Caminho da Mata Atlântica chega no litoral de Santa Catarina

Discover Qatar anuncia novas passeios turísticos durante conexões, incluindo o tour pelos estádios da Copa do Mundo
16 de fevereiro de 2023
Amantes de vinho: curso forma sommelier profissional ou por hobby
17 de fevereiro de 2023
  •  Projeto do Instituto Camargo Corrêa reativou 12 trilhas degradadas ao longo do bioma nos municípios de Palhoça, São José e Biguaçu
  •  Os trechos integram traçado de 4 000 quilômetros que vai ligar Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, ao Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro
  • Projeto estimula o turismo e desenvolve negócios locais de forma sustentável

O Instituto Camargo Corrêa, em parceria com a Femesc (Federação de Escalada e Montanhismo do Estado de Santa Catarina) e Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), recuperou 71 quilômetros de trilhas de Mata Atlântica no litoral de Santa Catarina. O traçado reúne 12 trilhas localizadas nos municípios de Biguaçu, Palhoça e São José que, agora, podem ser utilizadas para a prática de caminhadas e montanhismo.

O trecho integra o Caminho da Mata Atlântica, trajeto de 4 000 quilômetros que está sendo criado para conectar o Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, ao Parque Estadual do Desengano, no Rio de Janeiro.

O projeto nacional foi incubado pela WWF e tem como apoiador o Instituto Camargo Corrêa, além de parceiros institucionais do Instituto Chico Mendes (ICMbio), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Desde 2020 o projeto possui uma governança própria estruturada em 3 níveis (Nacional, Estadual e núcleos locais). O objetivo é estimular o ecoturismo e a prática do montanhismo para promover o desenvolvimento das comunidades locais e a conservação da biodiversidade em um dos biomas mais ameaçados do mundo.

A redefinição, sinalização e limpeza das trilhas em Santa Catarina foram acompanhadas de ações destinadas ao fomento ao empreendedorismo, com o desenvolvimento de negócios locais como o estacionamento para recepção dos turistas; o Viveiro Três Riachos, um sitio humanizado de criação de galinhas soltas, sem uso de gaiolas, o que atraiu turistas e seguidores nas redes sociais preocupados com o bem-estar-animal que recebeu um quiosque novo para exposição dos produtos coloniais e a aldeia Yguá Porã, em Biguaçu (SC), que passou a oferecer um espaço para camping, alimentação e vivências culturais para os visitantes.

Para a diretora-executiva do Instituto Camargo Corrêa, Bárbara Matias Bueno de Mattos Galvão, o projeto coloca em prática três pilares de atuação da instituição: a educação, empreendedorismo e infraestrutura. “Ao estimular o turismo, aumentamos a consciência sobre a importância do bioma. Mas, para que o turista possa aproveitar as trilhas, é preciso ter serviços de apoio. Para isso, fizemos um trabalho de capacitação e desenvolvimento de estabelecimentos de turismo rural e criamos uma fonte de renda sustentável para famílias que moram na região”, diz.

Empreendedores locais de oito estabelecimentos participaram de workshops de negócios e receberam investimento para construção de estacionamento, sanitários e quiosques para recepção de caminhantes. O projeto beneficiou 15 famílias que vivem e trabalham nas proximidades do trajeto.

Também foi feito um workshop de turismo receptivo o que fomentou o ingresso de 20 jovens na cadeia produtiva do ecoturismo, concurso de desenho com o tema Mata Atlântica, o que levou a participação de 632 alunos e alunas do quinto ano de escolas públicas e privadas e uma competição de fotografia voltada para professores que contou com 117 docentes dos 24 municípios da grande Florianópolis.

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

Criado em 2000, o Instituto Camargo Corrêa (ICC) mobiliza e orienta o investimento social privado do portfólio Mover, atuando especialmente nas regiões onde estão as unidades de negócio destas empresas. Em parceria com clientes, fornecedores, poder público, instituições não governamentais e lideranças comunitárias, promove projetos voltados ao desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo, educação e ao acesso das comunidades mais vulneráveis à uma infraestrutura digna. Todas as iniciativas do ICC são alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e pilares do ESG. https://www.linkedin.com/company/instituto-camargo-correaehttps://www.instagram.com/institutocamargocorrea/

Sobre o Caminho da Mata Atlântica

O Caminho da Mata Atlântica é uma trilha de longo curso entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O percurso cruza a Serra do Mar mostrando toda a diversidade de ambientes da costa brasileira, engajando a sociedade na conservação e recuperação da Mata Atlântica e promovendo o desenvolvimento socioeconômico inclusivo e a valorização do patrimônio natural e cultural. Mais informações:http://caminhodamataatlantica.org.br/