CASACOR SC: Gabriel Bordin retrata a serenidade estética da tradição japonesa na Casa Yugen DECA

Frio intenso aquece vendas de cafés especiais no Sul do Brasil
2 de agosto de 2021
Exumas, nas Bahamas, é um luxuoso e turístico refúgio para quem busca experiências exclusivas
2 de agosto de 2021

Yugen, um importante conceito da estética tradicional japonesa, é expressão de profundidade, do que não pode ser traduzido, e do abstrato que transita da filosofia à arte

Através da contraposição da sombra, com os intervalos de luz produzidos pelas janelas, e de uma superfície iluminada na cozinha, revelada como paisagem oculta, a Casa Yugen Deca de Gabriel Bordin faz um convite não verbal ao espaço, em que se pode vislumbrar a beleza do mistério do universo e de nossa condição humana.

Com um design escultórico, misturadores de parede para lavatório assinados por Jader Almeida (18787.BL100.MT), no acabamento Black Matte, dão movimento ao espelho d’água instalado na entrada do espaço. Aplicadas sobre uma superfície de ardósia, parecem nascer da parede como elementos naturais.

Na cozinha, a cuba da linha Deca Wish (CC.610.50.STD.INX) e a Calha Organizadora (AC.200.45.ORG.INX), instaladas na ilha de mármore, contrastam com as linhas orgânicas da bancada e parecem ter sido esculpidas no monolito de mármore Nilo. No projeto, a linha Deca You com Monocomando de mesa bica reta (1290.INX99) e Acionamento joystick (4992.INX99.03) reúne soluções muito práticas para o cotidiano na cozinha. A bica dispõe de dois tipos de jatos que se adequam às diferentes necessidades do dia a dia: um jato mais concentrado que ajuda nas limpezas localizadas e mais pesadas, e outro mais suave, ideal para lavagens delicadas como de frutas e legumes. Esse tipo de bica ainda conta com ducha removível que pode ser alongada, permitindo levar e direcionar o jato de água para onde desejar. A estrutura levemente curvada da bica faz alusão ao desenho da parede longilínea e curva do espaço.

Sobre a Dexco

Na Dexco, acreditamos que ambientes existem para serem vividos. Para isso, por meio de nossas marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa e Durafloor – oferecemos soluções que combinam estética e funcionalidade, promovendo conforto e bem-estar. Aqui, acreditamos que temos um papel importante na sociedade e, desde o início da nossa trajetória, as questões ambientais, sociais e de governança pautam nossas discussões sobre o futuro da companhia. Somos uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pelo Bloco Seibel. Com sede administrativa em São Paulo, possuímos 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Dexco Colômbia. Estamos também à frente da LD Celulose, por meio de uma joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Nossas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

Crédito fotos: Lio Simas