Calvin Klein e Vicunha se unem para criar tecido reciclado a partir de roupas que seriam descartadas

Lancôme convida para celebração da felicidade agora com ativações da nova campanha de La Vie est Belle Eau de Parfum
20 de setembro de 2022
Camas ajustáveis oferecem benefícios indispensáveis para a melhoria de estilo de vida e sono
20 de setembro de 2022

Feito com o algodão proveniente da malha desfibrada de camisetas Calvin Klein, o tecido RECYCKLE nasce para dar um novo destino ao estoque de peças obsoletas

Com o objetivo de dar mais um importante passo rumo ao seu compromisso com a sustentabilidade, a Calvin Klein anuncia o RECYCKLE. Idealizado em parceria com a Vicunha, multinacional brasileira referência em inovação e tecnologia têxteis, o projeto garante um novo destino ao estoque obsoleto de camisetas da Calvin Klein ao reciclar peças que seriam descartadas através da criação do novo tecido RECYCKLE, com certificação internacional e feito com malha desfibrada de camisetas 100% algodão.

Com a parceria, Calvin Klein e Vicunha conseguiram dar propósito a mais de 4 mil camisetas, evitando com que fossem descartadas de forma não sustentável. Dessa forma, foi possível gerar menos resíduos, atuando de forma circular por meio do uso de matéria-prima reciclada.

A vice-presidente da Calvin Klein Brasil, Ana Ferreira Brandão, comenta sobre o esforço contínuo da marca de incorporar práticas sustentáveis:

“A Calvin Klein acredita em modelos de circularidade como uma nova forma de desenhar o futuro e os produtos, em que materiais podem ser reutilizados e inseridos novamente nos ciclos de produção. Este projeto em parceria com a Vicunha foi uma iniciativa transformadora para criarmos uma cadeia de valor mais sustentável.”

Desde a desfibragem da malha até a finalização do tecido, o controle do processo é extremamente rígido para garantir a qualidade do produto e a rastreabilidade de todo o processo produtivo, assim como já é feito na produção da Vicunha.

“Dar uma nova destinação ao nosso estoque obsoleto, sem que haja descartes, é desafiador. E por isso unimos esforços para tornar isso viável considerando desafios técnicos, logísticos e financeiros. Acreditamos que podemos reutilizar, reconstruir e reciclar e isso vem fazendo parte do nosso processo de design de produtos. Já estamos estudando a repetição desse projeto para outras coleções”, contou Ana.

A Vicunha e a Calvin Klein desenvolveram esse tecido especial com trama que contém resíduo proveniente do desfibramento das camisetas de algodão e urdume com algodão reciclado, que reaproveita todos os resíduos do processo produtivo da Vicunha. Ao final, o tecido RECYCKLE é composto por 72,4% de algodão standard e 27,6% de algodão desfibrado.

“Hoje possuímos uma frente ampla de sustentabilidade aqui na Vicunha, com projetos e iniciativas que buscam reduzir continuamente o impacto das nossas atividades ao meio ambiente. A parceria com a Calvin Klein nos possibilitou estudar e criar novas possibilidades de expandir a circularidade em nossa indústria, ir um pouco mais além, o que é parte de nosso DNA. Queremos, cada vez mais, apostar em novos projetos que tornem nosso setor cada vez mais responsável e sustentável”, comenta Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha.

Somado ao Projeto Vicunha, a Calvin Klein já conta em seu portfólio com diversas iniciativas sustentáveis em outras frentes. A marca patrocina a produção de algodão orgânico, originado no Nordeste do país, por meio da agricultura familiar, e promove parcerias com instituições à frente do auxílio de famílias, desde as técnicas de cultivo e beneficiamento do algodão até a venda.

Na frente social, a marca participa do movimento ModaComVerso em parceria com a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), atuando na promoção da moda socialmente responsável a partir do estímulo de uma cadeia produtiva ética e humana.

As peças produzidas com o tecido RecyCKle chegam nas lojas da Calvin Klein a partir de 4 de outubro.

Sobre Calvin Klein
Calvin Klein é uma marca de lifestyle com ideais ousados e progressistas e uma estética sensual reconhecida mundialmente. A abordagem moderna e minimalista do design Calvin Klein com imagens provocantes e conexão autêntica com a cultura ressoa com o consumidor há mais de 50 anos. Fundada em 1968 por Calvin Klein e seu parceiro de negócios Barry Schwartz, a marca consolidou sua reputação como líder na moda americana por meio das distintas linhas da marca Calvin Klein e uma gama licenciada de produtos. As vendas globais no varejo dos produtos da marca ultrapassaram US$9 bilhões, em 2019, e foram distribuídas em mais de 110 países. Calvin Klein emprega mais de 11.500 associados em todo o mundo e faz parte da PVH Corp., desde 2003. Para mais informações, visite o site da Calvin Klein.

Sobre a Vicunha

Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com mais de 50 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e sarja. Além de produtos inovadores, a empresa também é reconhecida pela sua atuação ética e transparente, fundamentada no respeito ao meio ambiente e à pluralidade de estilos, que estimula cada pessoa a expressar sua jeansidentity. Recentemente, aderiu ao Pacto Global da ONU, comprometendo-se com duas ODS, e tornou-se a primeira têxtil a integrar o projeto SouABR, de rastreabilidade do algodão.