Cenário paradisíaco e natural de Tulum foi o ponto de partida para a criação de ambiente assinado pelo escritório Joe Filho Arquitetos na CASACOR São Paulo 2022

Com moda dos festivais, Catwalk Brasil apresenta novos modelos ao mercado
6 de julho de 2022
ASICS Sportstyle x AFEW lançam GT-II™ “Uplifting Pack”
6 de julho de 2022

Com elementos que remetem ao cenário praiano e as ruínas maias da cidade mexicana, os arquitetos Joe Filho e Talitha Cassettari trazem, para a sua primeira participação da CASACOR, o projeto Baño Tulum

A cidade mexicana de Tulum é famosa por seu extraordinário cenário que revela a riqueza e a magnitude dos elementos naturais. Marcada por praias paradisíacas com mar azul e a história contada pelo sítio arqueológico maia, o destino é verdadeiramente impactante para a vida de visitantes que buscam dias incríveis, recordações e a mais plena reconexão com a natureza. Durante um Réveillon, o arquiteto Joe Filho, à frente do Joe Filho Arquitetos, teve contato direto com a leveza e o aconchego que o destino o proporcionou, resultando na forte ligação que trouxe dentro de si.

Imbuído no significado da expressão ‘Infinito Particular’, junto com sua sócia, a também arquiteta Talitha Cassettari, as referências transformadoras inspiraram a estreia dos profissionais na CASACOR São Paulo 2022. Batizado de Baño Tulum, o ambiente de 35 m² ressalta a valorização da simplicidade a partir de um olhar elegante. “Consideramos que nosso projeto reflete o sentido que move a temática dessa edição do evento. Em cada detalhe, nosso intuito foi justamente o de motivar os visitantes a terem alguns minutos de escape, aconchego e tranquilidade em meio à selva de pedra que é São Paulo”, comenta Joe. O anseio da dupla é que cada um possa encontrar, dentro de si, o autoconhecimento e as reflexões tão necessários para nosso crescimento e evolução enquanto seres humanos.

Na entrada do Baño Tulum, destaque para o efeito decorativo das luminárias em palha e a obra, em macramê, que adorna a antessala |

Foto: Renato Navarro

O Baño Tulum se divide em duas partes – uma antessala e as cabines reservadas para uso dos visitantes –, onde a leveza dos materiais remete ao que realmente importa, deixando o ambiente ainda mais acolhedor. Com pedras naturais, paisagismo, cores, texturas, peças de mobiliário e decoração artesanal em fibras diversas, o espaço evoca a serenidade em sua proposta arquitetônica.

Ao ingressar na antessala, é possível observar como o ambiente concebido por Joe e Talitha exprime toques sutis que tornam prazerosa a experiência de permanecer no Baño Tulum. Com a entrada em formato de arcos e a paleta neutra, com nuances de bege e areia que remetem ao cenário magnífico das praias de Tulum, o público é transportado a vivenciar as sensações de calma e bem-estar. Os revestimentos seguem a mesma composição cromática, marcada ainda pela presença da pedra madeira amarela bruta natural, capaz de emanar uma estética rústico-chique, como denominam os arquitetos. Combinado com esses materiais, a Textura Design, da Coral, remete à areia e as texturas naturais da cidade bastante próxima a Cancun.

Decoração das cabines do Baño Tulum, com o efeito da iluminação e das esculturas em palha | Fotos: Renato Navarro

Evidentemente, o mobiliário caminha na mesma intenção de instigar o imaginário das pessoas, levando-as a viajar, sem sair do lugar, e contemplar aquilo que realmente importa. Com uma essência artesanal, o mobiliário, em tom fendi, da Biasa Home, foi produzido em fibras naturais e importado de países asiáticos. “Foi inegável não promover essa conexão que o litoral dessa região denota”, avalia Talitha.

Além disso, os itens decorativos, também constituídos por elementos naturais e o modo manual de produção, foram fundamentais conceber a alma do ambiente, uma vez que a seleção realizada pela dupla do escritório conta com poder de cativar. Na delicadeza do feito à mão, os arcos da entrada receberam a companhia marcante da obra ‘Deusa Ixchel’, tecida em macramê pela artista Lia Khey, que demorou três meses para ser executada. Na iluminação, a suavidade de luminárias de palhas vindas de Bali, ilha da Indonésia, que protagonizam desenhos derivados do reflexo com a luz.

Com cinco cabines reservadas, incluindo uma com estrutura de acessibilidade PCD, as bacias com caixas acopladas marrom fosco (Deca) foram combinadas com o verde que recobre as paredes. Acompanhando o traço da sutileza ressaltada pelos arquitetos, cada unidade recebeu uma escultura em palha que ornamenta o espaço. Na parte de fora, a meia parede de pedra madeira amarela bruta se mescla à instalação da cuba de piso, também na cor marrom fosco, é complementada pela modernidade da torneira de piso na cor cobre e pelos espelhos iluminados. “Além da modernidade, os itens Deca foram perfeitos para atender às especificações do projeto, uma vez que, por estarmos em um prédio tombado, recorremos a um piso elevado para comportar a infraestrutura de toda hidráulica, o que nos levou ao uso desses imponentes modelos”, explica Talitha.

Na área de uso comum, a disposição das cubas e as torneiras de piso, da Deca | Foto: Renato Navarro

Uma vez que o ambiente estabelece uma ligação com todos os sentidos, o clima cool de Tulum também será ativado pela playlist composta por trilhas e efeitos sonoros que o arquiteto carrega como memória afetiva após sua viagem. “Dessa maneira, podemos proporcionar uma experiência sensorial ainda mais completa aos visitantes”, explana Joe.

 

Uma concepção sustentável

O uso de elementos naturais, como as fibras de palha e linho, foram introduzidos no projeto do Baño Tulum dentro de uma visão responsável que rege o infinito particular. Desde a seleção de itens e materiais regidos pelo compromisso com o meio ambiente, tudo foi analisado criteriosamente. A iluminação 100% em LED favorece a melhor eficiência energética e o MDF, da Duratex, conta com diversos selos de sustentabilidade. Já as pedras naturais foram escolhas acertadas, apresentando vida longa e baixo custo de manutenção. “Após a finalização da mostra, vamos reutilizar todos os materiais – desde aqueles de obra até os decorativos –, seja por meio de doações ou com o aproveitamento em novas obras capitaneadas por nosso escritório”, conclui Talitha.

Fornecedores:

• Biasa Home (mobiliário e decoração) – @biasahome

• Cláudia Gonzalez (mão de obra cortinas e almofadas) – @claudiagonzalezatelier

• Coral (tintas e texturas) – @tintascoral

• Deca (louças e metais) – @decaoficial

• Europa Vision (espelho PCD) – @europa_vision

• Fernanda Pereira de Almeida (paisagismo) – @fernandapereiradealmeida_

• Gemini Construtora (mão de obra e execução) – @geminoconstrutora

• Lia Khey (arte em macramê) – @liakhey

• LLUMtech (iluminação)- @bronzeartellum

• LuManu Planejados (marcenaria) – @lumanuplanejados

• Lumitenzi (Tela Tensionada) – @lumitenzi_oficial

• Portinari (revestimento piso) – @ceramicaportinari

• Salvabras (proteção de pisos) – @salvabras

• Van de Velde (espelhos iluminados) – @vandeveldeoficial

• Vila Nova Tecidos (cortinas e almofadas) – @villanovatecidos

 

Sobre Joe Filho Arquitetos

Formados em Arquitetura e Urbanismo, Joe Filho e Talitha Cassettari iniciaram a amizade durante a faculdade. Ao longo dos anos, somando as experiências e desafios profissionais trilhados pelos dois, hoje seguem à frente do escritório que soma 12 anos de história.

Com foco sempre em implementar conceitos inovadores em cada projeto e, ao mesmo tempo, resgatar elementos que contam história, a dupla apresenta ampla bagagem na realização de trabalhos comerciais e residenciais. Pautados com o compromisso de conectarem-se aos seus clientes, partem em busca do estilo de identificação para cada projeto. Dessa forma, reafirmam a importância de destacar a coesão, a identidade e o propósito para o bem-estar de todos.

 

Fone: (11) 91456-5005

https://joefilhoarquitetos.com.br/

@joefilhoarquitetos

 

Serviço 35ª edição CASACOR São Paulo

Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073

Localização Baño Tulum: ao final do circuito, ambiente nº 48, ao lado da Dona Deola

Período de visitação: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Horário: terça a sábado, das 12h às 22h | domingo, das 11 às 21h