Caricatura de personagens cômicos do teatro é o foco de novo e-book Lançamento será feito em evento ao vivo on-line e gratuito

Perkins&Will assina primeiro hotel da Kempinski na América do Sul
30 de agosto de 2021
Plaenge traz academia de elite para seus empreendimentos
30 de agosto de 2021

Na próxima quarta-feira, 1º/09, será lançado oficialmente o e-book CARICATURAS E TIPOS CÔMICOS NO TEATRO ((Editora Arte Final), organizado por Ismael Scheffler e José Marconi de Bezerra de Souza. Em um evento ao vivo transmito pelo canal TUT – Teatro da UTFPR Curitiba no Youtube, os organizadores e cartunistas vão destacar os processos criativos e de trabalho, além de trocar experiências e conversar com o público, que poderá fazer perguntas e comentários.

Para participar, basta acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=GarB-Vep-dc.

Além de poder interagir com os artistas, quem estiver assistindo a transmissão ao vivo também receberá o link para fazer download do livro e ler, ver e curtir a obra. São 192 desenhos de 96 personagens cômicos de nove (9) produções cênicas do grupo de teatro, entre os anos de 2005 a 2010. Mais do que os desenhos finalizados, o leitor encontrará os processos dos nove (9) cartunistas que encararam o desafio. Cada um deles foi instigado a criar um estilo diferente dos outros na aventura de desenhar “caricaturas de personagens caricatos”, retratando a aparência das figuras, como também a anatomia dos atores e atrizes que deram vida a elas.

Os cartunistas são estudantes do curso de Design da UTFPR, câmpus de Curitiba, assim como os organizadores, são professores deste. Scheffler é, além de professor, coordenador do TUT e foi diretor das produções. “Os desenhos foram produzidos em um período de três meses. Um grande desafio! Esse livro também inaugura as comemorações do TUT que, em 2022, comemorará seu cinquentenário. Esse livro é, em si, uma produção artística muito bonita, mas é também um trabalho de documentação histórica que usa o desenho criativo no resgate da memória teatral. É muito bacana: personagens e peças do passado ganham nova vida nos desenhos deste livro”, comenta.

O e-book se completa com informações sobre as peças, algumas fotos que inspiraram os desenhos e croquis de estudos anatômicos. Por abranger diferentes linguagens artísticas, a obra é indicada para desenhistas, designers, pessoas do teatro, da fotografia, das artes visuais e da literatura, sejam estudantes, profissionais ou amantes da arte em geral.

Venha participar do lançamento e ter acesso ao livro.

Lançamento do e-book e conversa com artista e organizadores
Evento online e gratuito
Data: 1º/09/2021
Horário: às 19h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GarB-Vep-dc
Transmissão ao vivo pelo canal do TUT no Youtube

Livro:
CARICATURAS E TIPOS CÔMICOS NO TEATRO
Organizadores: Ismael Scheffler e José Marconi de Bezerra de Souza
Cartunistas: Alan Rodrigues Rêgo, André Vieira, Danka Farias de Oliveira, João Pedro Neto, José Marconi de Bezerra de Souza, Letícia Máximo, Maiara Midori Cunha, Priscila Celeste Chiang e Vinícius Calegari Marocolo

Editora: Arte Final
Ano: 2021