Cheiro de milhões: Mercado de sabonetes visa lucrar cerca de US$ 55,29 bilhões até 2027

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O mercado de sabonetes está ascensão no segmento de cosmética e saúde

Impossível imaginar uma rotina de cuidados pessoais sem o sabonete. Ele faz parte do nosso cotidiano desde a pouca idade, sendo um dos maiores aliados na hora de zelar pela higiene pessoal. Porém, não apenas isso! Ele também é um dos elementos principais nos cuidados de beleza e intimamente relacionado com a manutenção do bem-estar. São tantos atributos, que muitas vezes esquecemos particularidades sobre esse legítimo integrante do nosso dia-a-dia.

Existe todo um universo erguido ao redor desse item, cuja função prioritária é a da limpeza e higienização. Contudo, no mercado já é possível observar sabonetes detendo outras funções. Dentre elas, a de clareamento, calmante da pele, cicatrizante, anti-inflamatório ou mesmo como um bom produto hidratante.

Como o primeiro elemento de limpeza ao qual somos introduzidos mesmo na infância, ele acompanha a vida longa de toda pessoa. E seu uso é contínuo mesmo quando fora de casa. Ao visitar amigos ou a família, em viagens para fora… O sabonete vai sempre pertencer ao seu enxoval de hotel. E como o primeiro dos itens! Nada mais comum que devido a sua importância, exista um mercado muito lucrativo ao redor dele.

Sabonetes movimentam milhões no mercado

De acordo com pesquisa do Euromonitor International, o Brasil movimenta cerca de US $30 bilhões de dólares no mercado de beleza e cuidados pessoais. Esse é o valor de vendas do varejo ao final de 2018. O país fica atrás do Japão, da China e dos Estados Unidos com seus impressionantes US $89,9 bilhões de dólares. A Euromonitor International ainda discorre que as próximas tendências globais do segmento vão seguir a linha dos posicionamentos éticos, atributos orgânicos e engajamento pela via digital.

Quando ao mercado específico de sabonetes, ele arrecadou cerca de US $34,09 bilhões de dólares em 2019 e constrói a projeção de US $55,29 bilhões para o ano de 2027. As possibilidades do produto colaboram com tamanho crescimento. Sabonetes em cores sortidas, de efeito hidratante, ou até mesmo aqueles que tentam evitar o envelhecimento precoce da pele são uma área de investimento. Estes são dados divulgados pela Fortune Business Insights. O mesmo revelou que existem um apelo maior por certo tipo específico de sabonete.

Outra curiosidade sobre o mercado de sabonetes é que a maioria dos produtos são utilizados para banhos, e também para lavar as mãos. Esse mercado cresceu bastante nos últimos tempos, mesmo que a utilidade para o corpo componha 76% da intenção de uso. Vale a pena lembrar que sabonetes são usados para combater alergias, como cuidado extra para aqueles com imunidade comprometida e são um mercado estável na linha de cuidados envolvendo o bem-estar infantil.

O uso desse produto ganhou considerável reforço após a conscientização global de higiene provocada pelo mundo pelos efeitos da pandemia de COVID-19. Todo mercado respondeu, proporcionando uma imensa variedade de produtos para atender a nova demanda.

Tipos de sabonete e suas variadas funções

Qual seria o tipo de sabonete mais amado pela população atualmente? O sabonete líquido! Os consumidores associam o sabonete líquido com um nível mais refinado de higiene. Ademais, uma pequena quantidade de líquido é suficiente para formação de espuma, além da premissa que eles podem durar mais. O aumento em sua demanda não deixa de lado a sua praticidade.

Essa afirmação do Fortune Business Insights pode acabar levando a seguinte pergunta: afinal, qual a diferença entre o sabonete líquido e aquele em barra? Os líquidos encontram substâncias tensoativas sintéticas em sua composição. Ou seja, eles são derivados de componentes do petróleo. Ademais, o sabonete líquido é dono de um pH mais aproximado do pH de nossa pele. Como efeito, ele evita que a pele fique ressecada.

O sabonete em barra, por sua vez, possui gordura saponifica em sua constituição. “Gordura saponificada” seria uma ação química feita pela mistura de óleos + base. Comumente, essa base é a soda cáustica. Essa linha de sabonetes colabora bastante na limpeza devido ao seu poder tensoativo, mas por deter um pH de maior potência alcalina, ele pode irritar mais a pele. Entretanto, sabonetes líquidos que utilizam tensoativos da mesma origem de sulfato podem causar até alergias. Ou seja, a melhor escolha dependerá do consumidor e do que considera melhor para melhorar sua higiene.

E o que há no sabonete para fora do nicho de mercado, ou higiene pessoal? Uma resposta muito rápida seria a decoração, claro! Ele não existe apenas para sua utilidade primária, como para tornar o ambiente um lugar mais agradável e cheiroso. Imagine uma recepção perfumada, uma noite com o namorado ou namorada, ou mesmo aquela cesta de presentes que vai ficar na memória. O sabonete não cuida apenas da pele, mas também pode ficar na lembrança como um presente carinhoso ou parte da memória de uma viagem agradável.

Ou seja: apesar de um item tão comum, nos esquecemos muitas vezes do poder que um bom sabonete pode ter. Seja para guardar na memória o efeito de um bom produto no pós banho, ou para lembrar daquele conjunto de hotel que gostaria de levar para todo canto. Sabonetes movimentam memórias, alimentam mercados, cuidam de crianças em formação e protegem quem usa!

Foto: Freepik