Casa de Criadores consolida seu formato de festival criativo e, em sua 52a. edição, ocupa diferentes espaços do CCSP

Qual a importância do OKR para as empresas?
30 de junho de 2023
Brasil é o 3º país mais atingido com vazamento de dados; especialistas apontam 5 maneiras de garantir proteção digital de empresas
30 de junho de 2023

Evento, apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Centro Cultural São Paulo, que começou como semana de moda autoral, se tornou plataforma de fomento de economia criativa, com shows, exposições e feira de designers independentes no CCSP

Em 25 anos de existência, a Casa de Criadores (CdC) evoluiu de semana de moda de marcas alternativas e autorais para uma plataforma de impacto social e econômico para empreendedores independentes das muitas frentes de vários segmentos criativos além da moda, como cultura, música e arte. A próxima edição do evento, a 52ª, dá mais um passo importante em direção à sua consolidação como algo muito além de um calendário de desfiles. É, desde as últimas edições, um festival criativo que abraça São Paulo e também conta com shows, exposições em que a moda está em diálogo com outras linguagens artísticas e, agora, haverá inclusive uma feira para designers independentes, que desfilam no evento ou não, destacando o estímulo à viabilização dos criadores desse nicho como empreendedores e de suas marcas como empresas.

Uma programação desta amplitude pede um local à altura. Pela primeira vez, a CdC irá ocupar os muitos espaços do Centro Cultural São Paulo (CCSP) –- foyer, auditórios, biblioteca e áreas externas. Anteriormente, o evento gravou uma edição digital na instituição, sem público, durante a pandemia, mas agora explora seus múltiplos ambientes presencialmente. A Casa de Criadores será realizada no CCSP entre os dias 12 e 16 de julho, de quarta a domingo. Todos os dias, haverá desfiles e, à noite, às 21h, apresentações musicais para encerramento na sala Adoniran Barbosa. As atrações, reunidas pelo diretor criativo Dudx Araújo, serão especiais e capazes de surpreender e encantar o público.

Em dias específicos, além dos desfiles, a CdC vai promover palestras sobre economia criativa e uma oficina de moda, ministrada pelos criadores Jorge Feitosa, Alexandre dos Anjos e Vicenta Perrotta. Durante todo o evento, designers independentes e autorais, mapeados pelo criador e diretor artistico da Casa de Criadores, André Hidalgo, mostram seu trabalho na feira que ocupa o foyer do CCSP, numa iniciativa pensada para estimular o escoamento da produção desses criativos. Nos últimos três dias de evento, os desfiles tomam os jardins da instituição, levando o evento para as áreas externas do CCSP.

Na passarela, são muitas as estreias – afinal, a vocação da Casa de Criadores é revelar talentos. Os nomes que cruzam a passarela do evento pela primeira vez são as marcas Estúdio Cena (@estudiocena), Guilherme Valente (@guilhermevalente___), Sherida (@sherida_____), Lara (@roupas.lara), Jacobina (@jacobinaofficial), Volat (@volatbrand), Plataforma Açu (@plataformaacu) e SOUJÊ (@artsouje)

SERVIÇO

Evento: Casa de Criadores – Edição 52

Data: De 12 a 16 de julho

Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, n. 1000, Paraíso, São Paulo – SP

SOBRE O CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

O Centro Cultural São Paulo é um equipamento público, promotor e potencializador de arte e cultura da cidade de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Desde 1982, ano de sua fundação, atua com o objetivo de estabelecer na capital um espaço múltiplo, democrático e que abarque diversas expressões artísticas, culturais e educativas. Dentre suas atividades estão a realização de programações culturais, oferecimento de bibliotecas, promoção de visitas guiadas e salvaguarda de acervos, prezando pelo encontro, troca de conhecimentos e livre acesso da sociedade como um todo.