Conheça a história por trás da linha Panthere de Cartier

Sustentabilidade: uma questão que permeia vários setores
29 de setembro de 2023
Acupuntura sem agulhas se torna aliada para aliviar as dores reumáticas
29 de setembro de 2023

De joias a relógios, de fragrâncias a acessórios e artigos de couro, a pantera está presente há mais de 100 anos no universo da Cartier como um símbolo irreverente da Maison e do legado de Jeanne Toussaint

Jeanne Toussaint foi uma pioneira e ícone de estilo da cena criativa e social de Paris no século XX. Um tesouro da Cartier, ela estabeleceu a pantera como um ícone da Maison e ocupa um lugar especial na história da joalheria.

Toussaint conheceu Louis Cartier antes da Primeira Guerra Mundial e iniciou sua trajetória na Maison em 1913 como diretora do departamento de bolsas, acessórios e objetos. Sua inteligência afiada e determinação feroz lhe renderam o apelido de “La Panthère”.

Determinada, independente e ousada, a pantera é um símbolo chave e uma inspiração dentro do estilo criativo da Cartier. Valores estes presentes desde muito cedo na assinatura desta coleção.

O ano de 1914 assinala a primeira aparição deste felino em uma criação ainda figurativa: um relógio com uma camada de ônix e manchas retratadas com diamantes. Posteriormente, em 1917, Louis Cartier presenteia Jeanne Toussaint com uma cigarreira na qual foi desenhada a figura de uma pantera.

Nomeada diretora criativa do Rue de la Paix Studio em 1933, impulsionando uma nova geração de mulheres na indústria da joalheria, Toussaint foi a primeira mulher a exercer este posto na Maison entre 1933-1970.

Anos depois, em 1948, ela cria para a Duquesa de Windsor um broche com uma pantera de ouro apoiada em uma esmeralda de 116,74 quilates. No ano seguinte, a Duquesa encomenda o famoso broche de pantera numa safira de 152,35 quilates.

Os membros da família real britânica não foram os únicos a renderem-se aos encantos deste felino. Personalidades como Daisy Fellowes, Nina Aga Khan, Barbara Hutton, Elizabeth Taylor, María Félix e Monica Bellucci são alguns dos nomes que compartilham um senso de feminilidade e audácia transmitidas a quem usa estas joias.

Com uma reputação centenária de algumas das criações mais icônicas da atualidade, a coleção é celebrada em todas as suas múltiplas facetas pelo mundo. Em breve, São Paulo será o mais novo destino a comemorar o espirito livre da coleção com um coquetel exclusivo “Into The Wild”.

 CONHEÇA PEÇAS EMBLEMÁTICAS PANTHÈRE

BRACELETE ‘PANTHÈRE DE CARTIER’

Mais felina do que nunca, a coleção Panthère de Cartier continua a crescer com criações totalmente articuladas.

A linha lançada em 2022 é comporta por braceletes, colares e anéis articulados graças a um sistema invisível desenvolvido pela Maison e que acrescenta ainda mais magia ao savoir-faire. Criações que abraçam o corpo graças ao seu design magnético e sinuoso, tal como o animal emblemático de Cartier, que a Maison exibe num fabuloso tête-à-tête.

Em duas versões, a coleção é apresentada em ouro amarelo com as manchas octogonais em laca preta ou em ouro branco pavimentado com diamantes e ônix.

RELÓGIO ‘PANTHÈRE DE CARTIER’

Figura icônica da linha, o relógio Panthère celebra, este ano, 40 anos. Em 1983, ele nasceu como um relógio jóia, e sua aura sexy e glamourosa conquistou mulheres do mundo todo imediatamente – e nas décadas seguintes. Com sua estrutura ultraflexível, ele está disponível nos modelos pequeno e médio em ouro amarelo, branco e rosé. O modelo foi revisitado algumas vezes, sempre mantendo os tradicionais mostradores prateados com numerais romanos, o bisel com cantos arredondados e os ponteiros azulados em formato de espada.

BOLSA MINI ‘PANTHÈRE DE CARTIER’

A bolsa Panthère de Cartier é uma personificação tridimensional de Panthère: urbana, elegante, destemida. Assim como as criações de joalharia, cada detalhe é executado de acordo com os mais elevados padrões. Com metal facetado e acabamentos em dourado ou em paládio, a cabeça de pantera no fecho da bolsa confere ainda mais personalidade à peça que, quando aberta, revela um mini espelho que é assinatura das bolsas Cartier. A bolsa pode ser encontrada em diferentes cores nas versões pequena e média.

LA PANTHERE (EAU DE PARFUM)

“Toda mulher tem um lado felino e toda flor tem uma essência animal escondida”

Mathilde Laurent, perfumista da casa, propõe uma harmonia inédita combinando uma flor e uma sensação: uma fragrância floral felina. Para expressar a feminilidade, ela optou por explorar a beleza de uma gardênia radiante, sensual e delicada. Para dar um toque selvagem, imaginou um almíscar suave e aveludado. Dentro do frasco, uma escultura retrata a majestosa e fascinante pantera.

SOBRE A CARTIER

Referência no mundo do luxo, a Cartier, cujo nome é um sinônimo de mente aberta e curiosidade, se destaca por suas criações e revela beleza onde quer que seja. Joalheria, relojoaria e fragrâncias, artigos de couro e acessórios: as criações da Cartier simbolizam a convergência entre o trabalho manual extraordinário e uma assinatura atemporal. Hoje, a Maison está presente mundialmente, por meio de suas 265 boutiques

créditos fotos:

 

  1. L’ODYSSÉE DE CARTIER – CHAPTER 1 – JEANNE TOUSSAINT, LA PANTHÈRE

MANDATORY: CREDITS AND COPYRIGHTS © Cartier

 

  1. PANTHÈRE BROOCH, CARTIER PARIS, 1948

C1034 – Gold and black enamel on an emerald cabochon that weighed more than 116 carats. Special commission for the Duke of Windsor

MANDATORY: CREDITS AND COPYRIGHTS Archives Cartier © Cartier

 

  1. PANTHÈRE CLIP BROOCH

CL53A49 – Platinum, white gold, single-cut diamonds, two pear-shaped yellow diamonds (eyes), one 152.35-carat Kashmir sapphire cabochon, sapphire cabochons (spots). This panther is the second three-dimensional example that Cartier sold to the Duke of Windsor (the first one surmounted an emerald cabochon). Sold to the Duke of Windsor. Cartier Collection

MANDATORY: CREDITS AND COPYRIGHTS Vincent Wulveryck, Collection Cartier © Cartier

 

  1. CIGARETTE CASE, CARTIER PARIS, 1917

C1202 – A gift from Louis Cartier to Jeanne Toussaint Produced in onyx, rubies and emeralds with a panther appliqué in platinum, diamonds and onyx, between two cypress trees in emeralds and rubies

MANDATORY: CREDITS AND COPYRIGHTS Archives Cartier © Cartier

 

  1. Monica Bellucci, photographed by Ruven Afanador in 2011, wearing Cartier’s panther bracelet in platinum, diamonds, emeralds, and onyx.

MANDATORY: CREDITS AND COPYRIGHTS © Ruven Afanador/CPi Syndication