Cartilha gratuita “5 dicas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas” promove aceitação e valorização

Menopausa: mudança de hábitos alimentares pode reduzir sintomas
3 de julho de 2023
Fahrer: Coleção Inspiração em elementos naturais é a marca da Coleção Arquipélago da Fahrer
3 de julho de 2023

Projeto da healthtech Genial Care é uma construção conjunta para a amplificação das vozes autistas

Estima-se que há cerca de 2 milhões de autistas no Brasil – mas é bem provável que esse número seja bem maior. A população total no país é de 200 milhões de habitantes, o que significa que 1% da população estaria no espectro. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas não são atualizados.

O Dia Mundial do Orgulho Autista é celebrado em 18 de junho, uma data criada por autistas, foi instituída para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Não só a data, mas o mês de junho como um todo, celebra as vozes da comunidade autista.

A campanha “Vozes Geniais”, criada pela healthtech Genial Care, especializada em cuidados com crianças autistas e suas famílias, está mobilizando a comunidade em torno do orgulho autista. “Nosso objetivo com a campanha Vozes Geniais é promover a aceitação, a valorização e a celebração da identidade autista, além de inspirar orgulho, autoconfiança e empoderamento, promovendo mais inclusão da diversidade no espectro”, explica a Líder de Comunidade da Genial Care, Gabriela Bandeira.

Datas como o Mês do Orgulho Autista ajudam a desmistificar e quebrar barreiras e estereótipos relacionados ao tema. “Diferentemente do assunto principal do mês de abril, que mundialmente gira em torno da conscientização sobre o autismo, o mês de junho é para engajar e fortalecer a comunidade, promovendo de fato o orgulho autista”, ressalta Gabriela. “Além disso, é também um momento importante para pessoas não autistas interessadas em inclusão e valorização das diferenças, podendo ser pais, familiares, amigos, educadores, profissionais de saúde, empregadores e qualquer um comprometido com uma sociedade mais acolhedora e respeitosa em relação ao autismo”.

Como parte da campanha Vozes Geniais, que está acontecendo nas redes sociais da healthtech, a Genial Care lançou em 29 de junho a Cartilha gratuita “5 dicas Geniais de inclusão para pessoas autistas por pessoas autistas”

A cartilha foi criada em parceria com personalidades autistas, em uma construção conjunta para a amplificação dessas vozes. São elas:

Thamires Ferreira Lima (@meuolhar_tea)

Tem 31 anos, é autista nível 1 de suporte. Obteve o diagnóstico de TEA em 2022. Trabalha como servidora pública.

Myriam Letícia (@myleticia)

Formada em psicologia, pós graduada em TEA e pós graduanda em TCC e filosofia. É servidora pública, artesã, e atua também na área cultural. Tem 37 anos, casada, e diagnosticada há 6 anos no espectro autista nível 1 de suporte. Gosta de artes, música, poesia e natureza.

Katia Rita Schüler (@divesca)

Tem 36 anos, mãe de autista, autista, ilustradora. Produz conteúdos e materiais que facilitem a inclusão de autistas (mas não só deles).

“É preciso falar sobre o autismo nos diversos espaços e mídias. É importante que a divulgação e a produção de informações sejam feitas com a participação efetiva dos autistas. Os autistas podem e devem ocupar esses espaços”, ressalta Thamires Ferreira. “Nada sobre nós sem nós! Envolva o autista na construção das políticas de inclusão. O autista pode e deve ocupar todos os espaços. Incluir é construir junto. Cada autista é único”, acrescenta Thamires.

“Autismo não é uma doença, e nem existe cura para “sair do espectro”. Mas, ao contrário disso, existem muitas possibilidades de desenvolvimento, para que cada pessoa autista conquiste autonomia e independência – e orgulho – de acordo com suas singularidades”, finaliza a Líder de Comunidade da Genial Care, Gabriela Bandeira.

Genial Care

Genial Care é a maior Health Tech da América Latina especializada no cuidado e desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e orientação de seus cuidadores, unindo tecnologia e embasamento científico, por meio de plataforma própria e tratamento transdisciplinar. Além disso, possui um modelo próprio de capacitação do time terapêutico, a Genial Care Academy, para garantir o rigor clínico e qualidade no tratamento de cada família. Atualmente, conta com mais de 150 colaboradores dispostos a transformar a vida das famílias que convivem com autismo no Brasil para que toda criança atinja seu máximo potencial.

Site / YouTube / Instagram / Facebook / LinkedIn