Base neutra mesclada com toques de cor e soluções de drywall modernizaram apartamento de 87 m²

Bondinho Pão de Açúcar lança websérie no IGTV em comemoração aos 10 anos do Espaço de Memória Cocuruto
30 de junho de 2020
Principado de Mônaco reabre estabelecimentos de forma gradual e comemora início do verão europeu
30 de junho de 2020

Arquiteta Carina Dal Fabbro assina projeto que teve como prioridade a escolha de acabamentos práticos

Maior e em um prédio mais novo, o apartamento de 87 m², na zona sul de São Paulo, caiu nas graças de um jovem casal com uma filha pequena. Mas era necessário adaptar os espaços ao estilo de vida da família: missão realizada com êxito pela arquiteta Carina Dal Fabbro, do escritório Carina Dal Fabbro Arquitetura. “O casal desejava que o lar fosse um refúgio prático, que proporcionasse momentos de relaxamento e lazer com a pequena”, afirma Carina.

Na planta original do imóvel, os cômodos eram pequenos e tinha uma varanda de tamanho razoável para os padrões. Por isso, o ponto de partida foi integrar a varanda e criar unidade na área social. A partir dessa conexão, o piso vinílico para o revestimento dos ambientes, bem como por sua praticidade e fácil manutenção.

Com as alterações na planta, a varanda recebeu a sala de jantar e foi integrada ao estar | Foto Thiago Drummond

O drywall foi eleito por Carina como solução prática e funcional para ampliar ambientes e criar mais um quarto, já que no meio da obra, a família descobriu que tinha um bebê a caminho. “Essas descobertas acabam pegando todo mundo de surpresa – mas, diga-se de passagem, uma divina e linda surpresa boa! Além do dormitório, promovemos algumas outras mudanças no projeto, já que o casal expressou o desejo de ter um espaço adaptado para o menino”, conta a arquiteta.

As principais paredes da sala foram executadas no sistema drywall. | Foto Thiago Drummond

O sistema com estrutura em perfis de aço galvanizado e chapas de gesso fixadas também marcaram presença nas paredes da sala – tanto aquele que recebeu a TV, como a posicionada atrás do sofá. Como resultado da sala, embora um pouco reduzida, o projeto assinado por Carina não deixou de ofertar funcionalidade e aconchego. Seguindo a premissa da praticidade solicitada pelo casal desde o briefing, Carina especificou elementos como o mobiliário em MDF e o tapete de lã com tons de azul.

Na arquitetura de interiores, Carina projetou a parede da TV como uma continuidade para formar a bancada que se conecta à cozinha. “Resultando em um balcão gostoso para as refeições cotidianas”, destaca Carina.

Destacar o acervo de livro do casal foi uma das ações empreendidas com êxito pela arquiteta | Foto Thiago Drummond

Cada vez mais usual na atualidade, o apê ainda precisa contar com um espaço de home office. Entusiasta da marcenaria, a profissional projetou um móvel multifuncional: além de acomodar o acervo de livros, uma porta suspensa transforma-se em apoio para utilizar o notebook. O perfil discreto da família foi refletido no décor da área social, que apresenta uma base neutra pontuada com azul no mobiliário e acessórios, como o tapete, que criou o aconchego para os dias da família unida para ver um bom filme.

A cozinha recebeu um azul mais claro no mobiliário, em unidade com a base neutra do restante do apartamento. | Foto Thiago Drummond

Para a cozinha, os moradores trouxeram para Carina uma foto de referência de um dos projetos executados por ela. Apaixonados por cozinha – sem dúvidas, o ambiente favorito deles –, e a cor azul, os armários revelam um tom mais delicado que promove sintonia com o ladrilho hidráulico do piso. A bancada de quartztone é prática e se alinha com a proposta do ambiente. Os eletros embutidos no mobiliário criam um espaço maior de circulação no ambiente. A arquiteta também propôs um espaço para uma lousa para as anotações importantes e as prateleiras superiores receberam os livros de culinária que a moradora coleciona.

O dormitório ganhou tons claros, evocando um décor singelo. | Foto Thiago Drummond

O casal solicitou um dormitório de atmosfera leve e detalhes personalizados, como a penteadeira executada para a moradora. O bege das paredes, que é revestido em papel de parede com efeito de um linho, contrastou com a cabeceira em madeira de tom claro e o mobiliário branco, como a mesinha lateral e a própria penteadeira. O espelho redondo e o pendente agregam modernidade, além dos tons de verde que revelam a presença do natural, com a costela de adão na almofada e quadros acima da cabeceira.

O quarto da filha mais velha foi inspirado na riqueza de espécies de um jardim. | Foto Thiago Drummond

Para o dormitório dafilha mais velha, o adesivo reproduz a alegria da natureza e suas diversas espécies de flores e cores. A cama, com estrutura de casinha, transmite proteção para a menina, além de reforçar o clima lúdico do quarto. “Um cantinho para os livros também era essencial”, explica Carina.

O quarto do bebê foi produzido a partir das paredes de drywall, solução que permitiu a construção de mais um cômodo na planta do imóvel | Foto Thiago Drummond

Conforto e delicadeza são coisas que não faltam no ambiente dedicado ao recém-nascido. A cômoda foi eleita como apoio para o trocador e adornos. O berço de madeira é uma peça coringa para o ambiente, já que é neutro e atemporal. A poltrona foi um elemento pra lá de importante na composição, pois é o ponto de conexão onde a mamãe terá os seus momentos de amamentação com o bebê. “A sutiliza permeia por cada cantinho deste quarto”, define Carina.

Os banheiros seguem a mesma proposta prática e funcional do apartamento todo. | Foto Thiago Drummond

O casal solicitou que o lavabo oferecesse um estilo mais sofisticado. O resultado foi obtido por meio da especificação dos acabamentos, como as pastilhas na parede do espelho e a iluminação. O banheiro dos moradores segue o estilo clean com paredes, móveis e louças na cor branca.

“Fiquei muito feliz com esse projeto… harmonia, personalização e leveza possibilitaram à família realizar a mudança não para uma casa… mas para seu novo lar”, finaliza Carina.

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura e Urbanismo, Carina Angélica Dal Fabbro Saraiva tem experiência de mais de 25 anos na área de design de interiores e arquitetura.

Coordena o escritório boutique que leva seu nome, gerenciando toda a sua equipe de arquitetos para o desenvolvimento de projetos. Participa pessoalmente de cada etapa e preza o atendimento personalizado à cada cliente.

Após anos de parcerias e experiências, fundou o escritório que leva seu nome, Carina Dal Fabbro | Arquitetura e Interiores. Especializado em projetos de decoração para imóveis residenciais, corporativos e comerciais, todos os projetos levam em consideração as particularidades de cada um destes segmentos e é focado na máxima satisfação.

O trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obra, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel.

Carina Dal Fabbro Arquitetura

www.carinadalfabbro.com.br

@carinadalfabbroarq