Cavaliers anunciam Anderson Varejão como Consultor de Desenvolvimento de Atletas e Embaixador Global

Letrox, primeira versão impressa de Wordle e Termo do Brasil, está disponível nas lojas pela Coquetel
18 de janeiro de 2023
Tons neutros e uma pegada artesanal estão entre as tendências de decoração para 2023
18 de janeiro de 2023

Capixaba volta a Cleveland para exercer função após se aposentar da NBA com 14 anos como jogador, incluindo 13 brilhantes temporadas como membro dos Cavaliers

O Cleveland Cavaliers contratou Anderson Varejão para as funções de Consultor de Desenvolvimento de Atletas e Embaixador Global, anunciou nesta sexta-feira, dia 13, Koby Altman, presidente de Operações de Basquete dos Cavaliers, na Cleveland Clinic Courts. O pivô e ídolo dos fãs, que tem longa história com a franquia, volta ao Cleveland em tempo integral após se aposentar de uma carreira de jogador de 14 anos para ajudar em esforços internacionais de parcerias da organização. Os Cavaliers vão homenagear Varejão com uma cerimônia especial e um vídeo de tributo no intervalo do confronto entre Cavs e Milwaukee Bucks, no sábado, dia 21 de janeiro, na Rocket Mortgage Fieldhouse.

– Andy incorpora tudo que a cidade de Cleveland apoia e vai além, e não poderíamos estar mais entusiasmados em trazer sua experiência, sua liderança e seu caráter de volta à família Cleveland Cavaliers – afirmou Altman. – Sua ética de trabalho contagiante e compromisso com a nossa comunidade conquistou para ele um lugar de direito na estrutura dessa organização e em todo o nordeste de Ohio, e seu impacto no jogo internacionalmente beneficiará nosso alcance global. Estamos entusiasmados em receber Andy e sua família de volta em tempo integral aos Cavaliers.

Em sua nova função, Varejão estará ao lado de treinadores, do front office e dos jogadores do Cavaliers em várias funções de desenvolvimento em quadra durante a temporada, além de viagens internacionais para atividades de basquete e corporativas. Varejão também ajudará os Cavaliers em sua missão contínua de desenvolver o basquete globalmente, inclusive na América Latina. A organização lançou um canal oficial do time português no Instagram chamado @cavsinbrasil em parceria com a premiada agência digital e de mídia social brasileira Play9. O canal, repleto de novos conteúdos diários e cobertura de jogos, já tem mais de 16 mil seguidores desde o lançamento em outubro passado.

– Em Cleveland, vimos em primeira mão a paixão que os torcedores brasileiros têm pelo basquete ao torcer por seu herói, Anderson Varejão, durante sua incrível carreira de 14 anos na NBA – disse Nic Barlage, CEO da Rocket Mortgage FieldHouse, do Rock Entertainment Group e do Cleveland Cavaliers. – Ao celebrarmos Andy e tudo o que ele significou para nossa franquia, estamos comprometidos em ajudar a desenvolver o esporte em todo o mundo de uma forma autêntica e cuidadosa. Nossa esperança é que possamos criar organicamente gerações de novos fãs do Cavs internacionalmente que continuarão com a mesma paixão pelo jogo que Andy trazia para a quadra todas as noites.

– Estou emocionado e honrado mais uma vez por fazer parte da família Cavaliers – disse Varejão. – Esta é uma oportunidade única de começar um novo capítulo da minha vida com a equipe que amo e na cidade que amo. Quero agradecer a Dan Gilbert, Koby e Nic por receberem a mim e minha família de braços abertos de volta ao nordeste de Ohio. Estou realmente empolgado por estar de volta aqui, onde tudo começou, e contribuir para o crescimento do basquete em áreas que ocupam um lugar significativo em meu coração.

Em seus dias como jogador do Cleveland, Varejão foi figura importante nas equipes que alcançaram, de forma consecutiva, ao menos 60 vitórias na temporada regular (66-16 em 2008-2009 e 61-21 em 2009-2010) e seis equipes de Playoffs (2005 a 2010 e 2015), incluindo duas finais da Conferência Leste (2007 e 2009) e a primeira aparição da franquia nas Finais da NBA durante os Playoffs de 2007. Ao longo de 13 temporadas com os Cavaliers, Varejão disputou 596 jogos na temporada regular (208 como titular), com médias de 7,5 pontos e 7,5 rebotes em 24,9 minutos por jogo. Apelidado de ‘Wild Thing’ (Coisa Selvagem), Varejão ainda está entre os 10 líderes de todos os tempos do Cavaliers em rebotes ofensivos (quarto lugar com 1.486), rebotes defensivos (sétimo lugar com 2.968), total de rebotes (sexto lugar com 4.454), jogos disputados (oitavo lugar com 596), tocos (oitavo lugar com 399) e roubos de bola (oitavo lugar com 529).

O brasileiro ganhou as honras de ser indicado para o ‘Segundo Time de Defesa da NBA 2009-2010’ e é um dos recordistas de rebotes da equipe em um só jogo, com 25 em 2 de janeiro de 2014, contra o Orlando Magic. Além disso, Varejão disputou 71 jogos de Playoffs com o Cleveland e está entre os líderes de todos os tempos da pós-temporada dos Cavaliers em partidas disputadas (71, empatado em quarto lugar), roubos de bola (67, em quarto lugar), rebotes ofensivos (147, em quarto lugar), rebotes defensivos (258, em sexto lugar), total de rebotes (405, em sexto lugar) e tocos (39, empatado em sétimo lugar).

Anderson Varejão deu seus primeiros arremessos no Clube de Regatas Saldanha da Gama (Vitória-ES). De lá, saiu para o Franca Basquete (Franca-SP), onde despontou na categoria adulta e chegou à Seleção Brasileira. De Franca para a Europa, onde conquistou diversos títulos jogando pelo F.C. Barcelona, que inclui o título de ‘Melhor Jogador’ da Liga ACB em 2001-2002 (Espanha), Varejão foi escolhido pelo Orlando Magic na 30ª escolha geral no Draft da NBA de 2004 antes de ser adquirido pelos Cavaliers em uma troca em 23 de julho de 2004.

Além de 13 Temporadas da NBA em Cleveland, Varejão teve uma breve passagem pelo Golden State Warriors, onde atuou em 36 jogos durante partes das temporadas 2015-2016 e 2016-2017, bem como 17 partidas de pós-temporada durante as Finais da NBA pelos Warriors em 2016. Após sua passagem pelo GSW, Varejão jogou pelo Flamengo na liga NBB (Novo Basquete Brasil) em 2017-2018 e 2018-2019, sendo campeão ‘MVP’ do All-Star Game, campeão da Copa Super 8 e do NBB 2019. Em 2021, disputou sua última partida pela Seleção Brasileira, no Tokyo 2020 Olympics Qualifier, na Croácia. Varejão representou o Brasil por mais de 20 anos.

cavs.com

Nathaniel S. Butler / NBAE Getty/Images