BBQ Land 2019: Open de churrasco terá búfalo assado inteiro

Casa Vogue de março traz entrevista exclusiva com a família Schurmann sobre o projeto “Vozes do Oceano”
20 de março de 2019
Wood Hotel, de Gramado (RS), aposta em novas tendências de hotelaria
20 de março de 2019

Além da iguaria haverá outras diversas carnes no fogo de chão, varal e grelha; Jacaré, polvo, salmão, codorna, porco e, claro, picanha serão servidas no dia 23 de março

 No mundo atual, não basta apenas degustar as experiências gastronômicas. É preciso senti-las e vivenciá-las da forma que elas foram pretendidas por seus autores. Essa é a essência da 2ª edição do BBQ Land, open de churrasco que acontecerá em Curitiba no dia 23 de março com a participação de chefs e assadores especialistas em suas áreas.

Engana-se quem pensa que irá degustar apenas carnes do churrasco tradicional: o festival terá, é claro, a clássica picanha, mas você já experimentou um búfalo assado inteiro na vertical? Durante 11 horas de evento – regado, é claro, a cerveja Patagônia – os presentes poderão experimentar uma das primeiras técnicas para assar carne. E também uma das mais deliciosas, antecipa o chef Renato Nasser.

 No tempo das cavernas

Desde os primórdios da espécie humana, a partir do domínio do fogo, o homem passou a notar que a carne de caça ficava mais macia quando assada. Com o passar dos anos, as técnicas de churrasco foram aprimoradas, mas não perderam a sua essência. Será com uma das técnicas mais antigas que o assador Renato Nasser, apresentará uma das suas “caças”: o búfalo assado inteiro. “Ele será feito em uma churrasqueira aberta, específica para isso, no fogo de chão com a técnica Slow & Low: muito tempo de cocção em fogo baixo”, conta o chef.

Apesar da aparência da carne ser bem similar à bovina, a carne de búfalo tem seus diferenciais gustativos: o sabor é mais marcante, com 12 vezes menos gordura, 50% a menos de calorias e 11% a mais de proteína.

Para acompanhar esse corte diferenciado, será servido um risoto de beterraba defumada. “A última vez que preparei essa carne tivemos uma das maiores visitações do festival, pois ainda é uma novidade e costuma agradar as pessoas”, explica Nasser.

 Codornas no fogo de chão

Também preparado no fogo de chão, o varal de codornas fica por conta do chefe Diego Bigão. “Como as codornas chegam bem rápido na temperatura ideal, vamos utilizar uma temperatura baixa e muita fumaça para a defumação”, conta Bigão. Além disso, o prato será marinado de um dia para o outro. “Como acompanhamento serão servidas frutas flambadas na cachaça: iremos picar as frutas, deglacear com o açúcar demerara e, por último, flambar na cachaça”, explica. Desde 2016, o chef atua profissionalmente na área. Já participou dos maiores eventos de churrasco do país

 Sentindo “na carne”

As 27 estações de carnes nobres – com cerca de três toneladas de carne – serão comandadas por grandes chefs do ramo, todos com trajetória especializada em churrasco. As técnicas de corte que serão apresentadas são utilizadas não só em todo país, como também em vários cantos do mundo.

Além da cultura churrasqueira nacional e internacional, o evento oferece diversão para toda a família: aulas show, música ao vivo, Espaço Kids, o BBQ Market – uma feira com artigos de churrasco para quem faz parte do time dos churrasqueiros.

Salmão, churrasco coreano, codornas, panquecas de doce de leite e, uma das grandes atrações, o búfalo assado inteiro são alguns dos cortes que irão proporcionar uma experiência gastronômica diversificada e inusitada aos amantes de churrasco. Esta edição do BBQ Land conta com o patrocínio do maior frigorífico de codornas do país, Codornas do Chef – que tem padrão europeu de qualidade –, e Carvão Bom de Brasa.

Serviço

BBQ Land 2019

Data: 23 de março, sábado, a partir das 11h

Endereço: Rua Marcelino Champagnat, 505 – Mercês

Ingressos:Disk Ingressos