Brasil recebe o primeiro empreendimento 100% tokenizado e amplia oportunidades para investimentos em imóveis

Equipotel é ponto estratégico para o retrofit dos centros de hospedagem na alta temporada 2022
31 de agosto de 2022
Schooltilha: Inscrições abertas para o curso de Criatividade
31 de agosto de 2022

Construtora Sudoeste lança o primeiro projeto imobiliário totalmente tokenizado do Brasil, o ALDEA – Vale do Sereno, localizado em Minas Gerais; Condomínio contará com tecnologia blockchain para aumentar as possibilidades de aquisição no mercado imobiliário; além de simplificar os processos de compra e venda e permitir que cada unidade tenha até dez proprietários

Uma evolução tecnológica chega ao mercado imobiliário e promete ampliar o leque de possibilidades na forma de adquirir e investir em imóveis: a tokenização. Trata-se de uma tendência mundial que já se consolidou em outros seguimentos da economia e, agora, a Construtora Sudoeste, referência em empreendimentos de alto padrão em Minas Gerais, inova no mercado com o primeiro empreendimento 100% tokenizado do Brasil, o ALDEA – Vale do Sereno. A iniciativa visa atrair investidores ao proporcionar facilidades para aquisição e venda de imóveis por meio da representação de um ativo real em digital, o chamado token. O projeto de tokenização marca o início da campanha “Sudoeste: a construtora mais inovadora de Minas Gerais” e é realizado em parceria com a Growth Tech, empresa responsável pela gestão e comercialização desses ativos.

Com VGV (Valor Geral de Vendas) de 100 milhões de reais, o ALDEA – Vale do Sereno representa a porta de entrada da Construtora Sudoeste no mundo da tokenização. O empreendimento utiliza como base a plataforma blockchain, banco de dados mundial que permite o compartilhamento de informações sobre ativos de forma transparente e segura. Localizado no Vale do Sereno, em Nova Lima/MG (cidade que é extensão da Zona Centro-Sul de Belo Horizonte e que possui uma das maiores concentrações de renda do Brasil), o projeto lança 148 unidades tokenizadas com múltiplas possibilidades de negócios, tanto para empresas como para investidores.

Segundo o Diretor Executivo da Construtora Sudoeste, Danilo Dias, a tokenização vem para ocupar um importante espaço no futuro do mercado imobiliário. “Queremos facilitar a experiência de compra dos investidores, além de estimular o mercado, propondo algo inovador e pioneira para fomentar a liquidez de imóveis, ao lançar um empreendimento de qualidade e alta tecnologia que ofereça menos burocracia, custos e mais oportunidades de negócios”, afirma. Hugo Pierre, CEO & Founder da Growth Tech, empresa parceria da Construtora Sudoeste no projeto de tokenização, ressalta que a iniciativa está inteiramente de acordo com o que é permitido, hoje, pela legislação imobiliária brasileira. “A Construtora Sudoeste e a Growth Tech se preocuparam em manter o que está previsto legalmente, oferecendo uma solução inovadora para os clientes e revolucionando o setor com um empreendimento de alta tecnologia”.

Vantagens da tokenização – A tokenização facilita, ainda mais, a vida de quem pretende comprar imóveis. Com o uso dessa tecnologia, o mercado imobiliário ultrapassa barreiras e não se restringe às limitações geográficas. “Acreditamos que compradores, de qualquer lugar do mundo, conseguirão comprar e vender o seu imóvel de forma 100% virtual, rápida e segura. Esses fatores vão contribuir com a liquidez de imóveis no país ao romper as barreiras burocráticas que inibem o crescimento do setor”, explica Danilo Dias.

Segundo Fernanda Leitão, Tabeliã do 15º Ofício de Notas do RJ, com a tokenização toda a certificação de documentos do imóvel migra para o ambiente digital, reduzindo, de forma significativa, o tempo e custo necessário para os trâmites relativos aos cartórios, por exemplo. “Com a tokenização ancorada na tecnologia blockchain, proporcionamos ao investidor dois atributos fundamentais para um mercado imobiliário saudável economicamente: a segurança e a transparência dos negócios”, afirma.

Nova mentalidade para investir em imóveis – Outra grande vantagem da tokenização é a flexibilidade na compra de um imóvel por meio do processo de venda fracionada. “Essa opção facilita a compra de imóveis por investidores com menor poder aquisitivo, mas que agora têm a possibilidade de adquirir parte de uma unidade e até lucrar com ela. Assim, mesmo que a pessoa seja dona de apenas uma parte da unidade, ela pode se beneficiar com uma parcela do aluguel do imóvel”, explica Danilo Dias.

Cada unidade do Aldea poderá ser adquirida em dez frações igualitárias de 10%, sendo possível comprar mais de uma fração do negócio. Na prática, a unidade poderá ter até dez proprietários. Ao adquirir o empreendimento tokenizado da Construtora Sudoeste, o comprador poderá comercializar frações e morar, além de alugá-las, oferecendo um token como garantia.

Aldea – Vale do Sereno – Por meio de aplicativo exclusivo, os moradores do ALDEA – Vale do Sereno terão acesso a serviços que contribuirão para a facilidade e a agilidade das tarefas do dia a dia. Assim, as pessoas poderão usufruir e sobretudo compartilhar diversos ambientes, pois o empreendimento contará com Café Bar, Anfiteatro, Espaço Zen (com aulas de yoga, tai chi chuan), salão de beleza, espaço para Massagem, Minimercado, bicicletário com bikes compartilhadas, além de outros espaços que estimularão a convivência entre os vizinhos.

O ALDEA – Vale do Sereno também terá energia solar, alinhada às premissas de sustentabilidade, além de pontos para carregamento de carro elétrico, portaria remota e delivery box (local para armazenar encomendas), estabelecendo o encontro perfeito da tecnologia com um estilo de vida saudável e consciente.

Construtora Sudoeste – Vencedora do prestigiado prêmio International Property Awards

Com DNA inovador, a Construtora Sudoeste atua no mercado de empreendimentos de alto padrão há 30 anos. Comandada pelos irmãos Danilo Dornelas Dias, Diretor Executivo, e Diogo Dornelas Dias, Diretor de Engenharia, foi fundada em 1991 pelo pai e atual presidente do Conselho, Expedito Soares Dias, e consagrou-se neste ano ao vencer a 28º edição do prestigiado prêmio International Property Awards, um dos mais conceituados do mundo, com o empreendimento Residencial Yard. O projeto se destacou pelo conceito inovador, sustentável e arquitetônico, desenhado para ter total integração com o verde. O prêmio é uma grande conquista para arquitetura brasileira e também para o setor da construção, pois colocou os empreendimentos brasileiros entre os melhores do mundo.