Casa da Música (e da literatura) reúne grandes autores em encontros durante a Flip em Paraty

Evento gratuito tem curadoria da revista Quatro Cinco Um e acontece no centro histórico da cidade de 23 a 25 de novembro com 12 debates entre autores como Natalia Timerman, Tati Bernardi e Vera Iaconelli

A Casa da Música de Paraty, dirigida pela Casa da Cultura, principal equipamento cultural público da cidade, receberá uma programação especial com curadoria da revista Quatro Cinco Um durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

De 23 a 25 de novembro, o evento Casa da Música (e da Literatura) apresenta doze debates com entrada gratuita e participação de destaques da literatura brasileira que trazem pluralidade e bibliodiversidade ao palco da Casa da Música de Paraty de quinta a sábado. Após as conversas, os autores irão autografar livros no espaço.

“É uma honra poder realizar esses debates num espaço tão importante para a cidade e para a literatura brasileira”, afirma o editor Paulo Werneck, diretor de redação da Quatro Cinco Um. Para a superintendente executiva da Casa da Cultura, Cristina Maseda, a programação “amplia a atuação da instituição no diálogo entre suas formas de expressão tradicionais e a contemporaneidade de onde vem toda a diversidade cultural de Paraty”.

O diretor de redação da Quatro Cinco Um destaca ainda que a curadoria traz autores queridos do público. Dentre as convidadas, Natalia Timerman e Tati Bernardi vão abordar os riscos de fazer literatura a partir de um ponto de vista bibliográfico na mesa Sobre si (e mim também), que ocorrerá em 25 de novembro, às 11h, e terá mediação de Fernando Luna.

A mesa O mito do instinto materno trará a psicanalista Vera Iaconelliautora do Manifesto antimaternalista, da Companhia das Letras, para refletir sobre crenças que submetem as mulheres ao papel de cuidadoras na sociedade. A conversa acontece em 23 de novembro, às 18h, e terá mediação de Beatriz Muylaert, editora da Quatro Cinco Um.

Confira a programação completa:

23 de novembro, quinta-feira 

10h | Mesa 1

As cidades e as coisas
Joice Berth
mediação Bianca Tavolari

A urbanista Joice Berth, autora de Se a cidade fosse nossa (Paz e Terra), fala sobre as divisões na metrópole com a colunista e editora da seção sobre cidades da revista dos livros.

11h | Mesa 2

Ponte lusa
Joana Bértholo

A autora portuguesa, que acaba de lançar no Brasil o romance Natureza urbana (Dublinense), conversa sobre suas influências brasileiras e as conexões entre artistas dos dois países.

15h | Mesa 3

Livros e livres
Alexandre Vidal Porto
mediação Renan Quinalha

O diplomata e escritor fala de seu novo romance, Sodomita (Companhia das Letras), com o colunista e editor da seção sobre literatura lgbtqia+ da Quatro Cinco Um.

16h30 | Mesa 4

Desejo de escrever
Paloma Vidal
mediação Mariana Delfini

Autora de Não escrever [com Roland Barthes], recém-lançado pela Tinta-da-China Brasil, a escritora parte de um romance não concluído do autor francês para refletir sobre obras inacabadas ou em progresso.

18h | Mesa 5

O mito do instinto materno
Vera Iaconelli
mediação Beatriz Muylaert

A psicanalista, colunista da Folha de S. Paulo e autora do Manifesto antimaternalista (Companhia das Letras) desconstrói crenças que submetem as mulheres ao papel de cuidadoras na sociedade.

24 de novembro, quarta-feira 

11h | Mesa 6

Ocupação humana
Bernardo Esteves
mediação Bia Guimarães

O jornalista mineiro, que acaba de lançar Admirável novo mundo:uma história da ocupação humananas Américas (Companhia das Letras), conversa com a cocriadora do podcast de ciências 37 Graus.

16h30 | Mesa 7

Abrindo a cozinha do Rádio Novelo apresenta Bia Guimarães, Flora Thomson-DeVeaux, Paula Scarpin e Vitor Hugo Brandalise
mediação Paulo Werneck
A equipe do podcast semanal da Rádio Novelo compartilha os bastidores de algumas das histórias mais inusitadas (e bem contadas) da podosfera brasileira.

18h | Mesa 8

Fragmentos familiares
Eduardo Muylaert
Felipe Charbel
mediação Paulo Werneck

Autores de livros de memórias pessoais entrelaçadas com a história do país conversam sobre a reconstrução do passado a partir de documentos.

25 de novembro, sábado

11h | Mesa 9

Sobre si (e mim também)
Natalia Timerman
Tati Bernardi
mediação Fernando Luna

Duas autoras que se valem de materiais autobiográficos para escrever literatura discutem os riscos e a vertigem de falar de si.

15h | Mesa 10

O caminho da autocracia
Conrado Hübner Mendes
Marina Slhessarenko Barreto
mediação Patrícia Campos Mello

Especialistas na ascensão do autoritarismo debatem as tentativas de erodir o ambiente democrático por meio de ataques a instituições, à imprensa, à universidade, aos direitos humanos e à produção cultural em diversos países do mundo.

16h30 | Mesa 11

Partes malditas
Amara Moira
Eliane Robert Moraes
mediação Schneider Carpeggiani

A crítica literária, escritora e travesti encontra a grande especialista em literatura erótica, que lança em Paraty a coletânea de ensaios A parte malditabrasileira (Tinta-da-China Brasil).

18h | Mesa 12

Perspectiva amefricana
Cidinha da Silva
mediação Juliana Borges

No mês da Consciência Negra, uma das principais cronistas do país, Cidinha da Silva,
conversa com Juliana Borges, escritora e colunista da QuatroCinco Um, sobre os sentidos da literatura negra.

Almanaque

A Quatro Cinco Um também vai lançar em Paraty, pela quarta vez, um almanaque impresso com distribuição gratuita que traz conteúdos sobre autores convidados e homenageados da Flip, além de história e curiosidades da cidade. O jornal gratuito circulará em Paraty e nas lojas da Livraria da Travessa de todo o País.

Sobre a Quatro Cinco Um

A Associação Quatro Cinco Um é uma organização sem fins lucrativos dedicada a levar o livro para o centro do debate na sociedade brasileira. Seus principais projetos são a revista de crítica literária Quatro Cinco Um, que tem edição impressa e digital, além de podcasts e newsletters; a editora de livros Tinta-da-China Brasil, que publica ensaios, literatura de viagem, poesia, livros de história, entre outros, e o festival literário A Feira do Livro, evento gratuito e a céu aberto criado em parceria com a Maré Produções Artísticas, que já teve duas edições no Pacaembu, em São Paulo.

SERVIÇO

Data: 23 a 25 de novembro
Local:
 Casa da Música, anexa à Casa da Cultura — Rua Dona Geralda, Centro Histórico – Paraty, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Realização da Associação Quatro Cinco Um em parceria com a Casa da Cultura de Paraty
Programação sujeita a alterações

Na foto, Casa da Cultura de Paraty. Divulgação

Visitas em nosso Portal

contador de visitas

Somos um veiculo de comunicação. As informações aqui postadas são de responsabilidade total de quem nos enviou.