Bulgari apresenta novo relógio Lucea com mostrador feito em composições artesanais únicas de fragmentos de malaquita e madrepérola

Dia de Iemanjá: saiba como homenagear essa padroeira
31 de janeiro de 2024
Carnaval no Paraíso: Daj Resort & Marina em Ribeirão Claro
31 de janeiro de 2024

Em celebração 10º aniversário da coleção, a maison italiana apresenta novas interpretações inéditas do clássico modelo feminino durante a LVMH Watch Week em Miami

Extremamente feminino, o modelo Lucea não só doma a luz, mas também captura e mantém o olhar. Comemorando seu 10º aniversário, as linhas inspiradas em joias do relógio foram elegantemente refinadas, envolvendo delicadamente o pulso. Além do mostrador cravejado de diamantes, a Bulgari revela novas facetas da personalidade do Lucea por meio da técnica artística intársia em madrepérola e composições em mosaico de malaquita.

Lucea ilumina o próprio tempo, como um sol. Sua preciosa magnificência, o brilho de seus diamantes e sua arquitetura requintada competem em uma deslumbrante exibição de vivacidade. Em uma mistura harmoniosa de design italiano e precisão suíça, Lucea presta homenagem à grandeza da Cidade Eterna. “Nossas raízes estão em Roma e na arte da confecção de joias”, lembra Jean-Christophe Babin, Diretor da Bulgari, no livro Bulgari Beyond Time. “Nossas coleções de relógios de alta joalheria incorporam esse duplo legado em sua essência, mostrando suas múltiplas facetas – arquitetônicas, culturais e emocionais.”

Reinterpretação da feminilidade

Com 10 de história, a coleção Lucea exala um brilho suave, seja feita no brilho do aço ou com o calor do ouro. A Bulgari refinou meticulosamente sua caixa e reinventou o design da pulseira, adotando curvas simétricas para uma elegância duradoura. “Nossa herança rica em artesanato e design de joias tem sido nosso norte na reinterpretação da pulseira Lucea. Este componente foi concebido com uma leveza que remete às joias clássicas da Bulgari, uma sensualidade semelhante à exalada por nossa icônica coleção Serpenti e uma flexibilidade que evoca os elos fluidos do Octo Finissimo”, afirma Fabrizio Buonamassa Stigliani, Diretor Executivo de Criação de Produto. Os elos em V da pulseira foram suavizados e arredondados, realçando sua geometria e mantendo seu caráter distintivo. Alternando com elementos centrais polidos em ouro rose ou aço, a pulseira envolve graciosamente o pulso, culminando em um elegante fecho dobrável.

Raios de madrepérola

Produzido em ouro rose, sofisticadamente cravejado de diamantes, ou em aço, o bisel elegantemente fino e polido emoldura um mostrador cativante, feito em madrepérola em técnica intársia ou marchetaria de malaquita. A técnica artística exclusiva intársia exalta a luz, exibindo a iridescência orgânica da madrepérola, um precioso tesouro dos mares, além de acrescentar um toque inovador ao acabamento dos mostradores dos relógios que remetem a raios de sol. Os artesãos reúnem “raios” cortados em tiras finas de madrepérola – uma tarefa que exige a mais alta precisão, dada a fragilidade do material – para criar um padrão de raio de sol com pregas tridimensionais. Em madrepérola branca ou verde, dependendo da versão, este brilho obtido da própria natureza realça o fascínio radiante do relógio Lucea.

Malaquita intensa

A marchetaria de malaquita verde no mostrador do Lucea captura o fascínio dos anos 60 pelas pedras coloridas. Este trabalho distinto é composto por pequenos pedaços do mineral que poderiam ter passado despercebidos, mas, aqui, são transformados em algo belo por meio da arte do upcycling. Os habilidosos artesãos da Manufatura Bulgari na Suíça selecionam cuidadosamente cada fragmento pela vibração de sua tonalidade e pela expressividade de seu grão. Meticulosamente cortadas e encaixadas à mão, cada peça contribui para esta criação especial, tornando cada modelo Lucea uma obra-prima única.

Doze diamantes de lapidação brilhante, engastados em garras quadradas, com configurações de inspiração arquitetônica, reluzem como marcadores de horas nestes mostradores extraordinários cuja forma angular contrasta com a redondeza das gemas. Outro diamante adorna a coroa em formato em V, sobre a qual está uma safira sintética em corte cabochão, refletindo o design do mostrador. Uma versão sutilmente opulenta do relógio Lucea deslumbra com um bisel cravejado de diamantes, totalizando 56 gemas e 1,3 quilates na caixa e no mostrador.

Os modelos Lucea mais recentes apresentam a passagem do tempo na opção de dois diâmetros de caixa. A versão de 33 mm com espessura de 9,16 mm é acionada por um calibre mecânico de corda automática com reserva de marcha de 42 horas. Já a opção de 28 mm vem equipada com movimento de quartzo, permitindo uma espessura de apenas 7,72 mm. Nas outras versões, o brilho do bisel, seja em aço ou em ouro rose, combina harmoniosamente com uma pulseira metálica. Estas criações fascinantes, que ultrapassam a linha entre relógios e joias, “expressam a essência de nossa alma joalheira”, reflete Jean-Christophe Babin, “porque a herança da Bulgari está enraizada na arte de unir ouro e pedras preciosas, com extrema precisão, para criar peças excepcionais.”

SOBRE A BULGARI:

Parte do Grupo LVMH, a Bulgari foi fundada no coração de Roma em 1884. Ao longo das décadas, a Bulgari estabeleceu uma reputação mundial como uma magnífica joalheria romana e um ícone de excelência italiana graças ao seu artesanato primoroso, design visionário e combinação audaciosa de cores. Por meio de uma visão pioneira intrínseca ao DNA da marca desde sua fundação, o sucesso internacional da empresa evoluiu para um fornecedor global e diversificado de produtos e serviços de luxo, desde joias finas e relógios de alta relojoaria a acessórios e perfumes, e apresentando uma rede incomparável de boutiques e hotéis nas áreas comerciais mais exclusivas do mundo. Demonstrado por meio de suas inúmeras parcerias filantrópicas, a Bulgari acredita profundamente em inovar o presente para um futuro sustentável por meio de seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental, além da retribuição à natureza e à comunidade.

fotos: Bulgari/divulgação