Bahamas, o paraíso do ecoturismo!

Biblioteca Nacional de Brasília vai receber o maior projeto brasileiro de conscientização sobre o autismo
9 de abril de 2024
Curitidoce lança coleção de camisetas temáticas celebrando a paixão por doces e o trabalho com confeitaria
10 de abril de 2024

Arquipélago tem mais de 200 experiências que envolvem contato com a natureza e preservação, todos únicos e que transformam os visitantes.

A riqueza e a diversidade das belezas naturais tornam as Bahamas não apenas um destino paradisíaco, mas um roteiro que precisa ser conhecido por todos os viajantes que buscam o ecoturismo. São ao menos 230 experiências disponíveis de contato com o meio ambiente baseado no respeito ao patrimônio histórico e cultural. E cada uma delas é uma oportunidade de se encantar pela vida.

O arquipélago caribenho formado por mais de 700 ilhas, ilhotas e 16 ilhas-destinos é conhecido por suas belezas imaculadas das quais, quando tocadas pelo homem, são protegidas para que permaneçam vivas e abundantes. Lar de espécies ameaçadas de extinção como a iguana rochosa das Bahamas e o flamingo das Índias Ocidentais – tida como a ave nacional do país –, a região é também escala de inúmeras espécies de aves migratórias e de recifes de corais.

Para os turistas, existem inúmeras possibilidades de atividades ao ar livre e em contato direto com a natureza, como snorkel e mergulho, que garantem a chance de aprender, se conscientizar e ainda fazer a diferença na preservação da vida marinha.

Entre os destaques para mergulhadores estão os buracos azuis, maravilhas geológicas que aparecem em número recorde nas Bahamas. Estes poços de água profundos e em formato circular no oceano e no interior das ilhas, estão entre as atrações mais visitadas. Um exemplo é o Buraco Azul do Capitão Bills, localizado no Parque Nacional Central de Andros, tem uma circunferência de 440 metros e 30 metros de profundidade.

As cavernas são um espetáculo à parte. O intrincado sistema de cavidades nas pedras se desenvolveu ao longo de séculos e traz marcas do tempo e petróglifos antigos do povo Lucayan-Aeawak. Muitas, aliás, estão submersas e encantam mergulhadores mais experientes. É o caso da Ben’s Cave, que carrega o nome de Ben Rose, primeiro integrante da sociedade de mergulhadores UNEXSO (Underwater Explorer’s Society) a desbravar o local, um dos mais extensos sistemas de cavernas com águas frescas na superfície, onde apenas pessoas acompanhadas de instrutores de mergulho podem explorar.

Observação de pássaros ou outras espécies da fauna local, caminhadas por trilhas deslumbrantes, passeios de caiaque e geoturismo nas ilhas menos povoadas do arquipélago, parques nacionais e inúmeros passeios de barco complementam a experiência de imersão em um ecossistema e cultura únicos, por meio de programas como o Protegendo o Lar. Em Exumas, um dos 32 distritos das Bahamas e que reúne 365 ilhas das mais de 700 do arquipélago, há um programa do banco Bahamas National Trust, que administra e protege parques no país. Lá, é possível ver tartarugas, tubarões, golfinhos e um animal não tão comum na vida marinha, o porco nadador e que faz a alegria da criançada.

Um roteiro de ecoturismo nas Bahamas mostra como o compromisso com a sustentabilidade faz parte da vida da população. Deixando em evidência como a biodiversidade que envolve a fauna aquática, aérea e terrestre convive em harmonia com a espécie humana. Pois nas Bahamas, as políticas de preservação e desenvolvimento sustentável não são moda ou tendência, são um estilo de vida!

Para mais informações sobre como viajar ao país, visite a página em português do site oficial.

Sobre as Ilhas das Bahamas 

Com mais de 700 ilhas, ilhotas e 16 ilhas-destinos, as Ilhas das Bahamas ficam a apenas 80,4 km da costa da Flórida, oferecendo uma escapadela fácil que transporta os viajantes para longe de sua rotina diária. As Ilhas das Bahamas têm pesca, mergulho, passeios de barco de classe mundial e milhares de quilômetros das águas e praias mais espetaculares da Terra para famílias, casais e aventureiros. Explore tudo o que as ilhas têm a oferecer no site oficial ou através das redes sociais Facebook, TwitterYoutube e Instagram para entender porque é melhor nas Bahamas!

Sobre a TM Americas 

Empresa líder em marketing de turismo internacional, especializada em destinos e atrações de classe mundial. Conta com uma equipe de profissionais trilíngues especializados em diferentes áreas: marketing, vendas, comunicação, marketing digital e posicionamento de marca. Sediada na Flórida, está presente no Brasil, Colômbia, México, Argentina e Canadá – abrangendo 18 países. | TM Americas é a agência de Promoção e Marketing Turístico na América Latina do Ministério do Turismo, Investimentos e Aviação das Bahamas.

foto: Bahamas Ministry of Tourism, Investments and Aviation (BMOTIA)