Cinco razões para doar seu imposto de renda para projetos sociais

Biquini Cavadão se apresenta em Curitiba
25 de março de 2019
Liebe apresenta Nude Para Todas
26 de março de 2019

Valor terá que ser pago à Receita Federal de qualquer maneira; saiba como contribuir para projetos que valorizam a infância

Já imaginou fazer uma doação que pode impactar no dia a dia de crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade social, sem gastar um centavo a mais com isso? Isso é possível com o Imposto Solidário (IR): até o dia 30 de abril, os contribuintes podem doar até 3% do IR devido para instituições sociais.

Ao optar pela declaração do modelo completo, parte dos recursos que iriam para a Receita Federal podem ser destinados para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Segundo dados da Receita Federal, menos de 5% dos contribuintes paranaenses destinam o valor para esse fim.

“É um valor que de qualquer maneira a pessoa teria que pagar à Receita Federal. Ao redirecionar a contribuição para instituições sociais, ela pode escolher um projeto de sua cidade em que confia e faz a diferença”, explica o gerente de marketing e mobilização de recursos da Rede Marista de Solidariedade, Rodolfo Schneider.

Para quem doar

As doações podem contribuir para a rotina das crianças do projeto Cotidianidades, realizado no Centro Educacional Marista Curitiba, que atende gratuitamente mais de 300 crianças. O Centro está localizado no bairro do Fazendinha, em Curitiba. O projeto trabalha o brincar de qualidade, o contato com a natureza e as práticas sustentáveis. “É uma valorização da primeira infância, um momento importante no desenvolvimento das habilidades das crianças, para um crescimento saudável e feliz”, explica Ricardo Sartorato, diretor do CEM Curitiba.

Confira 5 razões para doar o seu imposto e contribuir com o futuro das crianças:

  1. Não gastar um centavo a mais por isso

A doação do imposto não impacta no seu bolso, o valor destinado será retirado do montante que já seria pago à Receita Federal.

  1. Acompanhar os projetos e ações

O grande diferencial das doações está na possibilidade de conferir o trabalho da instituição durante todo o ano. “É uma participação importante como cidadão, a respeito do destino do seu dinheiro”, avalia Schneider.

  1. Você não precisa fazer nenhum cálculo

O sistema já calcula qual o valor máximo que o contribuinte pode doar. É só preencher o formulário completo. Você deve clicar em “resumo de declaração”, e logo em seguida em “doação diretamente na declaração – ECA”. Depois é só selecionar o fundo “Municipal” da cidade do projeto escolhido, emitir e pagar a DARF até o dia 30 de abril. Por fim, deve informar ao conselho e a instituição beneficiada sobre qual destino você quer dar a sua doação.

  1. Um e-mail pode transformar muitas realidades

Com a DARF paga, é preciso comunicar por e-mail a entidade e o conselho escolhido sobre a doação, anexar o comprovante de pagamento e informar no assunto do e-mail qual a entidade escolhida para a doação realizada. Esse processo garantirá que o conselho solicite o valor doado à Receita Federal e faça o repasse dos recursos para a entidade. Um simples envio vai impactar a vida de muitas crianças.

  1. Contribuir para uma infância mais feliz

Com os recursos destinados você pode contribuir para a infância de mais de 300 crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade social em Curitiba. Com o projeto Cotidianidades elas terão acesso a uma educação gratuita e de qualidade que impacta as famílias e a comunidade. Investir na educação pode transformar a vida de muitas crianças.