Beethoven: Duets

Maico Zimmer faz sucesso em Gramado e fora do RS
14 de dezembro de 2020
Charutos exclusivos da La Aurora chegam a Curitiba comemorando os 107 anos da marca
15 de dezembro de 2020

Claudio Cruz & Raïff Dantas Barreto

Dois dos maiores instrumentistas eruditos brasileiros, o violinista, violista e regente Claudio Cruz e o violoncelista Raïff Dantas Barreto, reúnem-se em um álbum inédito no repertório da música clássica. O álbum Beethoven: Duets será lançado em formato digital, no dia 18 de dezembro pela Azul Music – um dia após a data de batizado de Ludwig van Beethoven, historicamente considerada como a data de seu nascimento.

Beethoven nasceu em Bonn, na Alemanha em dezembro de 1770. Neste ano, portanto comemorou-se os 250 anos de seu nascimento, apesar de incontáveis eventos e concertos que foram cancelados/postergados para 2021, em razão da pandemia. Beethoven é considerado um dos pilares da música ocidental, gênio incomparável que revolucionou a linguagem da música, tornando-se um dos compositores mais respeitados e influentes de todos os tempos; Seu repertório está entre os mais executados nas salas de concerto em todo o mundo, mas ainda assim, é possível encontrar peças de sua autoria pouco conhecidas do grande público.

A seleção do repertório, escolhido com esmero pelos músicos e executado com impressionante precisão técnica e sensibilidade, traz a luz transcrições e peças de inegável valor artístico, e ainda assim não tão conhecidas, tornando o álbum uma preciosidade entre tantos lançamentos significativos, neste ano dedicado ao mestre de Bonn. Cruz tem atuado como violinista e regente de diversas orquestras brasileiras e internacionais, incluindo a OSESP, onde atuou como spalla de 1990 a 2012; Em sua trajetória, venceu diversos concursos e importantes premiações, consagrando-se como um dos grandes músicos de sua geração. Da mesma maneira, com extensa experiência em diversas orquestras, o violoncelista Raïff Dantas Barreto, vem atuando desde 2001 como primeiro cello da Orquestra Sinfônica do Theatro Mvnicipal de São Paulo, além de dedicar-se à construção de sólida discografia.

Especialmente reunidos para esse álbum, desenvolvido e produzido durante a pandemia, Cruz e Dantas Barreto acertadamente escolheram os três duetos para clarinete e fagote WoO 27, em primorosa transcrição para violino e violoncelo, além da peça “Eyeglasses” WoO 32, onde demonstram impressionante integridade na interpretação. Cruz habilmente se reveza entre o violino e a viola, buscando expressivos diálogos com o cello de Dantas Barreto. Beethoven: Duets é certamente um álbum de virtuoses, que demonstram paixão, conhecimento, excelência técnica e principalmente, sensibilidade singular.

Um lançamento da gravadora Azul Music, disponível em todas as plataformas digitais no dia 18.12.20

Tracklist

1. 3 Duets for Clarinet and Bassoon, WoO 27, No. 1 in C Major: I. Allegro comodo (Arr. for Violin and Cello)

  1. 3 Duets for Clarinet and Bassoon, WoO 27, No. 1 in C Major: II. Larghetto sostenuto (Arr. for Violin and Cello)
  2. 3 Duets for Clarinet and Bassoon, WoO 27, No. 1 in C Major: III. Rondo. Allegretto (Arr. for Violin and Cello)
  3. 3 Duets for Clarinet and Bassoon, WoO 27, No. 2 in F Major: I. Allegro affettuoso (Arr. for Violin and Cello)
  4. 3 Duets for Clarinet and Bassoon, WoO 27, No. 2 in F Major: II. Aria. Larghetto (Arr. for Violin and Cello)
  5. 3 Duets for Clarinet and Bassoon, WoO 27, No. 2 in F Major: III. Rondo. Allegretto moderato (Arr. for Violin and Cello)
  6. 3 Duets for Clarinet and Bassoon, WoO 27, No. 3 in B-Flat Major: I. Allegro sostenuto (Arr. for Violin and Cello)
  7. 3 Duets for Clarinet and Bassoon, WoO 27, No. 3 in B-Flat Major: II. Aria con variazioni & Allegro assai (Arr. for Violin and Cello)
  8.  Duet for Viola and Cello in E-Flat Major, WoO 32 “Eyeglasses Duo”: I. Allegro
  9.  Duet for Viola and Cello in E-Flat Major, WoO 32 “Eyeglasses Duo”: II. Minuet

Gravação, Mixagem e Masterização: Adonias Souza Jr. (Estúdio Arsis)

Lançamento: Azul Music

© 2020 Azul Music. Todos os direitos reservados