BH Shopping reafirma compromisso com o meio ambiente em projeto inovador

Lorenzetti destaca ducha que reduz o consumo de água em até 70%, com design quadrado e preço acessível
29 de maio de 2019
Pormade participa da CASACOR São Paulo 2019
29 de maio de 2019

5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente: Iniciativa em parceria com UniBH traz conscientização e informação sobre resíduos e adubos

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental estão diretamente relacionados com o futuro das próximas gerações. Como parte do compromisso de contribuir com o meio ambiente e a sociedade, o BH Shopping amplia sua atuação e, em parceria com o UniBH, apresenta o projeto Muda.

A iniciativa leva o conhecimento acadêmico para o mall por meio da Educação Ambiental da Bio-Otimização dos resíduos sólidos gerados, que são convertidos em nutrientes. Funciona assim: os alunos do curso de Educação Ambiental da universidade serão os monitores responsáveis por difundir o trabalho inovador de transformar resíduos em fertilizante orgânico. Por meio de cartilhas educativas, trilhas pelos corredores do shopping e capacitações periódicas, empresas, escolas e clientes receberão as informações para fazer a diferença e colaborar para a preservação ambiental.

Segundo o gerente de Marketing do BH Shopping, Renato Tavares, como o próprio nome diz, o Muda propõe uma mudança geral na realidade e nas atitudes do dia a dia. “A partir da ‘semente’ do conhecimento e exemplo prático, é possível colher bons frutos e um amanhã mais sustentável. Basta dar o primeiro passo”, explica.

O exemplo principal, inédito em Belo Horizonte, é o BH Eco Shopping, do BH Shopping. Trata-se de um programa que reaproveita o lixo gerado na Praça de Alimentação e o resíduo verde do mall – plantas que seriam descartadas – para produção de fertilizante orgânico. A iniciativa, realizada em parceria com as empresas Locavia (gestão de resíduos) e a BioIdeias (empresa de biotecnologia), acontece há cinco anos.

O projeto transpõe o descarte correto do lixo gerado no BH Shopping e dá uma importante utilidade para o que seria lixo. Desde a implantação da ideia, o fertilizante orgânico gerado é utilizado nos jardins internos e externos e também nas praças da região, que são cuidadas pelo shopping.

  

Os números alcançados são impressionantes: a redução de resíduos orgânicos já chega a cerca de 8 toneladas e a expectativa é chegar a 10 toneladas/mês nos próximos anos.