Chef Angela Barreto sugere Empadovo de Bacalhau para Páscoa

Aulas gratuitas pelo Youtube serão oferecidas pela Federação Internacional de Krav Magá
3 de abril de 2020
Idosos em quarentena: rotina de autocuidado deve incluir descanso e hidratação de pernas e pés
3 de abril de 2020

Versatilidade é a marca da Chef Angela Barreto

Apaixonada por cozinhar desde criança, a chef Angela Barreto optou por fazer da gastronomia sua principal atividade após uma transformação em sua vida. “Sou formada em moda e trabalhei 17 anos na área de confecção fazendo o que gostava e sempre me aperfeiçoando. Porém, sempre me mantive próxima ao mundo da gastronomia, minha primeira paixão. No ano de 2012, tive problemas de saúde e precisei ficar na fila para um transplante de fígado. Foram dois anos em tratamento até que em dezembro de 2013, consegui o doador. Entre os períodos de internações, meditei sobre minha vida, principalmente sobre minha realização profissional. Decidi que se eu tivesse a chance de viver faria o que mais amava na vida, que é cozinhar e assumiria essa como minha profissão”, explica.

A chef Angela relata que, ainda assim, a decisão não foi fácil. Muitas dúvidas e medos surgiram especialmente por ser mulher e ter mais de 40 anos. Ela sabia que começar uma nova profissão e conquistar espaço no mercado seriam tarefas complicadas, mas não desistiu. Em junho de 2014, ainda em recuperação do transplante, iniciou a faculdade de gastronomia. “Terminei a graduação e fiz inúmeros cursos profissionalizantes. Ganhei experiência trabalhando em restaurantes e bistrôs importantes. O primeiro como Chef de Cozinha foi o Ashram, o que foi fundamental para a minha formação e, em 2016, iniciei minha pós-graduação em Cozinha Brasileira”,conta.

Em 2018, Angela se tornou Chef no bistrô Cravo e Canela, onde buscou aprimorar ainda mais a sua técnica. Em 2019, iniciou mais uma pós-graduação, dessa vez em Cozinha Internacional. No mesmo ano, Angela passou a comandar a equipe de um renomado restaurante como Chef de Cozinha.

A profissional é reconhecida tanto por seus cursos para iniciantes como também pelos cursos profissionalizantes, encontra tempo para dar aulas no Fundo Social de São Caetano do Sul, além de ministrar oficina de culinária na Ong Pequeno Cidadão, que atende crianças carentes, e terminar a faculdade de Cozinha Internacional. Além disso, é Personal Chef e realiza eventos corporativos.

Angela acredita que um dos seus principais diferenciais é atuar na gastronomia e na confeitaria. Muitos chefs atuam apenas em um dos dois segmentos. De perfil versátil, a chef tem conhecimento em confeitaria, gastronomia brasileira, gastronomia internacional, panificação, diet e light, festas, cathering, banquetes, churrasco, entre outros. Meu objetivo eh trazer mais afeto e prazer para a vida das pessoas ao tornar acessíveis os sabores da gastronomia profissional. É a maneira que encontrei de retribuir o amor que Deus através de um milagre fez por mim”, finaliza.

Empadovo de Bacalhau

Massa:

500gr de farinha de trigo

250gr de manteiga gelada sem sal

2 ovos

30ml de água (se precisar)

5 gr de sal

1 gema para pincelar

Recheio:

400gr de bacalhau dessalgado e desfiado

3 dentes de alho picados

1 cebola picada

1/2 pimentão vermelho picado

1/2 xícara de azeitona preta picada

Pimenta do reino a gosto

Salsa a gosto

Azeite

150gr de requeijão cremoso

Massa: Em um bowl misture a farinha com o sal. Adicione a manteiga em cubos gelada e misture com a ponta dos dedos até ficar uma textura de areia. (Não sovar a massa), apenas agregue os ingredientes. Se a massa não se unir e precisar coloque a água aos poucos até ficar uma bola. Leve para gelar em filme plástico por 30 min.

Recheio:

Numa panela coloque o azeite e refogue, a cebola, o alho, o pimentão, a azeitona. Adicione o bacalhau e deixe no fogo uns 3 min. Tire do fogo. Adicione a salsa e o requeijão misturando bem. Deixe esfriar.

Abra a massa com um rolo e forre uma forma de alumínio em formato de meio ovo, deixe massa para fechar o ovo e decorar. Recheie com o bacalhau. Cubra o ovo com o restante da massa fazendo detalhes.

Pincele com gema. Asse em forno pré aquecido a 180• por 25 min ou estando dourado.