Civitatis lista 10 cidades para conhecer nos Balcãs, região barata da Europa

4 técnicas (fáceis) de “home staging” para vender ou alugar rápido um imóvel
23 de fevereiro de 2024
9 passos para receber canabinoides em casa
26 de fevereiro de 2024

A região dos Balcãs, também conhecida como Península Balcânica, fica no sudeste da Europa, e possui diversas definições geográficas e históricas

Apesar de não existir um acordo formal sobre os países que compõem a região, em linhas gerais as definições consideram a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte, Turquia Europeia, Romênia e partes da Croácia, Eslovênia e Sérvia.

Apesar de menos conhecida pelos turistas brasileiros, existem muitas joias escondidas na região dos Balcãs. E o melhor é: estas cidades costumam ser mais baratas em comparação aos destinos europeus mais tradicionais. É possível encontrar opções para todos os gostos: cidades históricas, praias, belezas naturais, vida noturna agitada, cultura e muito mais. Para os turistas que querem economizar e fazer uma viagem mais tranquila, a dica é evitar a alta temporada do verão europeu, especialmente os meses de julho e agosto.

Confira a lista da Civitatis de 10 cidades para visitar nos Balcãs:

  1. Belgrado, Sérvia

A capital da Sérvia é uma cidade vibrante com uma vida noturna animada, uma cena cultural rica e uma história fascinante. Os principais pontos da cidade são a Fortaleza de Belgrado e a Catedral de São Sava. De Belgrado, também é possível fazer uma Excursão pelo vale do Danúbio, onde você encontrará construções medievais e um dos assentamentos pré-históricos mais antigos da Europa.

  1. Sarajevo, Bósnia e Herzegovina

A capital e maior cidade da Bósnia e Herzegovina é conhecida por sua diversidade cultural, história marcante e arquitetura única. Os destaques são o centro histórico, onde fica o antigo bazar, o Túnel de Sarajevo e a Ponte Latina. Vale a pena investir na Excursão a Mostar e às Quatro Pérolas de Herzegovina para conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos do país em um só passeio.

  1. Skopje, Macedônia do Norte

Capital da Macedônia do Norte, Skopje é uma cidade moderna cheia de monumentos culturais e históricos impressionantes. Não deixe de conferir a Ponte de Pedra, a Fortaleza de Skopje, o Antigo Bazar e a estátua de Alexandre, o Grande. Para os viajantes que tiverem tempo, uma Excursão privada a Kosovo pode ser uma boa pedida. Em um dia, é possível conhecer a capital Pristina, o Mosteiro de Gracanica e a cidade de Prizren.

  1. Budva, Montenegro

Localizada à beira-mar, Budva oferece praias deslumbrantes, uma cidade antiga encantadora e uma vida noturna animada. Vale a pena conhecer a Ilha de Sveti Stefan e as praias de Mogren e Jaz. Os viajantes mais aventureiros podem encarar um Rafting no rio Tara, uma oportunidade de navegar pelas águas do rio durante três horas. O passeio inclui café da manhã e almoço.

  1. Liubliana, Eslovênia

A maior cidade eslovena é encantadora e tem uma atmosfera relaxante, ruas de paralelepípedos e muito verde. As paradas obrigatórias são o Castelo de Liubliana e a Ponte do Dragão. Os viajantes que forem à Liubliana também não podem deixar de fazer uma Excursão a Bled, caverna Postojna e castelo de Predjama para visitar as principais atrações turísticas da Eslovênia.

  1. Plovdiv, Bulgária

Plovdiv é a segunda maior cidade da Bulgária e uma das cidades mais antigas da Europa. É a combinação perfeita de uma rica herança histórica com uma cena cultural vibrante. No Free tour por Plovdiv é possível conhecer os principais pontos da cidade, como o Teatro Romano, o Museu Etnográfico Regional de Plovdiv e a igreja de São Constantino e Santa Helena.

  1. Tirana, Albânia

A vibrante capital da Albânia é uma cidade em ascensão com uma mistura de arquitetura otomana e soviética, além de uma vida noturna animada e atrações como a Pirâmide de Tirana, a Praça Skanderbeg e o BunkArt (museu em um antigo bunker nuclear). Para conhecer outra cidade albanesa, faça a Excursão a Berat, a cidade das mil janelas.

  1. Ohrid, Macedônia do Norte

Considerada patrimônio mundial pela UNESCO e situada às margens do belo Lago Ohrid, a cidade oferece uma atmosfera tranquila, uma história fascinante e praias pitorescas. Para não deixar nenhum detalhe desta cidade única passar batido, faça o Free tour por Ohrid e conheça o teatro grego e as casas de origem otomana. Também indicamos uma visita às igrejas de Saint John e de Saint Sophia.

  1. Sofia, Bulgária

A capital da Bulgária tem uma mistura de arquitetura antiga e moderna. Com mais de 7.000 anos de história, Sofia é um centro cultural vibrante, com uma cena artística emergente, uma variedade de museus e galerias, e uma vida noturna animada. Inclua a Catedral Alexander Nevsky, a Igreja Boyana e o Museu Nacional de História na lista de lugares para visitar. Para viajantes que buscam uma experiência diferente, recomendamos a Excursão pelas cavernas da Bulgária.

  1. Brasov, Romênia

Brasov é uma cidade encantadora situada no coração da Transilvânia, e mistura história, cultura e beleza natural. Cercada pelos picos dos Montes Cárpatos, a cidade é conhecida por sua atmosfera medieval e arquitetura bem preservada. Os viajantes não podem deixar de visitar os famosos castelos da Transilvânia em uma Excursão aos castelos da Transilvânia e Valáquia.

Sobre a Civitatis

A Civitatis é a principal plataforma online de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, com mais de 89.100 atividades em 3.800 destinos de 160 países.