CAIXA Cultural Curitiba realiza mostra de filmes silenciosos com música executada ao vivo

Coach apresenta Fall 2024 Collection
16 de fevereiro de 2024
Elegância e custo-benefício: Conheça a fechadura digital espelhada da Yale
16 de fevereiro de 2024

O evento é gratuito e inclui seis sessões de filmes e três debates

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 20 a 25 de fevereiro, a mostra CineConcertos – O cinema nunca foi mudo, na qual filmes silenciosos serão exibidos com trilhas sonoras executadas ao vivo. A programação do evento conta com cinco longas-metragens e uma sessão de 13 curtas, todos filmes clássicos do cinema mundial musicados por três grupos de diferentes músicos. As sessões serão sempre às 19h, com entrada gratuita.

Além das exibições, três das seis sessões serão seguidas por debates. Ainda, a sessão do dia 24 contará com audiodescrição e intérprete de Libras. Em todas as sessões serão disponibilizados protetores auriculares para público com transtorno do espectro autista (TEA).

A iniciativa é do cineasta, crítico de cinema e jornalista Aristeu Araújo, que assina a curadoria cinematográfica da mostra. Já a curadoria musical é de Luiz Lepchak, desenhista de som e compositor de trilhas para cinema.

Na programação, os filmes: “Nanook, O Esquimó” (França/EUA, 1922), de Robert J. Flaherty; “Nosferatu” (Alemanha, 1922), de F.W. Murnau; “São Paulo, Sinfonia da Metrópole” (Brasil, 1929), de Rodolfo Lustig e Adalberto Kemeny; “Pour Don Carlos” (França, 1921), de Musidora e Jacques Lasseyne; “Limite” (Brasil, 1931), de Mário Peixoto; além de uma sessão de curtas da cineasta francesa Alice Guy, com filmes de 1898 a 1907.

“O intuito de reunir filmes tão distintos uns dos outros foi mostrar ao público o quão rico e plural é o cinema silencioso. Era uma época de muita exploração da linguagem cinematográfica que abriu novos horizontes estéticos do cinema e influenciou o mundo. A obra ‘Limite’, por exemplo, que integra a mostra, é considerado por muitos estudiosos e cineastas o melhor filme realizado no Brasil, entretanto poucos o conhecem”, conta Aristeu.

O curador explica que “na verdade, o cinema nunca foi mudo pois desde o início os filmes eram acompanhados de som, sendo que mesmo nas salas mais simples sempre havia um pianista. Os filmes podiam ser acompanhados por orquestras, narradores que explicavam o que estava acontecendo, atores atrás das telas fazendo vozes ou gramofones tocando. A ideia da mostra é proporcionar uma atualização dessa experiência que acontecia 100 anos atrás”, finaliza Aristeu.

Criar a trilha para os filmes é o maior desafio do projeto, de forma que a proposta da curadoria musical foi reunir grupos e músicos com trabalhos diferentes entre si para proporcionar ao público diversas sonoridades para cada filme. O trabalho é de improviso, ou seja, as trilhas para cada filme só vão acontecer uma única vez. Cada grupo de músicos irá musicar duas sessões. Os ensaios serão para conhecer os filmes, definir os instrumentos e determinar um acordo de improvisação.

“Vamos trabalhar com profissionais talentosos e experientes cujo objetivo será criar trilhas não convencionais explorando instrumentos e sons que não eram comuns na época que esses filmes foram produzidos. Será muito instigante acrescentar uma nova camada de sonoridade com texturas contemporâneas aos filmes clássicos”, destaca o curador musical Luiz Lepchak.

Os músicos convidados são: Antonio “Panda” Gianfratti (do Grupo Abaetetuba); Carlos Ferreira e Diego Poloni (música experimental, guitarra elétrica, sintetizadores e pedais de efeitos) e Juarez Neto Sexteto – grupo de jazz de Curitiba, criado especialmente para a Mostra, composto por: Lilian Nakahodo (pianista), Duda Comunello (guitarrista), Igor Loureiro (baixo elétrico), Gabi Bruel (percussionista) e Dani Dalessa (baterista).

Confira a programação completa, classificação etária e datas dos debates em Curitiba | CAIXA Cultural

Serviço:

[Cinema] Mostra CineConcertos – O cinema nunca foi mudo

Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro, Curitiba (PR)

Data: de 20 a 25 de fevereiro (terça-feira a domingo)

Horário: às 19h

Ingressos: Retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do teatro. A produção recolherá alimentos não perecíveis para a população carente, o público está convidado a contribuir.

Classificação indicativa: Verificar a classificação indicativa de cada filme em www܂caixacultural܂gov܂br

Capacidade: 123 lugares

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (41) 4501-8722 | www܂caixacultural܂gov܂br

Na foto, filme Limite (Brasil, 1931), único filme de Mário Peixoto, na programação da Mostra CineConcertos, com trilha ao vivo executada por Carlos Ferreira e Diego Poloni