Cirurgião faz alerta sobre aumento nos casos de erros em plásticas

Carnaval em clima de sossego na Ilha de Boipeba (BA), na Pousada Mangabeiras
25 de janeiro de 2021
Ler nas férias: Dicas de como incentivar a leitura para crianças e adolescentes
26 de janeiro de 2021

“O sonho pode virar pesadelo”, afirma Dr. Luiz Haroldo Pereira, especialista em cirurgia plástica e pioneiro da lipoaspiração no Brasil

O desejo de obter beleza a qualquer custo tem resultado resultados gravíssimos de erros em cirurgias plásticas. De acordo com Dr. Luiz Haroldo Pereira, especialista em cirurgia plástica e pioneiro da lipoaspiração no Brasil e com mais de 40 anos de carreira, a principal no aumento de números de erros em plásticas se deve a uma perigosa combinação de sociedades médicas clandestinas, pacientes desinformados e a ânsia por um corpo perfeito.

“É necessária muita cautela e paciência na decisão de se submeter a um procedimento estético ou o sonho pode virar pesadelo. Toda cirurgia tem uma possibilidade pequena de insucesso, mas o problema é que tem muitos falsos cirurgiões plásticos despreparados e sem título de especialista realizando estas cirurgias. Recebo muitos pacientes com complicação de lipoaspiração e de gluteoplastia. Por eu ser pioneiro em lipoaspiração e enxerto de gordura, vi quase tudo diria. Uns 30% dos meus pacientes são de correção de complicações.”

Dr. Luiz Haroldo conta que as complicações que mais chegam a seu consultório são o de irregularidades, depressões, retiradas em excesso e assimetrias no caso de lipoaspiração e no caso de próteses mamárias são assimetrias, ptoses (queda das mamas), contratura capsular e cicatrizes inestética, além de infecção quando a cirurgia é realizada fora de um hospital ou de uma clínica especializada:

“Na maioria dos casos estes erros ocorrem quando os procedimentos são realizados por não cirurgiões plásticos. Eu costumo falar para os meus pacientes durante a consulta pré-operatória para nunca operarem com um cirurgião que nunca teve uma complicação, pois caso ocorra ele não sabe diagnosticar e nem tratar. Além disso é primordial sempre escolher um cirurgião especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), pois ele participa de congressos e teve uma boa formação”.

O cirurgião plástico reforça que o bom resultado já começa com a escolha do cirurgião e do cirurgião também escolher o paciente: “Muitas complicações são devidas a má indicação da cirurgia tanto da parte psicológica como da escolha destes pacientes. Um cirurgião plástico sério deve inibir exageros, respeitando os limites da medicina”.

Crédito foto: Pixabay