Carnaval na Europa: conheça um dos destinos que atrai cada vez mais brasileiro

Rio de Janeiro ganha Banca Literária
31 de janeiro de 2018
Estilista dá dicas de figurino funcional para cada atividade física
1 de fevereiro de 2018

Die Kapellbrücke mit dem Wasserturm Chapel Bridge with the Water Tower

Lucerna, na Suíça Central, tem atrações carnavalescas durante 6 dias

Imagine uma cidade com ruas enfeitadas, ritmos variados, pessoas super fantasiadas, expressões artísticas fascinantes que carregam anos de tradição, pessoas jovens dançando por horas e muito entusiasmo. É assim que se traduz Lucerna durante os dias de carnaval. Nessa época acontece o tradicional desfile Fritschi, que acontece desde o século XV e perdura por gerações atraindo pessoas ao redor do Mundo.

As origens do Carnaval de Lucerna são marcadas pela figura de Fritschi, um homem idoso e a sua família que não podem faltar nos dias de folia. Se o desfile outrora simbolizava temas patrióticos, históricos ou folclóricos, agora tem um toque mais satírico. Esse desfile é a grande atração do carnaval da cidade que tem a participação dos Guggemuusige, bandas improvisadas que usam roupas e máscaras imponentes e tocam músicas atuais com instrumentos de percussão em tons muito elevados e por vezes descordenados.

Luzerner Fasnachtsumzug
Lucerne’s Carnival parade

O primeiro desses grupos foi formado por volta de 1950, tendo como exemplo a cidade de Basileia. No início era um pequeno grupo que cresceu muito e hoje torna a comemoração animada e inesquecível. As bandas não marcham simplesmente pelas ruas em formação coordenada, mas fazem paragens frequentes representando cenas e misturando-se com a multidão. Há também muitos indivíduos ou pequenos grupos disfarçados que tocam um instrumento musical, ou fazem uma brincadeira para animar as pessoas. E pelo que dá pra sentir, visitar a cidade nesse período é a certeza de viver momentos animados e inesquecíveis. O carnaval acontece de quinta a terça-feira, de 8 a 13 de fevereiro.

Conheça o destino: 

Com cerca de 70.000 habitantes, Lucerna é a oitava maior cidade do país. Devido ao seu tamanho, à localização e seu potencial econômico, a cidade pode ser considerada como a capital da Suíça Central, e é uma das capitais turísticas do mundo, atraindo mais de 2,5 milhões de visitantes todos os anos. Lucerna é ladeada por lagos e montanhas, e conta com uma grande pluralidade cultural. A arquitetura permeia entre o contemporâneo e construções datadas de 1178. Com vida noturna efervescente, luxo representado através dos diversos restaurantes e lojas, gastronomia local e internacional, cercada de história e tradições a cidade é a porta de entrada para a região de Lago Lucerna, e parada obrigatória, por ao menos 3 dias. Esse é o tempo mínimo sugerido para quem quer conhecer a cidade e as regiões ao redor.

Luzerner Fasnachtsumzug
Lucerne’s Carnival parade

Com a sua característica acolhedora e hospitaleira, Lucerna fervilha e é palco para os inúmeros festivais de música, artísticos e culturais que envolvem todos os ritmos e tribos. O setor hoteleiro da região, composto por mais de 50 hotéis, comporta de forma luxuosa, aconchegante e confortável, os visitantes durante os períodos festivos, seja no verão ou no inverno.