BMW testa veículos em estágio final de desenvolvimento com tecnologia de célula de combustível de hidrogênio

Investidores brasileiros poderão comprar franquias com criptomoedas
18 de junho de 2021
Mostra de decoração traz temática inédita do universo sertanejo em Goiânia
18 de junho de 2021

Protótipos já simulam condições da vida real de modelos em ruas e estradas da Europa
Tecnologia permite que o veículo seja completamente livre de emissões, gerando vapor d’água pelo escapamento
Desenvolvimento faz parte da premissa global do BMW Group em garantir o futuro da mobilidade sustentável

O BMW Group começou a testar o seu sistema de propulsão alimentado por célula de combustível de hidrogênio, em veículos próximos ao estágio final de desenvolvimento, ou seja, unidades de pré-produção. A avaliação envolve rodagem em condições cotidianas das ruas e estradas europeias, visando simular todas as possibilidades a serem enfrentadas no momento em que essa tecnologia chegar aos produtos finais da marca bávara. Sem qualquer emissão de CO2, os protótipos BMW i Hydrogen NEXT examinarão o comportamento na vida real dos chassis de cada modelo, sistemas de tecnologia e eletrônica embarcada, simulando condições da vida real, quando equipados com essa nova propulsão.

O BMW i Hydrogen NEXT é um veículo puramente elétrico, que utiliza o hidrogênio como combustível primário que, por sua vez, é convertido em energia elétrica dentro de uma célula de combustível. O recém-lançado programa de testes irá pavimentar o caminho para que o BMW Group apresente uma pequena gama de modelos dotados dessa tecnologia voltada à mobilidade sustentável, que é uma das bandeiras da empresa.

A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem potencial de longo prazo para complementar os motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria, dentro da estratégia de diversificação do BMW Group. Pode se tornar uma alternativa atraente aos veículos elétricos a bateria – especialmente para clientes que não têm seu próprio acesso à infraestrutura de carregamento ou àqueles que frequentemente dirigem longas distâncias.

“A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser uma opção atraente para trens de força sustentáveis – especialmente em classes de veículos maiores”, afirma Frank Weber, membro do Board da BMW AG. “É por isso que o teste de estrada de veículos em estágio final, próximos de serem produzidos, com um trem de acionamento de célula de combustível de hidrogênio, é um marco importante em nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento”, completa o executivo.

Como o tanque de combustível de um modelo de motor de combustão convencional, o tanque de hidrogênio do BMW i Hydrogen NEXT pode ser abastecido entre três e quatro minutos, garantindo uma autonomia de várias centenas de quilômetros em todas as condições climáticas.

Testes de campo se concentraram em eficiência, segurança, conveniência, confiabilidade e prazer ao dirigir

Um elemento central dos testes de estrada BMW i Hydrogen NEXT agora em andamento é o ajuste fino do software que controla todas as funções de direção e operação dos protótipos. O sistema de célula de combustível, tanques de hidrogênio, bateria de buffer de desempenho e unidade de controle central do veículo foram previamente testados individualmente e em conjunto, em bancadas de teste. Agora, nesse estágio, a ideia é confirmar esses resultados prévios em ruas e estradas. O programa intensivo, realizado em condições cotidianas, com milhares de quilômetros rodados em situações reais de trânsito, ajuda os engenheiros de desenvolvimento a validar a eficiência, segurança, conveniência e confiabilidade de todos os componentes. Ao mesmo tempo, a série de testes é projetada para garantir o prazer de dirigir característico dos modelos BMW.

Dinâmica de direção típica da BMW fornecida pelo trem de força elétrico com potência do sistema de 275kW/ 374cv

O sistema de propulsão completo do BMW i Hydrogen NEXT combina a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração – que já pode ser experimentada no BMW iX3 e em breve no BMW iX e BMW i4. A energia é gerada na célula a combustível como resultado de uma reação química entre o hidrogênio transportado pelo veículo e o oxigênio do ar. Isso oferece uma potência elétrica de 125kW/ 170cv. Um conversor elétrico localizado abaixo da célula de combustível ajusta sua voltagem para a do motor elétrico, que alimenta o BMW i Hydrogen NEXT.

A energia armazenada em uma bateria de buffer de desempenho também é usada para manobras de aceleração dinâmica e pequenas explosões de velocidade para ultrapassagens. Como resultado, o sistema oferece uma potência de 275kW/ 374cv que corresponde exatamente à do mais potente motor a gasolina de seis cilindros em linha atualmente usado nos modelos BMW – garantindo assim a dinâmica de direção pela qual a marca é conhecida.

A energia armazenada na bateria do buffer de desempenho é gerada de uma forma particularmente eficiente durante a direção, recuperando a energia das fases de desaceleração e de frenagem. O hidrogênio necessário para abastecer a célula a combustível é armazenado em dois tanques de 700 bar feitos de resina reforçada com fibra de carbono (CFRP), que juntos suportam até 6kg de hidrogênio. Sua reação é precisamente controlada com o oxigênio na célula de combustível e gera eletricidade. Como resultado, o que sai do escapamento dos modelos é nada mais que vapor d’água.

Para conferir o vídeo do teste de estrada do BMW i Hydrogen NEXT, acesse: https://www.press.bmwgroup.com/global/tv-footage/detail/PF0008430/Road-Testing-BMW-i-Hydrogen-NEXT?language=e

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse: https://www.bmw.com.br/

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
Twitter (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)