Benefícios da Ozonioterapia na Odontologia

Páscoa 2022: de olho na instabilidade do mercado, empresa lança linha de Páscoa inteligente
13 de abril de 2022
Teste rápido para detecção da tuberculose latente recebe aprovação da Anvisa e estará disponível em breve no Brasil
13 de abril de 2022

O ozônio é a forma triatômica do oxigênio (O3), uma biomolécula que pode ser formada na natureza pelos raios UV (camada de ozônio) e no nosso organismo se forma naturalmente por células imunológicas numa reação antígeno-anticorpo

Para fins terapêuticos, o ozônio é produzido a partir de oxigênio medicinal por geradores precisos. O3 é uma molécula biocompatível, com elevado potencial antimicrobiano e de bioestimulação tecidual, sem os efeitos indesejáveis de fármacos e substâncias químicas, trabalhando em equilíbrio com o ambiente fisiológico.

No Brasil, a prática da Ozonioterapia na Odontologia é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia através da resolução CFO-166/2015, que permite a utilização do ozônio medicinal dentro do campo de atuação do Cirurgião Dentista.

Além disso, a Ozonioterapia é uma Prática Integrativa e Complementar em Saúde (PICS), um recurso terapêutico que busca a recuperação da saúde. A prática foi incluída em 2018 por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). No Brasil, atualmente estão regulamentadas, além da Odontologia, as áreas da saúde: Farmácia, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Biologia, Enfermagem e Biomedicina.

Diversos estudos científicos comprovam a eficácia e ação da ozonioterapia, que já é bastante difundida no exterior. Dentre os benefícios da prática, estão: alívio da dor, melhora da oxigenação das células, redução de inflamações e infecções, melhora de problemas circulatórios, queimaduras de diversos tipos, feridas; modulação do sistema imunológico, entre outros..

O ozônio medicinal pode ser utilizado na forma de gás, uma mistura de oxigênio puro e ozônio puro, na forma de água ozonizada e como óleo ozonizado. Integrar a Ozonioterapia na prática odontológica potencializa os resultados clínicos através dos seguintes benefícios:

  • Intensa ação antimicrobiana contra fungos, vírus e bactérias;
  • Melhora a oxigenação tecidual e a vascularização local;
  • Diminui a contaminação microbiológica e o risco de infecções;
  • Melhora a capacidade antioxidante e o funcionamento das células;
  • Acelera e promove a cicatrização de tecidos moles e o reparo ósseo;
  • Modula o processo inflamatório, reduzindo o edema (inchaço) e a dor local.

“A ação antimicrobiana de amplo espectro do ozônio, é outra propriedade importante do gás ozônio, que quando aplicado topicamente pode ser muito útil em infeccões de diferentes tipos e etiologias”, afirma a farmacêutica especialista em ozonioterapia, Dra. Leticia Philippi, CEO da Philozon.

Na prática odontológica, as novas estratégias terapêuticas para tratamento da infecção e inflamação levam em consideração não apenas o poder antimicrobiano das substâncias utilizadas, mas também a influência que esta exerce sobre a resposta imune do paciente e a Ozonioterapia é uma técnica que atende a estas condições. “A técnica é um grande diferencial na prática odontológica, pois, o seu uso pode se estender desde o emprego da água ozonizada nos equipamentos odontológicos, promovendo desinfecção do sistema; até a sua utilização nas diversas especialidades odontológicas”, destaca Leticia.

Quais áreas da odontologia a terapia pode ser utilizada?

A Ozonioterapia pode ser associada a praticamente todas as áreas da Odontologia, potencializando e melhorando resultados, por exemplo:

  • Dentística: tratamento da cárie dental e da hipersensibilidade dentinária – ação antimicrobiana e de bioestimulação;
  • Periodontia: prevenção e tratamento dos quadros inflamatórios/infecciosos;
  • Endodontia: potencialização da fase de sanificação do sistema de canais radiculares;
  • Cirurgia : auxílio no processo de reparação tecidual, reduzindo o tempo necessário para cicatrização e a dor e inchaço pós-operatório;
  • Dor e disfunção de ATM: atividade anti-álgica e antiinflamatória;
  • Necroses dos maxilares: Tratamento de Osteomielite, Osteoradionecrose e necroses induzidas por medicamentos.
  • Harmonização Orofacial: Bioestimulação da pele e aumento da produção de colágeno e no tratamento de intercorrências e complicações de procedimentos estéticos.

As aplicabilidades do ozônio na Odontologia são baseadas em evidências científicas sólidas. É uma ferramenta terapêutica complementar que otimiza os resultados clínicos obtidos, com menor risco de infecções e melhor resposta do organismo ao tratamento realizado. Desta forma, a Ozonioterapia está sendo apontada como um tratamento indispensável na Odontologia do futuro.

Photo by Ani Kolleshi on Unsplash