Benefícios empresariais são uma boa forma de motivar funcionários

5 exercícios para aliviar dor nas costas
28 de março de 2018
Manteigaria Lisboa lança pastéis com recheios salgados e agrada paulistanos
29 de março de 2018

É praticamente um consenso entre as gestões empresariais do mundo inteiro que um funcionário que está feliz em seu ambiente de trabalho tende a render mais para o seu contratante

Além de proporcionar um local de trabalho saudável, oferecer certa flexibilidade e zelar por um bom relacionamento entre gestor/colaborador, muitas companhias veem nos benefícios (vale alimentação, plano de saúde e auxílio creche,etc.) uma maneira de estimular seus funcionários.

No Brasil, cerca de 97% das empresas oferecem algum benefício além do salário, segundo o Guia Salarial Hays/Insper. Esses dados refletem uma demanda que os próprios funcionários já apresentam antes de aceitar um emprego: em uma pesquisa realizada pelo site Glassdoor, 57% dos entrevistados afirmaram que ter benefícios e vantagens estão entre as suas principais considerações antes de aceitar um trabalho, e quatro em cada cinco trabalhadores dizem que preferem novos benefícios ao invés de um aumento de salário.

Em um levantamento feito pela Aon, empresa de gestão de riscos, 423 companhias brasileiras, de diversos segmentos, foram entrevistadas para identificar os 20 principais incentivos oferecidos para os colaboradores. Em primeiro lugar aparece a assistência médica (99,5%), seguido pelos seguros de vida (94%) e a assistência odontológica (87,5%). Outros benefícios que também aparecem na lista são o vale refeição (78,3%), estacionamento (69,3%), vale alimentação (66,9%) e o telefone celular (64,1%).

Vale destacar que além desses incentivos listados na pesquisa, existem benefícios que são obrigatórios serem fornecidos por parte do contratante e, também, aquelas companhias que oferecem outras várias regalias que chamam atenção pela sua peculiaridade.

Benefícios obrigatórios e outras regalias.

Existem benefícios que são regulamentados como obrigatórios pela CLT no Brasil. Entre eles é importante se destacar o vale transporte, as férias remuneradas, o décimo terceiro salário e o fundo de garantia. Nesses casos são as leis trabalhistas que obrigam os empregadores a ofertar esses incentivos aos funcionários, sendo que o não cumprimento pode gerar ações judiciais em prol do colaborador da empresa.

Por outro lado, indo muito além das obrigações legais de uma empresa, existem companhias que investem cada vez mais nessa área de benefícios para os seus funcionários. São “regalias” que têm como objetivo aumentar a produtividade dos colaboradores através da satisfação. Entre elas é possível se destacar as viagens empresariais coletivas em resorts e cruzeiros; o vale presente, que permite ao funcionário escolher o presente ideal de acordo com seu gosto e necessidades em uma ampla rede de lojas credenciadas; e as doações para instituições de caridade pela empresa em nome do funcionário selecionado.

Todas essas são formas de se cativar o seu funcionário e criar um ambiente que permita que o trabalho flua de uma maneira bem mais espontânea e proveitosa. Com certeza os benefícios empresariais são uma maneira extremamente útil de gerar um vínculo forte, baseado no respeito mútuo entre os colaboradores e os seus contratantes.

www.rbservicos.com.br