Campinas Decor 2018 recupera fazenda da Unicamp

Comédia Cada um com seus pobrema será apresentada no Guairão em maio
25 de abril de 2018
Tendências da arquitetura e decoração
25 de abril de 2018

23ª edição da principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista começa na sexta-feira, 27, e segue até 10 de junho 

A 23ª edição da Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, começa nesta sexta-feira, 27, e segue até 10 de junho com um atrativo extra. Além de exibir as tendências e o que há de mais recente em artigos para decoração, revestimentos, mobiliário, luminotécnica, automação residencial e tudo o que envolve esse universo, o evento deixará como legado a recuperação da Fazenda Argentina, pertencente à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), reforçando a tradição de doar melhorias realizadas em prédios do patrimônio público.

A bela propriedade localizada ao lado da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, em local de fácil acesso e com visão panorâmica de parte da cidade, foi escolhida como palco para apresentar o trabalho de um time formado por 74 profissionais de Campinas e cidades do entorno, responsáveis por projetar, decorar e – em alguns casos, construir – 41 ambientes internos e externos. No total, são 12.650 metros quadrados de passeio, entre 1.345 metros quadrados de área construída original da fazenda e 11.305 m2 de jardins.

Foram investidos cerca de R$ 7 milhões para a montagem da edição, divididos entre organização, patrocinadores, expositores e fornecedores. A expectativa é receber um público similar ao dos últimos anos, entre 30 mil e 32 mil visitantes.

Inspirados na exuberância do local, os expositores soltaram a criatividade em diversas salas, suítes, banheiros e terraços, além de espaços comerciais e de uso dos visitantes, como brinquedoteca, restaurante, café e loja. A ampla área disponível na fazenda possibilitou ainda a construção de edificações como um loft de vidro, em meio à paisagem original do local, e a criação de espaços em perfeita simbiose com o campo, como uma horta e pomar orgânicos.

O cenário original também faz do paisagismo uma das grandes atrações da edição. Bosques, jardins e praças projetados pelos profissionais participantes complementam a vegetação existente, que conta com espécimes como palmeiras imperiais e um “corredor” de flamboyants na entrada da fazenda.

“Estamos muito felizes com o que será apresentado. Os profissionais se superaram ao criar ambientes impactantes e em perfeita sintonia com o entorno, combinando natureza e arquitetura”, afirma Sueli Cardoso, uma das organizadoras da mostra.

“Acreditamos que o público irá se encantar com esta que promete ser uma das mais belas edições da história da Campinas Decor. Além disso, a propriedade possui excelente localização, às margens da rodovia Campinas-Mogi, facilitando o acesso de visitantes de outras cidades”, complementa sua sócia, Stella Pastana Tozo.

A realização da Campinas Decor na Fazenda Argentina foi possível devido ao convênio de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Unicamp, firmado no último mês de outubro entre a Unicamp e a organização do evento. O termo tem como objetivo a cooperação entre a universidade e a iniciativa privada para a conservação do imóvel.

Durante as obras de preparação da mostra, iniciadas no final de janeiro, organização e expositores recuperaram pisos e revestimentos, refizeram e consertaram telhados, portas e janelas e modernizaram a rede hidráulica e elétrica das edificações.

Os trabalhos envolveram um verdadeiro exército de profissionais – arquitetos, paisagistas, engenheiros, artistas plásticos, pedreiros, pintores, jardineiros, carpinteiros e entregadores, entre outros. Nos horários de pico, o local chegou a reunir cerca de 500 pessoas ao mesmo tempo.

Foram gerados cerca de 1.500 empregos diretos durantes as obras, além de outros 150 após a abertura da mostra para o público.

     

Com uma área total de 1,4 milhão de metros quadrados, a Fazenda Argentina foi adquirida pela Unicamp em 2014 para planos de expansão da universidade. Após a revitalização efetuada pela Campinas Decor, a área ficará sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), e será utilizada como sede provisória do Museu de Artes Visuais da Unicamp, além de abrigar um espaço para eventos culturais. Será instalado ainda um escritório para elaboração do plano diretor da área.

A Campinas Decor 2018 é a sexta edição da mostra a ser realizada em um prédio de propriedade pública e a segunda em parceria com a Unicamp. A primeira dobradinha com a universidade aconteceu em 2008, na Estação Guanabara, da qual a Unicamp é comodatária. O prédio da antiga estação foi totalmente recuperado e passou a abrigar o CIS-Guanabara – Centro Cultural de Inclusão e Integração Social.

Além da Estação Guanabara, a Campinas Decor já recuperou o Casarão do Lago do Café (2003), o Instituto Agronômico de Campinas (nas edições de 2009 e 2010, em locais diferentes), a Estação Cultura (2011) e a Casa de Vidro, também no Lago do Café (2016), inaugurada em setembro de 2017 pela prefeitura como centro cultural.

“Estamos repetindo a parceria de sucesso que tivemos com a Campinas Decor na Estação Guanabara. Sempre visando atender cada vez melhor a sociedade, a Unicamp buscou um parceiro para a viabilização de um espaço tão importante para a cidade”, afirma o reitor, Marcelo Knobel. “Com a revitalização, ainda em 2018 poderemos colocar o espaço em uso, com a sede do Museu e abertura do espaço para a realização de eventos variados, como exposições, espetáculos e lançamentos de livros, além de instalar o escritório que irá justamente estudar os planos de expansão e utilização daquela área”, acrescenta.

As organizadoras do evento também comemoram a aliança. “Para nós é uma honra mais uma vez recuperar um imóvel pertencente à Unicamp e poder devolvê-lo em condições, com a doação de todas as benfeitorias realizadas, em benefício da população’’, afirma Stella Pastana Tozo.

“Realizar a mostra em um prédio do patrimônio público torna o trabalho da organização e dos expositores ainda mais importante e valoroso, o que acaba também refletindo no resultado final”, conclui Sueli Cardoso.

História da Família

Assim como nas edições anteriores, a organização traçou uma “história da família” para nortear o trabalho dos expositores. O charme extra da edição 2018 fica justamente com o elo feito com a universidade, anfitriã da edição.

Os visitantes poderão conhecer os espaços preparados para a Família Gonzáles, “moradora” da Fazenda Argentina. Segundo a história idealizada pela Campinas Decor, o pai, Diogo, é argentino. Veio para o Brasil estudar e se formou em engenharia agrícola na Unicamp, onde conheceu sua mulher. Atualmente segue na área agro industrial, tem 55 anos, gosta da vida no campo. Apegado à família, aprecia bons momentos na fazenda, onde cultiva uma horta orgânica.

A mãe, Alessandra, é engenheira de alimentos, tem 52 anos, gosta de frequentar exposições de arte. Pratica pilates, é apaixonada por música clássica e aprecia bons vinhos na companhia da família. Nos momentos de lazer, gosta de assistir dicas de saúde e bem-estar no Youtube.

Camila, 24 anos, é a filha mais velha do casal. Formada em Arquitetura e Urbanismo, se destaca pelos projetos sociais de mobilidade urbana dos quais participa. É feminista e cheia de energia. Estudiosa, ama ler e viajar com um guia na mão.

Os gêmeos de 16 anos completam a família. Pedro é apaixonado por tecnologia e séries de ficção científica. Seu quarto é um cenário de uma famosa saga intergaláctica, repleto de criatividade e tudo que inspira o jovem geek pelo espaço sideral. Dudu é cavaleiro e faz seus treinos na fazenda. Apaixonado por animais, seu sonho é participar de competições internacionais.

Novos talentos

Mantendo a tradição de valorizar profissionais que estão há pouco tempo no mercado, mas têm grande potencial criador, a organização da Campinas Decor reservou dois espaços da mostra para o projeto Novos Talentos, que contempla expositores com até três anos de formados.

Neste ano, as profissionais escolhidas foram Cátia Furlan, designer de interiores, autora do projeto do espaço batizado de “Hobby da Dona da Casa”, e a dupla Maria Gabriela Linares e Simone Rossi, também graduadas em design de interiores, que assinaram o ambiente Lounge Kids.

Sobre a Campinas Decor

Criada em 1996, a Campinas Decor consolidou-se como a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior de São Paulo. Ao longo dos anos, tornou-se uma grande vitrine do trabalho realizado pelos expositores, além de uma oportunidade única para fornecedores e patrocinadores divulgarem sua marca e seus últimos lançamentos. À frente da realização do evento desde 2001, as empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso transformaram a mostra em um evento de grande visibilidade não só na região, mas em âmbito estadual e nacional.

Os excelentes resultados obtidos ao longo dos anos trouxeram a parceria e a obtenção de patrocínio e apoio junto a grandes empresas. Em 2018, o evento tem patrocínio da Deca (máster), Hunter Douglas e CPFL Energia, apoio da C&C, Weiku do Brasil e TECPRAG, patrocínio de Mídia do Grupo RAC, GM7 e Band e apoio técnico da Penachin Engenharia & Construções.

Conheça os patrocinadores e apoiadores da Campinas Decor 2018:

Deca – A Deca, marca do grupo Duratex, é a maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro. A marca tem em seu DNA desenvolver soluções com pilares em funcionalidade, design, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Ao longo de sua história, conquistou importantes prêmios internacionais e nacionais como o IF Design AwardsRed Dot Awards, Prêmio Museu da Casa Brasileira, Prêmio Folha Top of Mind e o Prêmio ÉPOCA ReclameAqui – As Melhores Empresas para o Consumidor. É membro fundador do GBC Brasil no desenvolvimento de produtos, processos e normas sustentáveis ligadas à Construção Civil, além de promover programas de reciclagem e reuso de água. Comercializa para mais de 30 países, nos cinco continentes, seus mais de 1.200 itens de louças e 5.000 de metais, produzidos em fábricas instaladas em diferentes regiões do Brasil: Jundiaí (SP), Jacareí (SP), São Paulo (SP), São Leopoldo (RS), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Queimados (RJ).

Hunter Douglas – A Hunter Douglas é líder mundial no segmento de cortinas e persianas e um dos principais fabricantes de produtos arquitetônicos no mundo, oferecendo diversas soluções como painéis translúcidos, forros minerais, madeira, têxteis e metálicos, fachadas metálicas e ventiladas, pisos elevados e extrudados. Há quase 100 anos desenvolve soluções para projetos comerciais, corporativos e residenciais, investe constantemente em pesquisa, desenvolvimento e lançamento de novas tecnologias e produtos para proteção solar, além de trabalhar com a responsabilidade ambiental, que contribui com o meio ambiente e salva a vida de diversos animais. Com capacidade para produção e distribuição global, a Hunter Douglas atende às constantes mudanças do mercado e antecipa tendências.

CPFL Energia – A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. É líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, e é a terceira geradora privada do País, com 3,283 mil MW de capacidade instalada. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica.

C&C CASA & CONSTRUÇÃO – Com 39 lojas distribuídas em três Estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo – a C&C é uma das líderes no varejo de materiais para construção, reforma e decoração nas regiões onde atua. A rede possui um dos maiores Centros de Distribuição do Brasil, além de ser a maior revendedora de porcelanatos e revestimentos do país. A rede também conta com serviços como Canal de Vendas Diretas para empresas e é pioneira em venda online no segmento, com e-commerce desde 2001. Com capital 100% nacional, a C&C Casa e Construção faz parte do Conglomerado Financeiro Alfa, que atua em vários segmentos, como o financeiro, hoteleiro, alimentos, bebidas e agronegócio.

Weiku do Brasil – Com filial em Campinas e matriz em Pomerode (SC), a Weiku do Brasil investe em tecnologia para oferecer aos seus clientes o melhor da tecnologia alemã, com garantia de qualidade, durabilidade e design incomparáveis. Portas e janelas em PVC ganham novo conceito e, personalizados, os itens atendem projetos com particularidades específicas. Além das esquadrias, a Weiku também é especializada na confecção de persianas (motorizadas ou manuais), portões de enrolar de aluminío, painéis fotovoltaicos para produção de energia solar. Recentemente, a empresa lançou uma exclusividade, o trilho embutido no piso, que possui um sistema de deságue com calhas internas, permitindo a passagem entre ambientes com vão livre, ou seja, sem obstáculos.

TECPRAG – A TECPRAG é uma empresa com mais de 23 anos no setor de controle de pragas urbanas, reconhecida por seu perfil inovador e equipe altamente treinada na busca contínua de soluções para o mercado de controle de pragas. Presente nas mais importantes mostras de arquitetura, a TECPRAG oferece ao mercado de construção, arquitetura, decoração soluções específicas através do programa de Gerenciamento Integrado de Pragas – GIP ARQUITETURA. A TECPRAG auxilia consumidores, arquitetos, decoradores, engenheiros e demais profissionais através de levantamento técnico dos projetos e prevenção contínua das pragas urbanas, eliminando futuros problemas. Desenvolve projetos corretivos e preventivos no controle de pragas, atendendo os setores corporativo e residencial. Na área de arquitetura e construção, desenvolve projetos preventivos contra cupins subterrâneos através de tratamento de solo interno das edificações, contra cupins de madeira seca e tratamento de madeiras de demolição. Além da desinsetização, do sistema antipombos e do controle de roedores nas obras em andamento ou entregues.

RAC – A Rede Anhanguera de Comunicação – Grupo RAC, renova e atualiza de forma sistêmica produtos e serviços que atendam a demanda transformadora dos seus anunciantes, parceiros e clientes. Avaliar tendências, criar conteúdos cada vez mais dinâmicos e compreender necessidades geradoras de novas oportunidades sociais e comercias faz parte de um cotidiano cada vez mais desafiador e encoraja a equipe de profissionais na superação e na criação de produtos e serviços tanto na mídia impressa e digital como na criação e formatação de eventos corporativos, econômicos, esportivos, culturais e gastronômicos. Credibilidade na informação, criação de conteúdos de qualidade e a busca permanente da excelência por produtos e serviços de qualidade, fazem dos jornais Correio Popular, da Gazeta de Piracicaba, do Notícia JÁ, das Revista Metrópole, da VCP News e do correio.com a força do Grupo RAC.

GM7 – Como uma das precursoras no mercado de mídia digital out of home desde 2004, a GM7 Mídia Digital é líder de mercado na região metropolitana de Campinas, e pelo quarto ano consecutivo apoia a Campinas Decor. Com o objetivo de atender a todos os segmentos do mercado de Digital Signage, o Grupo GM7 é dividido em três segmentos: a GM7 Digital Experience, com soluções de TV Corporativa Digital Signage para o ponto de venda e para dentro da empresa, com soluções interativas e inovadoras. A GM7 Mídia Digital Out Of Home, com monitores profissionais destinados à venda de mídia em estabelecimentos comerciais, possui forte rede de afiliados no interior de São Paulo, com foco na região metropolitana de Campinas; e, por fim, a Infinity Design, produtora de conteúdo em motion graphics e especializada na produção de conteúdo para digital signage e mídia out of home.

Band – A TV Band faz parte do Grupo Bandeirantes e nasceu com a vocação de criar veículos e produtos de comunicação conectados com os anseios da população brasileira e dedicados aos interesses do País. Sua solidez é reflexo de um sistema organizacional que adota modernas técnicas administrativas e valoriza as melhores práticas de gestão corporativa na busca incessante por melhores resultados. A gestão por unidades de negócios e o orçamento matricial garantem seus excelentes resultados operacionais. Cada unidade desfruta de autonomia administrativa, otimizando processos e negócios e permitindo que o grupo cresça com rapidez e segurança.

Serviço

Campinas Decor 2018

Quando: de 27 de abril a 10 de junho

Onde: Fazenda Argentina – Rua Dr. Ricardo Benetton Martins, s/n, Campinas, SP (próximo ao CPqD)

Horários: de terça a sexta-feira, das 14h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 22h (bilheteria fecha às 21h)

Valor dos ingressos: R$ 35,00; estudantes e idosos pagam R$ 17,50 e crianças de até 12 anos não pagam

Passaporte Campinas Decor: R$ 70,00, com visitas ilimitadas

Serviços disponíveis: restaurante, café, brinquedoteca e estacionamento com manobrista

Telefone para informações: (19) 3255-7744

www.campinasdecor.com.br