Caso raro: Hospital Santa Cruz realiza cirurgia cardíaca em gestante de 27 semanas

Roteiro para comer bem na Páscoa em Curitiba
17 de abril de 2019
Melitta lança microlote de café Lua de Sangue, edição especial e limitada com venda exclusiva no e-commerce
17 de abril de 2019

Defeito grave na válvula mitral precisava ser corrigido imediatamente ou prejudicaria o desenvolvimento do bebê, podendo até mesmo causar a morte da paciente

As equipes de cardiologia clínica, cardiologia intervencionista, cirurgia cardíaca e obstetrícia do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), realizaram uma cirurgia para correção de um grave defeito na válvula mitral em uma paciente com 27 semanas de gestação. O caso é considerado raro e inovador porque os médicos não utilizaram técnicas de cateterismo convencional ou circulação extracorpórea de sangue – comum nesse tipo de procedimento, porém incompatível com a vida do bebê no útero. Com um pequeno corte e o auxílio de um cateter, a equipe de especialistas conseguiu corrigir o problema e salvar a mãe e a criança.

Segundo o cardiologista do Hospital Santa Cruz, Dr. Valdir Lippi Júnior, a paciente chegou ao consultório com quadros graves de falta de ar e acúmulo de líquido no pulmão, o que colocava ela e o feto em perigo. Como no último trimestre de gestação o volume de sangue circulante na mãe aumenta em até 50%, era preciso fazer o reparo imediatamente. “Antes de fazer o procedimento, passamos dois meses estudando o caso e realizando inúmeros exames, para termos certeza de que o risco era pequeno e não havia contraindicação física para a paciente”, explica Dr. Lippi Júnior, que coordenou o caso.

A equipe médica tentou resolver o problema por meio de um cateterismo convencional, mas “uma rara variação na anatomia do coração da paciente, causada justamente pela válvula fechada e não tratada, impediu esse tipo de acesso”, conforme explica o cardiologista intervencionista Dr. Luiz Lavalle, que compôs a equipe. Sem acesso por cateter e com a impossibilidade de realizar a cirurgia de peito aberto, com uso de circulação extracorpórea, a equipe médica coordenada pelo Dr. Lippi Júnior precisou construir uma solução híbrida e pouco convencional para o caso.

“Fizemos uma abertura pequena no tórax, atingindo a ponta do coração, e entramos com o cateter balão. Fizemos a dilatação em posição invertida e o mantivemos lá dentro com uma guia metálica, algo impensável para a conduta tradicional”, explica Dr. Lavalle. “Conseguimos, com uma técnica de contra-fluxo, que não é usual para esse caso, fazer a expansão da válvula mitral com sucesso”, completa Dr. Lippi Júnior.

A cirurgia foi realizada com o auxílio de mais sete profissionais, entre cardiologistas, hemodinamicistas, cirurgiões e obstetras. “O procedimento demorou cerca de 2 horas. O trabalho sincronizado de todos esses profissionais foi muito importante porque, em caso de alguma intercorrência, teríamos apenas poucos minutos para fazer o parto, colocar a paciente em circulação extracorpórea e corrigir o problema valvar”, destaca o cirurgião cardíaco do Hospital Santa Cruz, Dr. Vinícius Woitowicz, que também participou do procedimento.

Por isso, as equipes de obstetrícia e neonatologia estavam a postos para qualquer emergência. “Preparamos o bebê para a cirurgia da mãe com medicamentos para maturação pulmonar e neurológica. Durante o procedimento realizamos também a proteção abdominal e a monitorização fetal contínua”, descreve o obstetra do caso, Dr. Diego Esteves. O procedimento foi um sucesso, assim como a recuperação da paciente. “Após a expansão da válvula, ela seguiu com a gestação até 35 semanas, quando a cesárea foi realizada”, completa o obstetra.

Entenda o caso

A válvula mitral é responsável por separar o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo, impedindo o refluxo do sangue bombeado pelo coração. O defeito pode possuir múltiplas causas, podendo ser desde uma malformação da válvula, infecções ou até sequelas de doenças reumatológicas. Pode ser descoberto em exames de rotina ou após o aparecimento de falta de ar, arritmia e cansaço. Neste caso, foi exatamente o que aconteceu com a paciente, que até então não tinha o diagnóstico.

“Com 33 anos e uma rotina tranquila, a paciente não convivia com os sintomas até receber a sobrecarga natural da gestação, como o aumento de peso e de líquido. Realizamos um procedimento provisório, para que ela conseguisse tolerar a gestação até o final sem gerar riscos, nem para ela nem para o bebê. Em um segundo momento, ela provavelmente terá de fazer a troca da válvula”, aponta Dr. Lippi Júnior.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.