Cisterna Deca por Osvaldo Tenório: Um espaço de contemplação e reflexão sobre a importância da água

Seja Digital se torna case de sucesso da paranaense Comunicare Agência
28 de maio de 2018
Mega Daju Cabral abre as portas ao público com show da Família Lima
28 de maio de 2018

Com foco em uma das principais questões para a Deca – a água -, Osvaldo Tenório, arquiteto responsável pelo espaço da marca na CASACOR São Paulo 2018, projetou um ambiente onde é possível fazer esta conexão e refletir sobre o tema que também vai ao encontro com o da mostra, “A Casa Viva”, com destaque para um dos pilares, a harmonia com a natureza. A água, um bem tão precioso, é a protagonista do espaço.

O profissional buscou referência em cisternas que antigamente serviam para armazenar água, para fazer uma analogia com este recurso e o cuidado que a Deca tem com o uso racional. Para isso, Tenório cria uma espécie de templo de apreciação da água, um espaço contemplativo que proporciona uma experiência única com uma cisterna de 70.000 mil litros de água, que funciona em sistema de recirculação, e ocupa um corredor com colunas que liga o prédio da tribuna a uma das entradas do Jóquei.

Para acesso ao espaço de 560m² de área interna e 280m² de área externa, é preciso passar por três setores da Cisterna Deca, onde é possível conferir os produtos da marca em uma aplicação inusitada, como os 20 chuveiros Deca Spa Cascata de parede no acabamento D.coatChampagne que formam uma cascata. Além da linha de metais e cuba desenhadas por Tenório dando um toque ainda mais autoral ao ambiente e o emprego do novo acabamento para as cubas, o Kale Green, que foi apresentado em março deste ano como um dos grandes lançamentos da Deca.

O primeiro setor é o hall de entrada, uma espécie de lounge com mobiliário desenhado pelo profissional, como o sofá e algumas luminárias. Ainda neste espaço, temos a cascata por onde a água corre pela escada de granito bruto, estrutura original do Jóquei, e chega até ao espelho d’água. Parte da água cai do teto, representando a chuva e fazendo alusão ao caminho da água que irá abastecer a cisterna.

Este espaço funciona como uma espécie de varanda de contemplação por onde as pessoas são direcionadas a seguir por rampas metálicas que contornam a cisterna pela parte externa das colunas originais da estrutura do prédio. Pela rampa é possível ter a visão completa do ambiente, pois o revestimento interno, todo em vidro, auxilia na visualização e percepção da magnitude do espaço e o que ele representa. O jogo de sombra e luz feito pelos painéis de metal entreabertos em meio às colunas e o barulho da água proporcionam uma experiência de reflexão e aproximação com a questão da água, um dos nossos bens mais preciosos e valorizados pela Deca.

Para poder apresentar dois momentos em um só espaço, ao final do percurso feito pela rampa, encontramos a sala de banho pensada para um casal. O conforto e o design se fazem presentes no ambiente com o mobiliário composto por cadeiras e sofá desenhados por Tenório. O espaço também conta com os metais na cor preta e bronze, assinados pelo profissional exclusivamente para a Deca na CASACOR. Com traço moderno, o desenho feito em cima de uma barra cria um sistema linear que conecta todos os elementos – chuveiro, misturador, papeleira – que contornam o banheiro de várias formas e possui três modelos distintos de acionadores, um cilindro reto, uma fundição de galho de árvore e uma pedra, todos inspirados na natureza.

Ainda temos as cubas que compõe a bancada de limestone e o piso desenvolvido pelo arquiteto para a Ceusa, inspirados em mosaicos portugueses, a Linha Lisboa traz para o ambiente o requinte e aconchego das pedras naturais e está presente na sala de banho, hall de entrada e na cisterna.

“Pensei num ambiente que transmitisse os valores da Deca de uma forma diferente, mostrando a preocupação da marca com a água, criando um espaço de contemplação e um ambiente mais tangível, como a sala de banho para que as pessoas possam conferir o design e as tendências da Deca”, afirma Tenório.

A cartela de cores da Cisterna Deca é neutra, passando pelos tons do verde, amarelo, âmbar, cinza e preto que se unem ao paisagismo tropical da área externa assinado por Thalita Vitachi. Um deck ao lado da cisterna também contribui para a experiência de aplicação dos produtos da marca por meio de um painel de cobogós de caixas acopladas.

Serviço
CASACOR São Paulo
Período:
 de 22 de maio a 29 de julho de 2018.
Horário: Terça a sábado das 12h às 21h
Domingo das 12h às 20h
Local: Jockey Club de São Paulo
Avenida Lineu de Paula Machado, 875 – São Paulo – SP.

Sobre a Deca
A Deca, marca do grupo Duratex, é a maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro. A marca tem em seu DNA desenvolver soluções com pilares em funcionalidade, design, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Ao longo de sua história, conquistou importantes prêmios internacionais e nacionais como o IF Design AwardsRed Dot Awards, Prêmio Museu da Casa Brasileira, Prêmio Folha Top of Mind e o Prêmio ÉPOCA ReclameAqui – As Melhores Empresas para o Consumidor. É membro fundador do GBC Brasil no desenvolvimento de produtos, processos e normas sustentáveis ligadas à Construção Civil, além de promover programas de reciclagem e reuso de água. Comercializa para mais de 30 países, nos cinco continentes, seus mais de 1.200 itens de louças e 5.000 de metais, produzidos em fábricas instaladas em diferentes regiões do Brasil: Jundiaí (SP), Jacareí (SP), São Paulo (SP), São Leopoldo (RS), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Queimados (RJ).

Sobre Osvaldo Tenório
Definido por uma trajetória de vinte anos no mercado, o olhar do arquiteto e designer pernambucano Osvaldo Tenório encontra expressão na tônica da natureza desconstruída. Elementos presentes no ecossistema brasileiro, como mármore e metais nobres, redesenhados ou aplicados em estado bruto, definem um estilo essencial na formação da personalidade de um projeto.

Sem se valer de tendências efêmeras, a assinatura do seu estúdio desvenda um forte conceito atemporal e elaborados detalhes, traçando um importante diálogo entre técnicas artesanais e tecnologia, pontuado pela excelência em acabamento.

À frente de projetos premiados internacionalmente, Tenório aquilata atributos a partir de uma visão autoral em escala monumental, percebida em plantas residenciais, comerciais e mostras do segmento, cujo fio condutor deflagra uma linguagem contemporânea e global. Desenvolvida como elo de interação com o espaço, uma série de peças de design emplaca o contraste entre função e conceito.

crédito fotos: Rafael Renzo