Cidade inteligente também é lazer! Smart City Laguna apresenta soluções de lazer sem aglomerações

Bazar da Aldeia disponibiliza produtos de vestuário, acessórios e orgânicos
3 de novembro de 2020
Moda e responsabilidade social: Documentário “O Ponto Firme” tem pré-estreia no SPFW N50 em novembro
3 de novembro de 2020

Playground infantil, academia ao ar livre e mesas com jogos de tabuleiro são algumas das atrações de lazer dentro da smart city

Passados mais de sete meses desde o início da pandemia da covid-19, as discussões em torno das opções de lazer com segurança para minimizar os riscos de contágio tomam conta dos principais noticiários, porque ainda se faz necessário conviver com o distanciamento social, uso de máscara e reforço nos processos de higienização. Apesar desse cenário, os moradores da Smart City Laguna, primeira cidade inteligente inclusiva do mundo, que está sendo construída no Ceará pela Planet Smart City, não sentiram tanto as restrições com a diversidade de espaços públicos e abertos disponíveis para lazer no interior da cidade inteligente.

Só para se ter uma ideia, o lugar abriga campo de futebol society, playgrounds, praças e calçadões. Há também mesas com tabuleiros de jogos de dama e xadrez para promover o divertimento de pessoas de qualquer idade. O espaço de jogos, inclusive, é acessível para pessoas com necessidades especiais e por ali vale a regra do compartilhamento. Enquanto alguns jogam nas mesas, outros podem usar a amarelinha tripla ou o labirinto pintado no chão.

Outro lugar que sempre tem a presença dos moradores são as academias ao ar livre. Mesmo com a reabertura gradual de alguns espaços, parte das pessoas ainda acha desnecessário frequentar o ambiente fechado. A solução têm sido frequentar os equipamentos públicos, além de continuar investindo em caminhadas, corridas e passeios de bicicleta pelas vias largas de 60 metros de largura, que foram planejadas com faixas exclusivas separadas para carros, bicicletas e ônibus. O ciclismo, por sua vez, vem dando sinais de agitação nas principais vias, já que a cidade inteligente possibilita o empréstimo de bicicletas, favorecendo a prática de exercícios com segurança.

“Os projetos da Planet Smart City valorizam os espaços ao ar livre, como praças, academias e outros lugares de interação, fazendo com que os moradores tenham uma vida dinâmica e contemporânea. Desde o começo da pandemia não tivemos nenhum problema em relação ao uso dos espaços públicos graças à responsabilidade coletiva e ao senso de pertencimento que são muito fortes entre os moradores” explica Susanna Marchionni, CEO no Brasil da Planet Smart City.

Durante todos esses meses foi possível observar o cuidado dos moradores nos espaços públicos. O uso de máscaras, assim como o distanciamento e o não compartilhamento de objetos pessoais, como garrafas de água, foram importantes para minimizar a proliferação do número de casos dentro da cidade inteligente.

A Smart City Laguna ainda abriga uma escultura instagramável, playground equipado com brinquedos de escalada com piso anti-trauma, pensado para evitar possíveis acidentes durante a correria das crianças. Uma escultura luminosa feita com tanques vazios de 1000 litros e um banco smart com entrada USB para recarga de aparelhos eletrônicos e wi-fi grátis completam a estrutura de lazer.

Sobre a Planet Smart City:

A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social. Seus bairros inteligentes, sustentáveis e socialmente inclusivos são apoiados pelos serviços do Planet App, uma plataforma digital própria que permite que os moradores interajam entre si e com o bairro ao seu redor.

O grupo foi fundado em 2015 pelos especialistas imobiliários italianos Giovanni Savio e Susanna Marchionni e é presidido pelo físico e empresário Stefano Buono.

A Planet Smart City ajuda a resolver a crise global de moradias em países com grandes déficits habitacionais e também trabalha em parceria com desenvolvedores em todo o mundo, para revitalizar distritos já existentes. A empresa é focada na geração de impacto social positivo e criou um formato inovador para projetos inteligentes que pode ser replicado em todo o mundo.

A proposta única da Planet se tornou realidade no Brasil, onde está construindo quatro projetos inteligentes – Smart City Laguna, Smart City Natal, Smart City Aquiraz e Viva!Smart. A empresa também lançou seu primeiro projeto imobiliário na Índia e possui um portfólio ativo na Itália, onde trabalha em parceria com os principais desenvolvedores imobiliários.

Sediada em Londres, a Planet captou 100 milhões de euros desde a sua fundação e está executando um ambicioso plano de expansão, que inclui o lançamento de 30 projetos até 2023, com um marco de oito projetos residenciais de grande escala lançados em 2020.

Saiba mais em: https://www.planetsmartcity.com.br/