Churchill’s cria sinfonia inspirada na Quinta da Gricha

Eventos gastronômicos agitam as Ilhas Cayman durante a baixa temporada no Caribe
15 de outubro de 2018
Carbono lança linha de perfumes para casa
15 de outubro de 2018

Gricha Symphonyé uma música que vem homenagear o terroir da sua Quinta

A Churchill’s acaba de apresentar a Gricha Symphony. Trata-se de um projeto artístico que junta a música ao vinho e que presta homenagem à harmonia do terroir e dos vinhos da Quinta da Gricha, a Vineyard Residence da Churchill’s no Vale do Douro.

A composição da Sinfonia foi inspirada no embardamento das vinhas. Os arames foram vistos como uma pauta e os rebentos das videiras nos arames (os pampos) foram as notas musicais que deram origem à música.

De forma a conseguir traduzir a beleza e harmonia das vinhas em música, a Churchill’s contou com Marina Pikoul, compositora autora da sinfonia. Marina Pikoul, de origem russa há longos anos a viver em Portugal, interpretou a disposição dos cachos de uvas nos diferentes talhões, como se de uma pauta de tratasse. O resultado é uma composição elegante e alegre, na qual se veem representadas todas as características da Quinta da Gricha.

A composição é interpretada por 14 conceituados músicos clássicos, que proporcionaram uma interpretação extraordinária da sinfonia que materializa o terroir da Quinta da Gricha.

Gricha Symphony vem reforçar o carácter diferenciador da Churchill’s no mercado dos vinhos do Porto.

A Quinta da Gricha foi comprada pela Churchill’s em 1999. Desde então, e até hoje nas provas que fazemos desses vinhos, houve um adjetivo que sempre sobressaiu: harmonia. Uma harmonia que tem a essência na frescura e pureza das uvas.” afirma Maria Emília Campos, Co-CEO da Churchill’s Port Wines. “No ano de 2016 finalizamos as obras para restauração da casa da Quinta e decidimos abrir a casa ao turismo. Nesse ano produzimos pela primeira vez um novo vinho da Quinta da Gricha ao qual foi dado o nome de “Gricha” [link]. O lançamento destes dois momentos foi o mote para abordar a empresa The Asteroid, que concebeu este projeto”, explica a também Diretora Comercial da companhia. “Harmonia foi a palavra chave para chegarmos à sinfonia que agora apresentamos. É uma forma de homenagear um terroir único, numa região única no mundo”, conclui.

O videoclip é o culminar deste projeto, ao juntar a música à harmonia da Quinta e do Douro. O filme alia as paisagens ímpares e a natureza com a performance dos músicos, ao som da sinfonia. A fonte da Gricha – local que dá nome à quinta – tem também o devido destaque, sendo o espaço escolhido para a atuação da Orquestra.

Os vinhos da Quinta da Gricha

 

Gricha 2016

Quinta da Gricha Douro Clássico 2016

Porto da Quinta da Gricha Vintage 2016 

Video Gricha Symphony

Sobre Churchill’s

Num mercado onde a maioria dos players estão estabelecidos há muitos séculos, a Churchill’s tem-se distinguido, ao longo dos seus 37 anos de existência, pelos seus vinhos exclusivos, com uma identidade única. Foi essa identidade, com um estilo único e individual, que John Graham quis trazer ao vinho do Porto quando fundou a empresa em 1981.

A aquisição da Quinta da Gricha em 1999 foi um passo importante e fundamental que permitiu à Churchill’s dar início à produção de vinhos do Douro, tornando-os um caso especial de sucesso.

Enquanto jovem que é num setor de concorrentes seculares, a Churchill’s tem-se afirmado com uma postura inovadora e irreverente, através da sua comunicação mais ousada e arrojada. Quanto aos vinhos, o estilo da Churchill’s caracteriza-se pelos vinhos mais elegantes e menos doces.

Sobre Quinta da Gricha

A Vineyard Residence da Churchill’s localiza-se em Everdosa do Douro, entre o Pinhão e São João da Pesqueira, no Vale do Douro. Em 2016 a propriedade foi restaurada de forma a manter a essência desta casa histórica, aliando as suas características de origem com elementos modernos, que faz quem a visita sentir-se em casa. Aberto aos hóspedes durante todo o ano, a Quinta da Gricha oferece a oportunidade de desfrutar do melhor que o Douro oferece.

Sobre Marina Pikoul

Nascida em Moscovo numa família de músicos, Marina iniciou os estudos musicais com apenas 4 anos. Concluiu o curso superior na Escola Profissional Central Musical do Conservatório Superior Tchaikovsky e passou ainda pelo conservatório Nacional Superior de Música em Paris. Aos 17 anos começou a trabalhar profissionalmente como compositora, escrevendo obras para vários músicos, conjuntos musicais e organizações. Desde 1994 leciona ATC e Formação musical em Portugal. A eminente e internacionalmente aclamada compositora russa/portuguesa compôs a sinfonia exclusivamente para Churchill’s.

Sobre os músicos

O projeto contou com a participação de 14 músicos de sete nacionalidades diferentes. Todos eles são residentes no Porto há vários anos, cidade na qual construíram também a sua carreira profissional. Atualmente são conceituados e influentes músicos orquestrais, solistas, professores e músicos de música de câmara. 11 dos músicos são membros permanentes da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Isabel Theissen

Digital Marketing Manager

Churchill Graham, Lda.

Rua da Fonte Nova, 5

4400-156 V. N. Gaia – Portugal

T +351 223 703 641

M +351 910 872 238

www.churchills-port.com

Follow us:

facebook.com/ChurchillGraham
twitter.com/Churchills_Port

instagram.com/Churchills_Port