Benefícios da automassagem facial vão do rejuvenescimento da pele à diminuição do estresse

“Merchandising no Mercado da Moda” será tema do Conexão Fashion Talk do Mega Moda
26 de maio de 2020
Hospital Cardiológico Costantini realiza evento gratuito e on-line sobre Corrida de Rua
26 de maio de 2020

Anti-aging facial massage. Beautiful young woman with white arrows over her face keeping hands on head and looking at camera. Isolated on white background. Skin Care. Massage lines. Cosmetology concept

Apostar na massagem facial pode ser uma boa maneira de realizar o autocuidado, rejuvenescer a pele e diminuir o estresse

O tato é o primeiro sentido que se desenvolve e permanece ativo no ser humano. Por isso, durante o isolamento social, ele não deve ser esquecido. “Como uma das preocupações da maioria das pessoas nos dias de hoje é retardar o envelhecimento, principalmente prevenir a flacidez da face e o aparecimento das rugas, ou quando já aparentes, o objetivo é amenizá-las, a massagem facial se torna fundamental, inclusive em tempos de pandemia”, afirma Isabel Luiza Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA – Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. “A massagem facial proporciona uma melhora da circulação sanguínea, o que contribui para uma oxigenação eficiente e faz com que as células da pele sejam nutridas adequadamente. Em tempos de pandemia, com o estresse e a ansiedade realmente mais altos, essa pode ser uma excelente forma de autocuidado para ajudar a relaxar”, acrescenta a angiologista Dra. Aline Lamaita, membro do American College of Lifestyle Medicine.

De acordo com Isabel, a massagem facial é indicada para peles desvitalizadas, que apresentam flacidez de pele e de músculo, com presença de rugas e marcas de expressões profundas. “Efetuada no colo, pescoço e face (ou qualquer área que deseja estimular pele e músculos), com o objetivo de revitalizar e rejuvenescer, ela previne e diminui rugas, melhorando o tônus muscular e também hidrata. Dessa forma, ela tem efeito no rejuvenescimento facial, conservando a beleza cutânea”, afirma a especialista. A técnica facial pode ser realizada em peles masculinas e femininas.

Isabel explica que milhões de neurotransmissores e receptores sensoriais estão espalhados pelo nosso corpo. “Massagem é a prática de aplicar pressão ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões e ligamentos. Tratar traumas físicos, aliviar estresse psicológico, melhorar a circulação e aliviar tensões, rejuvenescer, entre outros benefícios”, afirma ela.

Passo a passo da massagem

Antes de iniciar a massagem, é necessário limpar a pele com demaquilante em movimentos circulares. Logo depois, o sabonete ou demaquilante deve ser removido completamente da pele, lavando bem o rosto com água. “Em seguida, aplica-se uma loção tônica, para normalizar o pH do tecido cutâneo e então um sérum ou creme do tratamento, dando preferência aos que contenham ativos antiglicantes, antiflacidez e aminoácidos para ajudar os fibroblastos a produzirem novas fibras de colágeno e elastina”, afirma Isabel. “Eles devem ser aplicados com deslizamento longo por toda a região do rosto, pescoço e colo, até total absorção do produto. Dê a preferência a cosméticos de bases biocompatíveis, conhecida como bases verdes”, afirma a especialista. Em seguida, é necessário seguir a ordem abaixo:

1º Movimento no colo: deslizar do centro para o ombro usando sempre a mão contrária, para facilitar o movimento.

2º Movimento no pescoço: com a palma da mão espalmada fazer o deslizamento de baixo pra cima, sempre usando a mão contrária do lado.

3º Movimento do queixo (músculo mentual): movimento estilo amassamento do centro da face até ao lóbulo da orelha.

4º Orbicular da boca: deslizamento suave, com o dedo anelar, ao redor da boca e esticar na musculatura do lábio superior. Aproveitar e levantar a ponta do nariz, com os dedos indicadores na horizontal.

5º Região da bochecha (músculo masseter): pinçar o músculo e massagear de baixo para cima

6º Na região nasogeniana (bigode chinês): deslizamento profundo e lento com a ponta dos dedos, seguindo de baixo para cima, realizando nos dois lados.

7º Movimento nas maçãs do rosto (zigomático): com dedo indicador e polegar, pinçar os dois músculos, estimular com beliscos (no sentido do nariz a orelha).

8º Movimentos na região dos olhos: imaginar o símbolo do infinito e realizar o movimento do desenho ao redor dos olhos usando somente o dedo anelar

9º Para trabalhar a parte superior do músculo orbicular do olho: segurar com o polegar e deslizar com os outros dedos (beliscos na sobrancelha).

10º Músculo frontal: deslizamento da região frontal com as pontas dos dedos, da região da sobrancelha para o couro cabeludo.

Esses movimentos podem ser repetidos de três a cinco vezes. O ideal é fazer no mínimo três vezes por semana. “Após encerrarmos a automassagem, nosso objetivo será alcançado com melhora na aparência das rugas na testa e glabela, elevação da ponta do nariz e da sobrancelha, além de melhora do contorno da face”, finaliza Isabel.

Fontes:

*DRA. ALINE LAMAITA: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a médica participa, na Universidade de Harvard, de cursos de pós-graduação que ensinam ferramentas para estimular mudanças no estilo de vida nos pacientes em prol da melhora da longevidade e qualidade de vida. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br/

*ISABEL LUIZA PIATTI: Isabel Luiza Piatti – Especialista em Estética e Cosmetologia, embaixadora do CIA – Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.