios. Pensando nisso e na possibilidade de trazer a linguagem da arte de rua para ambientes internos, a COLADO.Art (www.colado.art.br) chega ao mercado, uma marca referência em lambe-lambes de atitude, com identidades originais da arte de rua e da cultura brasileira, que apoia artistas da cena do graffiti.

O lambe-lambe é um tipo de pôster artístico que, embora tenha sido pensado para espaços públicos, se transformou em tendência para decoração de ambientes internos. Além de ser uma forma autêntica, moderna e econômica de decorar — especialmente se comparada ao papel de parede, por exemplo — com o lambe-lambe, qualquer pessoa ganha em praticidade, já que a aplicação é feita com materiais básicos que já tem em casa, como cola branca e água, e a ajuda de um simples rolinho de tinta.

O projeto é comandado por Paula Mesquita Lage, produtora executiva da Fábrica de Graffiti (www.fabricadegraffiti.com.br). Se com a Fábrica de Graffiti, a arte urbana é potência para humanizar distritos industriais, com a COLADO.Art a ideia é levar para dentro de casa um pouco dessa expressão. “Criei esse negócio para que as pessoas criativas, confiantes e seguras de si entendam que seu lar deve expressar sua identidade. Os principais valores que nos guiam são Autenticidade, Originalidade e Praticidade. Nosso propósito é expressar identidades!”, ressalta a empresária.

Para fomentar a expressão artística, a COLADO.Art comercializa lambe-lambes exclusivos e originais desenvolvidos por artistas parceiros, capazes de criar ambientes mais descolados e expressivos para aqueles que convivem no espaço. As primeiras coleções são assinadas pelo artista urbano Daniel Jack; o artista visual, muralista, ilustrador e tatuador Dimi Silva; a artista plástica, educadora, ilustradora e muralista Dri Sant’Ana; e o artista visual Fernando Fonseca. Além do Flávio Rodrigues que está em contato com a arte desde a infância, devido a intensa vivência nas ruas de seu bairro na zona oeste de São José do Rio Preto. Suas obras retratam cenários lúdicos que brincam com as proporções e mesclam figuras humanas e elementos da natureza.

Na realidade do “faça-você-mesmo”, os lambe-lambes são comercializados por meio de kit com 32 pôsteres ou individualmente, fazendo com que seja possível botar a mão na massa e decorar a própria casa ou espaço que deseja dar mais personalidade.

“A ideia por trás da Colado.Art é permitir que as pessoas saiam do básico e tragam identidade e personalidade para o lar. Por meio de artes autorais e exclusivas, com impressão a laser de alta qualidade e cobertura de até 4 metros quadrados por kit, os lambe-lambes permitem a transformação de uma parede de forma simples e rápida. Desde a pandemia – quando fomos forçados a ficar imersos onde moramos -, a nossa casa deixou de ser um lugar onde apenas transitamos: passamos a ter uma nova percepção de lar. A casa se tornou um local ainda mais íntimo e nós ficamos mais responsáveis a se envolver com o ambiente. Hoje, a casa precisa representar e expressar os moradores que vivem nela. As pessoas sentiram a necessidade de se enxergar no seu lar, por meio das cores, objetos e a realidade que a compõem. As pessoas querem então participar ativamente da decoração e composição de uma casa, se enxergar ali e demonstrar a própria identidade no ambiente”, analisa Paula Lage.

Dri Santana, artista visual, ilustradora e muralista, foi a artista que estreou no COLADO.Art. “Fiz o lambe-lambe com a temática Orixás. É um trabalho antigo, já que são 16 composições, demorei anos para terminar essa série, cada um deles tem coisas muito específicas retratadas e detalhes. Já existiu em outros formatos, mas o lambe-lambe é uma novidade, foi uma outra forma de mostrar meu trabalho para o público, então fiquei muito feliz com esse convite. Tem um contraste das linhas pretas com brancas e as pessoas gostam muito em ambientes decorativos”, explica.

“Foi uma forma de renascer esse trabalho em outro formato, que eu nem imaginava que poderia existir e estou muito feliz com os resultados porque a aplicação fica muito bacana. É uma nova forma de as pessoas terem essa ilustração. O que acho o mais interessante da COLADO.Art é que as pessoas têm a experiência divertida de decorar a própria casa e colocar a mão na massa. E vem um passo a passo que facilita a experiência. Sou muito grata a COLADO.Art que me convidou, às pessoas que adquiriram meu lambe-lambe e mostram como a casa ficou por meio de registros nas redes sociais”, ressalta Dri Santana.

Sobre a Colado.Art – É uma marca criada para pessoas criativas, confiantes e seguras de si que entendem que seu lar deve expressar sua identidade. Comercializa lambe-lambes e posters de atitude, com identidades originais da arte de rua e da cultura brasileira, que apoia artistas da cena do graffiti. Os principais valores que guiam a marca diariamente são autenticidade, originalidade e praticidade. O propósito nesse mundão é expressar identidades! Saiba mais em www.colado.art.br