Campanha sobre Abril Marrom emociona e conscientiza população sobre a importância de prevenir a cegueira

Museu Casa da Memória Italiana reabre ao público na próxima terça-feira (27)
26 de abril de 2021
Fundação Iberê reabre dia 1º de maio com cinco exposições inéditas
26 de abril de 2021

De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem cerca de 1.2 milhões de brasileiros cegos e, destes, 80% dos casos poderiam ser evitados

Criado em 2016, o Abril Marrom é uma campanha voltada para a prevenção da cegueira. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil constam cerca de 1,2 milhão de cegos, sendo que 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados ou até evitados se diagnosticados precocemente.

Comprometida com a causa e ciente da necessidade de promover uma conscientização coletiva acerca do assunto, a Óticas Sophia, com apoio da Blue Optical, lançou uma campanha com o intuito de reforçar a importância de preservar a saúde ocular e realizar exames de prevenção regularmente.

Por dentro da campanha: momentos que a visão nos proporciona

No experimento, uma mulher é colocada em frente a uma tela na qual são exibidas imagens de momentos marcantes de sua vida. Conforme as fotos vão passando, uma série de emoções tomam conta da mulher e tudo que ela sente fica refletido em seus olhos. Estes, lacrimejam por diversas vezes e ficam vidrados nos registros e nas lembranças que estes a trazem.

Ao término da vivência, a mensagem mais importante de todas é reforçada: zelar pela saúde ocular é a maneira mais eficaz de garantir mais experiências emocionantes como está, tendo os olhos como elo de ligação entre o que está sendo exibido e sentido.

A importância de apostar na prevenção e cuidar da saúde ocular

Segundo dados da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira (IAPB) estima-se que, no Brasil, cerca de 33 mil crianças sejam cegas devido às doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente.

Portanto, realizar visitas periódicas ao oftalmologista é a melhor forma de prevenir doenças que podem causar a cegueira, como: glaucoma, ceratocone, catarata, entre outras. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que o paciente possa manter uma boa visão ao longo da vida.

A conscientização proposta por esta e outras campanhas relacionadas ao mesmo assunto se fazem necessárias, principalmente, devido à cultura popular de consultar ajuda médica somente quando se percebe algo de estranho e não regularmente. Esse deslize pode custar caro em muitos casos e, falando especificamente da visão, pode custar a perda total ou parcial de um sentidos mais aguçados do ser humano.

Se interessou pelo tema? Confira o experimento completo, se emocione e agende um check-up no seu oftalmologista de confiança: https://youtu.be/7Q2uqBoO1dM