Biofilia: novas formas de trazer a natureza para mais perto

Arquitetas criam projeto de quarto compacto para crianças
25 de novembro de 2020
Salvatore Ferragamo revela os novos modelos de óculos de sol apresentados na campanha de óculos outono/inverno 20-21 da maison
25 de novembro de 2020

Utilizar a arquitetura e a decoração como forma de promover uma conexão com a natureza provou trazer muitos benefícios para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas – com efeitos maximizados pela pandemia mundial que marcou 2020. No entanto, engana-se quem pensa que a biofilia se limita à inclusão de plantas no ambiente: incorporar elementos naturais vai muito além e pode abranger o uso de diversos tipos e estilos de materiais.

Pensando nisso, reunimos algumas ideias de como estabelecer essa interação com a natureza fugindo do óbvio. Confira:

Ouse nos revestimentos

O mercado sempre se adapta às demandas. Nesse momento, surgem opções de revestimentos que nos remetem à natureza de diversas maneiras, seja pelo toque, forma ou coloração. Além do tradicional madeirado, algumas opções mais arrojadas podem – e devem – ajudar a compor um projeto com design biofílico.

Entre os lançamentos 2020, a Sudati lançou o MDF Amazônia. Sua cor diferenciada representa o verde das florestas tropicais, com uma tonalidade mais aquecida. Neste projeto, a designer de interiores Priscila Mileke fez uma composição do lançamento com o padrão madeirado Imbuia, também da Sudati, para agregar conforto e imponência.

MDF Amazônia, da Sudati | Projeto: Priscila Mileke (Foto: Eduardo Macarios)

Já para quem deseja apostar no porcelanato, o revestimento Folhas ao Vento traz o verde também mais aquecido e a textura das plantas. O material faz parte da coleção Nuances da Natureza, assinada pela arquiteta Juliana Medeiros para a Portinari, e remete à leveza e aos movimentos das folhas, trazendo uma sensação de frescor ao ambiente.

Revestimento Folhas Ao Vento, revendido pela Impermix

Aposte no papel de parede

O papel de parede pode ser um aliado na hora de trazer a natureza para dentro de qualquer ambiente. Nesse quarto infantil, a arquiteta Larissa Lóh, em parceria com a StilHaus Decorações e a JVN, criou uma estampa delicada e leve para compor o décor sem pesar o ambiente.

Papel de parede StilHaus | Projeto: Larissa Lóh (Foto: Marcelo Stammer)

Toques de cor

Pontos de cor em meio a ambientes mais neutros são sempre uma opção para quem deseja trazer personalidade de forma sutil. Nessa missão, a variação verde do sofá Amaranto, da Estofados Jardim, é perfeita para agregar um toque de natureza em meio a qualquer estilo. O modelo, que leva a assinatura da Asa Design, ainda é modular, extensível e reclinável, agregando versatilidade ao espaço.

Sofá Amaranto, da Estofados Jardim | Projeto: MOBA Arquitetura (Foto: Alexandre Zelinski)