Christian Louboutin se une a Idris e Sabrina Elba em coleção beneficente

Motocicletas clássicas da Triumph com taxa zero de juros e prestações a partir de R$ 399
17 de junho de 2021
Comer duas maçãs inteiras por dia reduz o risco de desenvolver diabetes em 36%, diz estudo
17 de junho de 2021

Amigos de longa data e inspirados pelo movimento Black Lives Matter, juntos eles lançam uma colaboração intitulada ‘Walk a Mile in my Shoes’, com vendas 100% revertidas para organizações sem fins lucrativos que lutam por um mundo mais igualitário

DE UMA AMIZADE VERDADEIRA …

A amizade entre Christian Louboutin, Idris e Sabrina Elba é de risos, alegria e respeito mútuo. Após se encontrarem há vários anos, o trio atingiu um parentesco instantâneo que vai além das aparições públicas, e que se constrói na solidariedade e nos valores compartilhados.

… PARA CELEBRAR A ESPERANÇA E A EMPATIA

O barulho global que ocorreu em maio de 2020 gerou uma conversa mundial sobre privilégio, injustiça sistemática e racismo. Idris e Sabrina se sentiram compelidos a somar suas vozes e, como um casal negro de grande visibilidade, falaram abertamente sobre a desigualdade global e compartilharam suas experiências de discriminação. Usando suas redes sociais como um veículo para pedir mudanças, o casal participou de bate-papo ao vivo no Instagram com uma das co-fundadoras do movimento Black Lives Matter, Opal Tometi. Eles não sabiam que Christian estava ouvindo naquele momento e, após a palestra, o designer expressou a eles o quão poderosa, comovente e esperançosa tinha sido aquela conversa. 

“Estou orgulhoso de vocês e estou aqui para ajudá-los”, Christian Louboutin disse ao casal. Levando a conversa adiante, os três amigos estavam certos de que queriam retribuir de uma forma que fosse verdadeiramente impactante. Para aumentar a conscientização, beneficiando diretamente as vidas de indivíduos e comunidades cujas vozes são importantes, mas muitas vezes não são ouvidas, eles recorreram às histórias dos grandes líderes Martin Luther King Jr e Nelson Mandela. A dedicação deles à luta pela justiça, igualdade e liberdade inspirou o design, e essa inspiração foi canalizada para co-criar uma coleção edificante de dois capítulos. 

A coleção traz diferentes estilos e apresenta a Strelitzia Reginae, popularmente conhecida como “Ouro de Mandela” – uma bela planta cujo nome referencia o líder sul-africano e passou a simbolizar empatia, esperança e liberdade. Outro destaque é a declaração poderosa: Walk a Mile in my Shoes (ande uma milha no meu lugar, em tradução livre). Esta frase aparece escrita em uma fonte script itálica – e no evocativo vermelho Louboutin. Esse texto faz referência a uma visita de Idris ao memorial de Martin Luther King Jr, em Los Angeles. O trio não está sugerindo que alguém percorra uma milha em seus sapatos, mas que, em vez disso, encare o lema como um chamado à ação, um apelo para apoiar as vítimas da brutalidade policial e da injustiça racial nos Estados Unidos, os pequenos agricultores e seus filhos na Somália, os jovens carentes na Inglaterra e as crianças órfãs e meninas em Serra Leoa.

… PARA UMA COLEÇÃO COM SIGNIFICADO …

Para Christian e os Elbas, é importante que eles usem suas posições para defender organizações que já estão fazendo uma diferença inacreditável para aqueles dentro de suas comunidades. Cem por cento da renda obtida com esta coleção irá diretamente para cinco organizações sem fins lucrativos. A instituição de caridade de ajuda humanitária Be Rose apoia pessoas vulneráveis que precisam de assistência emergencial e capacita viúvas a cuidar de suas famílias por meio do agronegócio. Perto do coração de Idris e enraizado em sua herança de Serra Leoa, a Purposeful é uma organização de base que fornece orientação para meninas. O patrocínio de Idris ao The Immediate Theatre, em East London, reforça a mensagem de que o acesso às artes deve estar disponível para todos. As raízes de Sabrina se refletem nos esforços contínuos da Somali Hope Foundation para fornecer acesso à educação para crianças carentes. Fundada por Harry Belafonte, a missão do Gathering for Justice para acabar com o encarceramento infantil, centrando a não-violência como uma base para o envolvimento cívico e de justiça social, torna-a uma organização que está perto do coração de Christian. 

Os amigos querem instigar mudanças significativas por meio de soluções práticas. Eles estão otimistas de que a ação realizada por indivíduos e comunidades ajudará a direcionar um rumo forte em direção a uma mensagem global de igualdade e, como observa Christian: “Um verdadeiro sentido de responsabilidade”.

SOBRE OS PARCEIROS BENEFICIÁVEIS:

IMMEDIATE THEATRE

Estabelecido em 1996, o Immediate Theatre trabalha com jovens e comunidades em Hackney e East London para garantir o acesso de todas as artes e atividades artísticas que quebram barreiras e envolvem as pessoas no debate. A visão do Immediate Theatre é para uma sociedade onde pessoas questionadoras, articuladas e motivadas criam e colaboram para construir comunidades prósperas. A renda da coleção The Walk a Mile in My Shoes apoiarão “Can I walk in your shoes?”, uma produção artística multidisciplinar que explorará as esperanças e sonhos de jovens que vivem em Hackney, no leste de Londres, e identificará as barreiras que eles enfrentam para alcançar suas aspirações. Usando teatro, filme e mídia social, os jovens explorarão as injustiças sociais ainda prevalentes que experimentam e, ao fazê-lo, identificarão um futuro com propósito e prosperidade.

BE ROSE INTERNATIONAL FOUNDATION

Com sede em Maryland, EUA, com escritórios na Nigéria e Serra Leoa, África Ocidental, a Be Rose International Foundation foi criada em 2012 com uma visão clara e singular: “Oferecer esperança para pessoas que desistiram da vida e acreditam que simplesmente não podem sobreviver a isto.” Eles fornecem ajuda humanitária para pessoas que precisam de assistência de emergência, como fornecimento de comida, aluguel e assistência de utilidade para os vulneráveis nos EUA. A renda da coleção The Walk a Mile in My Shoes irá apoiar o programa de café da manhã gratuito da sede de Be Rose, em Serra Leoa, para garantir uma refeição matinal nutricional para os alunos cujos pais não podem pagar as despesas. Também apoiará o programa Agronegócio para viúvas, um projeto de empoderamento que visa atingir dois objetivos amplos; elevar a vida das viúvas e suas famílias e aumentar a produção de alimentos para conter a fome, a insegurança alimentar e a saúde precária.

PURPOSEFUL

Estabelecido em 2016, o Purposeful é um centro de construção de movimento feminista para meninas adolescentes. Eles amplificam as vozes das meninas, fortalecem sua resistência, constroem solidariedade entre os movimentos de garotas, catalisam a filantropia colaborativa e apoiam a inovação na programação de base com e para meninas. Os rendimentos da coleção The Walk a Mile in My Shoes irão apoiar os Karo Kura Girls Circles, em Serra Leoa. Girls Circles é um programa de espaço seguro liderado por mentoras de mulheres jovens que apoia 15.000 meninas marginalizadas no país – incluindo mães adolescentes e meninas que vivem em áreas muito rurais, sem acesso à escola. A iniciativa é apoiada pela plataforma de mídia Karo Kura, um drama de rádio semanal e talk show enraizado na cultura de Serra Leoa, que está mudando crenças e comportamentos sobre a infância. O conteúdo do rádio é acessado por meninas e mentores em espaços seguros de smartphones especialmente distribuídos para mais de 500.000 membros da comunidade em todo o país.

SOMALI HOPE FOUNDATION

Desde 2008, a Somali Hope Foundation (SHF) tem se dedicado a fornecer acesso à educação gratuita, de qualidade e equitativa para os jovens nas áreas rurais da Somália. Eles são uma instituição de caridade canadense comprometida em levar esperança por meio da educação. Os rendimentos da coleção Walk a Mile in My Shoes irão apoiar a Somali Hope Academy, fundada em 2012 em Bursalah, Somália, para fornecer educação gratuita para mais de 700 alunos matriculados. Em 2021, eles estão comemorando sua primeira turma de formandos. Os recursos também serão direcionados ao Comitê de Educação Comunitária (CEC), que trabalha com grupos locais para oferecer uma variedade de programas que incluem RCP / Primeiros Socorros, educação básica de adultos, treinamento vocacional, cursos de saúde e higiene, assistência em desastres, café da manhã programas, e um poço para fornecer água potável.

GATHERING FOR JUSTICE

The Gathering for Justice é uma organização fundada em 2005 por Harry Belafonte depois que ele testemunhou uma reportagem de uma menina negra de 5 anos sendo algemada e presa em sua sala de aula na Flórida, por “ser indisciplinada”. A missão do Gathering for Justice é construir um movimento para acabar com o encarceramento infantil, enquanto trabalha para eliminar as desigualdades raciais que permeiam o sistema de justiça. Os rendimentos da coleção Walk a Mile in My Shoes irão apoiar a Justice University, uma escola de movimento intergeracional, interseccional e intercultural para o século 21, organizada pelo The Gathering for Justice. O currículo é projetado para aprofundar o pensamento social e, ao mesmo tempo, elevar as pessoas que foram afetadas diretamente pela injustiça como especialistas e professores. Quer sejam seus cursos de libertação negra, feminismo chicano, organização 101 ou não-violência kingiana, o currículo da Justice University fornece uma base fundamental e uma conexão com o legado do passado necessárias para avançar coletivamente.

PARCEIRO ADMINISTRATIVO – GLOBAL GIVING

Todos os rendimentos da coleção Walk a Mile in My Shoes serão direcionados ao parceiro administrativo GlobalGiving para distribuição a todas as cinco instituições de caridade que se beneficiam desta campanha, sob o nome de Fundo Walk a Mile in My Shoes apoiado por Christian Louboutin e Sabrina & Idris Elba. A GlobalGiving é uma organização sem fins lucrativos que apoia outras organizações sem fins lucrativos, conectando-as a doadores e empresas. Desde 2002, ajudam organizações de confiança lideradas por comunidades do Afeganistão ao Zimbábue (e centenas de lugares entre eles) a acessar as ferramentas, o treinamento e o apoio de que precisam para tornar nosso mundo um lugar melhor.

Para acessar o site oficial de Walk a mile in my shoes, basta scannear o QR Code:

créditos fotos: Julien Vallon/Louboutin